WRX – Antevisão da ronda inaugural

press%2F2015_1_Portugal_Bakkerud_%281%29Faltam apenas dez dias para o início oficial da terceira edição do Campeonato Mundial de Ralicross. Como já tem vindo a ser habitual, a ronda inaugural vai ser disputada na vila de Montalegre no norte de Portugal com mais de 50 inscritos divididos pelas categorias Supercar e Super 1600 e ainda 26 Kartcross, categoria de suporte. Ao todo vão estar em Montalegre mais de 80 carros que com certeza vão animar por dois dias o publico presente no circuito nortenho.

O circuito de Montalegre tem 1520 metros de perímetro com 10 metros de largura e é composto por 60% de asfalto e 40% de terra e na temporada passada debaixo de muita chuva foi o sueco Johan Kristoffersson que saiu de Portugal com a vitória.

Para este ano as novidades foram muitas com trocas de equipa por variados pilotos e também a entrada de caras novas neste campeonato. O mundial conta com dezassete pilotos permanentes, mas em Montalegre estarão mais seis fixando a lista de inscritos dos Supercar em 23 carros.

Uma das maiores atrações este ano será a presença de Sebastien Loeb nas doze rondas do mundial, o francês nove vezes campeão mundial de ralis aceitou a proposta da Team Peugeot Hansen e será companheiro do vice-campeão mundial, Timmy Hansen. A equipa de Kenneth Hansen vai defender o titulo de equipas este ano e é umas das equipas favoritas para a vitória final na geral de equipas, mas também favorita a vitória já na ronda inaugural em Montalegre.

press%2F2015_1_Portugal_Solberg_%284%29A Team Peugeot Hansen vai estar na primeira ronda presente com quatro carros visto que a Peugeot Hansen Academy também marca presença com os pilotos Davy Jeanney e o irmão mais novo de Timmy Hansen, Kevin Hansen, campeão da categoria RX Lites na temporada passada.

O atual bicampeão, Petter Solberg, está novamente presente ao volante de um DS3 e apesar de ter visto a concorrência e também o nível de dificuldade aumentar, não desiste dos seus objectivos que são as vitórias e no final o tri-campeonato. O norueguês vai estar a representar a Petter Solberg World RX Team e uma das lutas mais aguardadas em pista será sem sombra de dúvidas Solberg e Loeb.

Na temporada passada, Solberg, só na Argentina conseguiu garantir o titulo, depois de uma luta intensa pelo primeiro lugar com o jovem sueco Timmy Hansen. Para esta temporada Solberg é um dos favoritos à vitoria final, mas para isso tem de começar já com pé direito na primeira ronda em Portugal no circuito de Montalegre.

Do GRC (Global Rallycross Championship) para o WRX esta o norte americano Ken Block. Block é conhecido mundialmente pelos seus vídeos onde queimar borracha de pneu é o objectivo principal e tomou a decisão de começar um novo capitulo na sua carreira ao entrar como piloto permanente do Mundial de Ralicross, onde vai estar presente nas doze rondas. A Hoonigan Racing Division é a sua equipa e Andreas Bakkerud o seu companheiro de equipa. O norueguês começa também uma nova etapa depois de deixar a Ford Olsbergs MSE, equipa que representou nas duas ultimas temporadas.

Esta equipa promete estar na luta pelas vitorias individuais, mas também na luta pelos lugares cimeiros da tabela da geral de equipas no final da temporada.

11009984_1010374465641714_1111961752802803702_nO vencedor da temporada passada neste circuito foi Johan Kristoffersson. O sueco este ano juntou forças com outro sueco, Anton Marklund na Volkswagen RX Sweden, mais uma nova equipa na grelha de partida para o que aí vem no Mundial de Ralicross.

Johan fez em 2015 a sua primeira época como piloto permanente do campeonato e podemos dizer que foi uma excelente época, visto que o piloto terminou a época no pódio com um terceiro lugar na geral de pilotos. Com mais experiência e com um bom companheiro, a equipa esta pronta para atacar os bons resultados em 2016.

Mattias Ekstrom volta a estar presente no mundial com a sua equipa, a EKS, mas desta vez sem Anton Marklund como companheiro de equipa, mas sim Topi Heikkinen. Ekstrom na temporada passada não esteve presente em todas as rondas do mundial, mas espera vingar este ano ao volante de um dos seus Audi S1 e subir o maior numero de vezes possível ao lugar mais alto do pódio. Topi Heikkinen troca o Volkswagen Polo por um Audi S1 e começa agora uma nova fase na sua carreira ao lado de um dos melhores pilotos do pelotão do mundial.

A World RX Team Austria tal como a ALL-INKL.Com em 2015 não mostraram grande potencial neste campeonato, mas apostaram forte para este novo ano. Na World RX Team Austria houve troca total de pilotos principais ao contratar o russo Timur Timerzyanov e o campeão em titulo dos S1600, Janis Baumanis.

11013046_1008983649114129_8369059416423748760_nNa ALL-INKL.Com a troca não foi total, foi apenas de um piloto. O patrão de equipa Rene Munnich mantém-se e tem este ano como companheiro de equipa Reinis Nitiss, letão ex piloto da Ford Olsbergs MSE. Outra novidade nesta equipa é o carro. Rene Munnich e Reinis Nitiss vao estar em pista ao volante de dois Seat Ibiza, uma estreia absoluta neste campeonato.

Vamos esperar para ver do que estas duas equipas são capazes depois desta mudança para esta nova temporada.

Depois de verem os seus dois pilotos saírem para outras equipas, a Ford Olsbergs MSE decidiu apostar na juventude no que afiram ser uma aposta para o futuro. Kevin Eriksson dá o salto dos RX Lites para os Supercar e Niclas Gronholm, filho de Marcus Gronholm é o seu companheiro de equipa.

Tem ambos 19 anos de idade e é uma das equipas a quem vamos dar mais atenção para perceber a evolução dos pilotos. Estamos ansiosos para perceber do que são capazes já em Montalegre daqui a dez dias.

A espera para ver o arranque da terceira edição do Campeonato Mundial de Ralicross foi longa e promete ser a melhor edição deste campeonato até agora.

O Chicane dá como favoritos à vitoria nesta primeira ronda a Team Peugeot Hansen e também Petter Solberg.

 

Lista de Inscritos:

 

Supercars

21

 

S1600

22

Horários:
Sem Título3

 

No ano passado foi assim:

 

Um pensamento sobre “WRX – Antevisão da ronda inaugural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.