F1 – GP da Austrália: Antevisão

Melbourne_Albert_ParkFinalmente! A F1 está de volta! E como é habitual a casa de partida para o campeonato de F1 será Melbourne, no circuito de Albert Park.

O circuito usa várias secções de estradas que rodeiam o lago artificial do parque. Aquando da 1ª corrida neste circuito em 1996 (o GP australiano realizava-se em  Adelaide, também um circuito citadino), foram realizadas obras e o pavimento foi mudado de forma a dar uma superfície mais suave. A 1ª pole foi de Jacques Villeneuve, sendo a primeira vitória de Damon Hill.

É uma pista relativamente simples, sem nenhuma “ verdadeira “ recta, excepto a da meta. O circuito é algo estreito o que dificulta as ultrapassagens, mas as desistências podem ser ponto importante nas decisões da corrida.

 

 

f1-barcelona-february-testing-2016-daniil-kvyat-red-bull-racing-rb12Espera-se um fim de semana muito animado na Austrália. Há previsão de chuva o que pode baralhar ainda mais as contas, especialmente se aparecer na qualificação, pois o novo formato vai dar muitas dores de cabeças às equipas e aos fãs. E com a chuva será ainda mais complicado pois por ser um citadino, o traçado de Albert Park começa muito “verde” em termos de aderência e vai melhorando ao longo do fim de semana. Se a chuva resolver aparecer, vai trazer ainda mais incerteza e poderá colocar em jogo equipas que não o esperariam. Além disso teremos as novas regras das comunicações radio a entrarem em vigor. Será interessante ver se isso afecta realmente os pilotos os se os engenheiros como sempre darão a volta ao texto.

A Mercedes parte obviamente como favorita. O domínio germânico já foi muito comentado por estas bandas e não vale a pena “chover no molhado”. Rosberg parece ter alguma vantagem neste momento sobre o tri-campeão, mas Hamilton costuma guardar o melhor para quando é a sério.

A Ferrari apresenta-se como forte candidata ao pódio com Vettel a  ser indiscutivelmente o homem em quem a Scuderia deposita as maiores esperanças. Hamilton diz que espera que a Ferrari tenha um truque na manga para este fim de semana e se ele diz isso, a Mercedes está preparada para esse truque. O fim de semana de Melbourne servirá para entender quão perto está a Ferrari da Mercedes.  E já agora para ver qual a forma de Kimi. Fará o Iceman um regresso às boas exibições?

Glenn Dunbar/LAT
Glenn Dunbar/LAT

No pelotão do meio temos um menu recheado. Williams, Red Bull, Force India e Toro Rosso deverão estar na luta pelo top 5. Se chover a Red Bull entra com o pé direito e poderá surpreender a equipa britânica assim como a Toro Rosso, que é a nossa grande aposta para surpresa do fim de semana. A Red Bull anunciou uma parceira estratégica com a Aston Martin ficando a Force India a ver navios neste capítulo. Bom trabalho para uma equipa que está sempre a ameaçar sair. Temos curiosidade em perceber qual a posição da Force India. Já estivemos mais optimistas em relação à equipa. Mas se a chuva ameaçar e não cair, a Williams deverá ter um fim de semana tranquilo.

Ainda no meio da tabela há outro grande ponto de interrogação. Como está a McLaren. Como renderá o motor que virá agora na sua versão final, numa espécie de “besto of” das peças testadas nas duas semanas de testes. E na mesma situação está a Renault que esperou pelo pior mas que até ficou agradada com os resultados dos testes.

 

12742416_595471910616074_528274370505174994_nNo final do pelotão aparecem as 3 equipas do fim. Manor, Sauber e Haas vão começar aqui o campeonato dos últimos que promete ser interessante até ao final. Para a primeira ronda apostamos na sorte de principiante da Haas e na experiencia dos pilotos.

 

A espera terminou e é tempos de começar a competir a sério. Já tínhamos saudades!

 

 

Aposta Chicane top 5:

12794499_10153352738122411_3878501421439513952_nRosberg

Hamilton

Vettel

Ricciardo

Bottas

 

 

Resumo da prova de 2015:

https://chicanemotores.wordpress.com/2015/03/15/f1-gp-da-australia-corrida-sem-historia-e-com-poucos-pilotos/

Dados da Pista:

Comprimento da pista: 5.303km

Nº de voltas: 58

Volta mais rápida em corrida: Michael Schumacher, 2004, 1:24:125

Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 2011, 1:23:529

Maior secção em aceleração máxima: 843m

Nível de apoio aerodinâmico: Elevado

Consumo de combustível por volta: 1.7Kg

Pneus: Médios e Macios

 

Horários:

Sem Título

 

Lista dos Vencedores:

 

2016 Flag of None.svg Flag of None.svg Detalhes
2015 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Detalhes
2014 Alemanha Nico Rosberg Mercedes Detalhes
2013 Finlândia Kimi Räikkönen LotusRenault Detalhes
2012 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Detalhes
2011 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2010 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Detalhes
2009 Reino Unido Jenson Button BrawnMercedes Detalhes
2008 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Detalhes
2007 Finlândia Kimi Räikkönen Ferrari Detalhes
2006 Espanha Fernando Alonso Renault Detalhes
2005 Itália Giancarlo Fisichella Renault Detalhes
2004 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2003 Reino Unido David Coulthard McLarenMercedes Detalhes
2002 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2001 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2000 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1999 Reino Unido Eddie Irvine Ferrari Detalhes
1998 Finlândia Mika Häkkinen McLarenMercedes Detalhes
1997 Reino Unido David Coulthard McLarenMercedes Detalhes
1996 Reino Unido Damon Hill WilliamsRenault Detalhes

 

 

Traçado da pista:

melbourne

 

 

Onboard da pista:

 

No ano passado foi assim:

 

 

Fábio Mendes

 

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