FIA World Touring Car Championship – Race of France

Corrida 1

O WTCC está de volta, com a primeira corrida da temporada disputada no Circuito de Paul Ricard, em França.

2016 WTCC Le Castellet - France
foto: Honda Racing

Para esta temporada, e em termos das equipas oficiais, a Citroën fará a última temporada com uma equipa oficial, e com a saída de Sébastien Loeb, ficaram apenas José María López (#37), o bicampeão em título, e Yvan Muller (#68), mas Loeb ainda tem a sua equipa, a correr com três carros.
A Honda manteve Tiago Monteiro (#18), foi buscar Norbert Michelisz (#5) à Zengõ Motorsport e contratou Robert Huff (#12), que saiu da Lada, por troca com Gabriele Tarquini (#2), que se juntou à marca russa, que contratou Hugo Valente (#7) e manteve Nick Catsburg (#10).
Destaque também para a estreia da Volvo, que fará a temporada inteira com a sua equipa de fábrica. A Polestar Cyan Racing vai alinhar os Volvo S60 Polestar TC1 com dois suecos, Fredrik Ekblom (#61) e Thed Björk (#62), ambos com experiência de turismos, sobretudo no campeonato escandinavo.

José María López assinou o melhor tempo na qualificação, com Tiago Monteiro a fazer um bom 2º melhor tempo. Para esta temporada, a ordem da qualificação mantém-se mas para a segunda corrida, enquanto que na primeira corrida, os 10 primeiros são invertidos, ao contrário do que se passava em temporadas anteriores. Assim, Hugo Valente, que até foi o 11º mais rápido, partiu da pole, beneficiando da exclusão de Thed Björk, com Rob Huff ao seu lado.
Também houve uma novidade, o “Manufactureres Against the Clock” (MAC3), que é um contrarrelógio por equipas, que alinham três carros. Aqui, a Citroën, que alinhou López, Muller e Mehdi Bennani (#25), bateu a Lada e a Honda.

Na partida, Robert Huff, a fazer a sua estreia com um Honda no WTCC, bateu Hugo Valente (#7), que teve demasiada derrapagem no seu Lada, e Mehdi Bennani aproveitou para subir ao 2º lugar.
Para Yvan Muller, o seu campeonato começou com o pé esquerdo quando fez falsa partida.

Fredrik Ekblom mostrava bom andamento com o seu Volvo S60 Polestar TC1, rodando no 4º lugar, não deixando Norbert Michelisz passar facilmente. O húngaro teve que atirar o seu Honda por dentro do Volvo na última curva na 3ª volta para subir ao 4º lugar.

Tiago Monteiro arrancou do 9º lugar e teve que aguentar a pressão de José María López. Na volta 5 passou o Lada de Nick Catsburg e ganhou mais duas posições quando Ekblom teve uma falha na suspensão do seu Volvo, e Tom Coronel (#9) teve que tomar ação evasiva. Assim, o português subiu ao 5º lugar, e López também passou os seus adversários para subir a 6º.

Na frente da corrida, Huff fugia de Bennani, que por sua vez também tinha uma boa vantagem para Valente, em 3º.

A estreia de Gabriele Tarquini aos comandos de um Lada também ficou estragada em resultado de um toque com Grégoire Demoustier (#11), que danificou a sua suspensão.

Até ao final ainda houve luta pelo 3º lugar. Valente tinha a pressão de Michelisz e de Monteiro, que se distanciou de López e se aproximou dos dois pilotos à sua frente. O húngaro travou muito tarde à entrada da curva 1 na volta 13 e passou por Valente, que depois não aguentou a pressão do português, que o ultrapassou na última curva, na mesma volta.

Rob Huff fez assim uma bela estreia aos comandos de um Honda, vencendo a primeira corrida em Paul Ricard.
Mehdi Bennani colocou o Citroën da Sébastien Loeb Racing no 2º lugar, e venceu a categoria dos Independentes, e Norbert Michelisz completou o pódio, colocando dois Honda no pódio.

Tiago Monteiro foi 4º, começando de forma positiva o campeonato, Hugo Valente foi 5º, aguentando a pressão de José María López, que não foi além do 6º lugar.
Thed Björk conseguiu ganhar duas posições na última volta, quando a batalha entre Catsburg e Coronel foi para além dos limites. Björk colocou o seu Volvo no 7º lugar, numa bela estreia para a marca sueca.
Nick Catsburg foi 8º, batendo Tom Coronel, e Grégoire Demoustier fechou os 10 primeiros.

