ETCC –  O que é?

O europeu de turismos sofreu uma mudança nos regulamentos e tem agora os ingredientes necessários para ser a verdadeira porta de entrada para o WTCC. No entanto, neste momento o ETCC é uma categoria algo esquecida pelos fãs e procura voltar a entrar no vocabulário diário dos amantes do desporto motorizado. Esta mudança vai ajudar a que isso aconteça. Interessa pois conhecer melhor o que é o ETCC, tanto mais que Portugal vai receber uma das provas, com o Circuito Internacional de Vila Real a ser palco de um fim de semana intenso com WTCC e ETCC no cardápio.

 

Spa24h-1973-start2A história do ETCC remonta a 1963 quando foi criado o ETCC (European touring car challenge) que consistia numa serie de provas que seriam contabilizadas para este desafio. Desde corridas a rampas, várias provas em diversos países fizeram parte desta nova competição sob a alçada da FIA. Desde 63 até 1988 o ETCC foi organizado ininterruptamente, tendo mudado o nome para European Touring Car Championship em 1970. Em 88 devido à subida exorbitante dos custos da competição, esta foi cancelada. Nesse tempo pudemos ver máquinas em pista como o Mini, Jaguar Mark 2, Mercedes-Benz 300SE , BMW 3.0 Coupé CSL, Capri RS, Volvo 240, Ford Sierra Cosworth entre tantas outras gloriosas máquinas.

Em 2000 foi criado o Italian Superturismo Championship, que passou a ser em 2001 o FIA European Super Touring Championship. O grande sucesso da competição e a boa adesão das marcas fez com que este campeonato se tornasse no WTCC, denominação que já tinha sido usado em 1987, mas que na altura não vingou devido aos elevados custos e também ao medo que pudesse fazer sombra à F1.

Só em 2010 é que o ETCC tomaria a forma que tem hoje. Vários fins de semana com duas corridas, percorrendo diversos países europeus. O ETCC começou por ter apenas 4 provas mas em 2016 terá 6.

ETCC
Foto: FIA ETCC

Em 2015, o ETCC teve 6 provas, cada prova com 2 corridas. A competição estava dividida em 4 classes: Super 1600, TC2T, TC2 (carros com motor 1.6 turbinados ou 2.0 atmosféricos, usados no WTCC antes da revisão dos regulamentos em 2014) e os Single Make Car, categoria especifica usada para alocar os Seat Leon Cup e os Renault Clio Cup. Em 2015, apenas os Leon foram autorizados a correr nesta categoria.

 

Para 2016 tudo vai mudar. Os TC2 estão a ficar ultrapassados e o sucesso crescente dos TCR levou a que a FIA e a Eurosport fizessem uma uniformização, de forma a que o ETCC permitisse a entrada de novos valores de forma mais fácil e ao mesmo tempo permitisse corridas interessantes com carros mais recentes. Assim, a categoria principal do ETCC reunirá os TC2 e os TC2T (que não deverão rodar muito mais tempo, estando prevista a sua saída de cena para breve) e os novos TCN2. A classe Super 1600 mantém-se.

Foto: FIA ETCC
Foto: FIA ETCC

No final de 2015, a FIA finalizou os regulamentos dos TCN, que não são nada mais que os turismos que serão usados nas competições nacionais, com base nos novos TCR, que têm surgido em grande força. Foram criadas duas classes chamadas TCN1 e TCN2, ambas abaixo dos TC1 Super 2000 (conhecidos como WTCC). Os TCN1 são os carros do BTCC e os TCN2 são os carros que por exemplo serão usados no nacional de velocidade em Portugal este ano e que são usados nos vários campeonatos TCR. Isto permite que quem adquira estes carros possa também participar em provas internacionais, sem ter de mudar de carro, valorizando o investimento feito na máquina. O mesmo carro poderá competir nos nacionais de turismo de cada país e também no ETCC, tal como no TCR.

Assim, teremos uma variedade de máquinas na principal categoria do ETCC como os novos Leon, Golf, Astra, Civic, entre outros que veremos também nos campeonatos nacionais.

 

fBVknF0As corridas terão transmissão Eurosport via TV e pelo stream do site da Eurosport. Tal como no WTCC, haverá sessão de testes à sexta que agora no ETCC será de 45 minutos. Os 10 pilotos mais rápidos terão grelha inversa logo na primeira corrida, com largada lançada enquanto a corrida 2 terá a ordem da qualificação com largada estacionária.

 

Tal como a competição, os prémios também foram revistos, com o vencedor do campeonato a receber 150.000 euros, assim como a participação numa das provas europeias do WTCC no ano seguinte e um pack de treinos que ainda não foi inteiramente definido, mas que deverá consistir numa série de testes com máquinas no WTCC. Os pilotos vencedores do europeu terão a oportunidade de mostrar a sua valia nas máquinas do mundial e quem sabe ganhar um lugar numa das equipas.

 

O ETCC tem tudo para ser um campeonato apelativo, com grande diversidade de máquinas e de pilotos e acima de tudo, competitivo. É uma excelente aposta por parte da FIA e da Eurosport que deverá dar frutos em breve.

Calendário ETCC

3 de abril, Paul Ricard (com WTCC)

17 de abril, Slovakia Ring (com WTCC)

28 de maio, Nürburgring (com WTCC)

26 de junho, Vila Real (com WTCC)

10 de julho, Magny-Cours (com GT Tour)

2 de outubro, Imola (com F3 Europeia)

 

Nota: O que são os TCR?

 

Touring-Cars-NurburgringOs TCR são os carros usados inicialmente na série que lhes dá o nome, cujo objectivo era continuar com a filosofia dos carros que eram usados no WTCC antes da grande mudança nos regulamentos em 2014 (em que os carro ganharam mais potência e mais apoio aerodinâmico, mas que em contrapartida ficaram mais caros). Assim os TCR são uma solução mais barata para quem quer competir nos turismos a nível nacional e internacional.

Ao nível técnico são carros com motores até 2.0L aspirados naturalmente ou turbinados, a gasolina ou gasóleo, com 1250Kg, 330 Cv de potência, caixa sequencial e duas rodas motrizes. Os carros são baseados nos SEAT Leon Cup Racers cuja SEAT Leon Cup é também um grande sucesso.

 

São vários os modelos que poderão ser usados no TCR e consequentemente no ETCC

SEAT León TCR
Honda Civic TCR
Ford Focus ST
Opel Astra OPC
Astra TCR
Volkswagen Golf TCR
Subaru Impreza STi TCR
Renault Mégane RS
Alfa Romeo Giulietta TCR
Peugeot 308 Cup
Škoda Octavia Cup

 

 

Fábio Mendes

 

Chicane Motores para  o CIVR12705721_10204124724798777_8632576589272018153_n 1pequeno

Um pensamento sobre “ETCC –  O que é?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.