Classificação corrida 1:

1. Rob Huff Castrol Honda Civic
2. Mehdi Bennani Sebastien Loeb Racing Citroen C-Elysee +2.184s
3. Norbert Michelisz JAS Honda Civic +6.737s
4. Tiago Monteiro Castrol Honda Civic +7.911s
5. Hugo Valente LADA Sport Vesta +12.554s
6. Jose Maria Lopez Citroen Racing C-Elysee +12.955s
7. Thed Bjork Polestar Cyan Volvo S60 +22.162s
8. Nick Catsburg LADA Sport Vesta +23.708s
9. Tom Coronel ROAL Chevrolet Cruze +24.892
10. Gregoire Demoustier Sebastien Loeb Racing Citroen C-Elysee +25.738s
11. Tom Chilton  Sebastien Loeb Racing Citroen C-Elysee +26.429s
12. John Filippi Campos Chevrolet Cruze +26.908s
13. Yvan Muller Citroen Racing C-Elysee +40.095s
14. Rene Munnich Munnich Chevrolet Cruze +42.417s

Não terminaram 
15. Gabriele Tarquini LADA Sport Vesta
16. Fredrik Ekblom Polestar Cyan Volvo S60

Corrida 2

wtcc201604030023
foto: CITROËN RACING MEDIA

Para a segunda corrida, que terá a partir deste ano mais uma volta do que a primeira corrida, José María López partiu da pole, que conquistou no sábado. Tiago Monteiro partiu ao seu lado na primeira linha.

No arranque, López partiu bem e Muller conseguiu passar Tiago Monteiro, com Tom Coronel a ficar quase parado na grelha. Na curva 1, Robert Huff levou um toque de Hugo Valente, que por sua vez levou um embate de Gabriele Tarquini e fez um meio pião. Tarquini foi penalizado por este acidente.

Nas primeiras voltas, López, Muller e Monteiro conseguiram destacar-se na frente do pelotão, com Norbert Michelisz, no 4º lugar a parecer incapaz de seguir com os líderes.

Com os Citroën ainda mais pesados este ano, graças a um aumento do lastro máximo para 80 kg, agora têm mais dificuldades para escapar à concorrência nas corridas, e Monteiro sabia que, se quisesse lutar pela vitória, tinha que tirar Muller da sua frente. Monteiro perdeu tempo e López começou a alargar a sua vantagem e atrás, Michelisz começava a aproximar-se do português.

Monteiro teve que esperar até ao final da volta 8, quando Monteiro atirou o carro por dentro na última curva, tocou em Muller e forçou o francês a sair de pista. Monteiro não hesitou, passou para segundo e Michelisz aproveitou a oportunidade para ascender ao 3º lugar.

Monteiro deu tudo por tudo, fazendo voltas rápidas e reduziu dramaticamente a diferença para López nas últimas voltas. Com três voltas para o fim, o português estava a apenas meio segundo do argentino.

López resistiu à pressão e a um último ataque de Monteiro e venceu pela primeira vez esta temporada. Uma bela vitória para López.

Tiago Monteiro teve um bom arranque de campeonato, somando ao 4º lugar da primeira corrida um 2º lugar na segunda corrida, estando muito perto da vitória, e Norbert Michelisz repetiu o pódio da corrida 1.

Yvan Muller foi um distante 4º classificado, Nick Catsburg foi o melhor dos Lada, em 5º, Robert Huff fez uma grande recuperação e parecia um homem possuído, com grandes ultrapassagens. O britânico terminou no 6º lugar.

A fechar os 10 primeiros ficaram Hugo Valente, Mehdi Bennani, novamente o vencedor nos Independentes, Tom Chilton (#3) e Fredrik Ekblom no seu Volvo.

E quem sai na liderança do campeonato após Paul Ricard é José María López, com 38 pontos, mais quatro que Tiago Monteiro e mais cinco que Robert Huff.

Classificação corrida 2:

1. Jose Maria Lopez  Citroën Racing C-Elysee
2. Tiago Monteiro Castrol Honda Civic +0.284 s
3. Norbert Michelisz JAS Honda Civic +3.111s
4. Yvan Muller Citroën Racing C-Elysee +8.562s
5. Nick Catsburg  LADA Sport Vesta +9.814s
6. Rob Huff  Castrol Honda Civic +19.934
7. Mehdi Bennani  Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysee+21.792s
8. Hugo Valente  LADA Sport Vesta +22.130s
9. Tom Chilton  Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysee +22.389s
10. Fredrik Ekblom Polestar Cyan Volvo S60 +27.554s
11. Tom Coronel Chevrolet Cruze +32.142s
12. John Filippi Campos Chevrolet Cruze +32.166s
13. Gregoire Demoustier  Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysee +35.629s

Não terminaram
14. Thed Bjork Polestar Cyan Volvo S60
15. Rene Munnich  Munnich Chevrolet Cruze
16. Gabriele Tarquini ITA LADA Sport Vesta

A próxima corrida será na Eslováquia, no Slovakia Ring.

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.