Entrevista CIVR – Tiago Monteiro

Foto: Honda Racing
Foto: Honda Racing

No WTCC há um piloto que reúne todas as atenções dos portugueses. Tiago Monteiro, piloto JAS /Honda é um dos mais experientes do grid e um nome incontornável do WTCC, com 7 vitórias, 30 pódios e 9 anos de competição ao mais alto nível. Ficou também para a história ao ser o primeiro piloto português a subir ao pódio na F1, onde competiu durante 2 anos. Também já correu em Le Mans e a sua vasta experiência faz dele um dos melhores pilotos nacionais actualmente.

2016 espera-se que seja um ano positivo para o português. Mereceu novamente a confiança da equipa, num ano de fortes mudanças no sei da JAS, que agora tem a bordo Rob Huff e Norbert Michelisz. Para já as perspectivas são animadoras e o saldo está numa vitória para Huff e pódios para Monteiro e Michelisz.

Perguntamos ao piloto português se o  Civic  estava pronto para enfrentar esta época e Monteiro não teve duvidas em dizer que sim:

“Sim, penso que sim. A equipa trabalhou bastante durante o Inverno para conseguirmos um carro mais competitivo. Nos testes que efectuámos deu para perceber que demos um grande passo em frente e isso é motivador para todos.”

Tiago Monteiro estava entusiasmado com o carro e queria muito que a primeira ronda chegasse para tirar as dúvidas e em França pôde ver um Honda com capacidade para enfrentar os Citroen.  Ainda há trabalho pela frente claro mas os sinais foram muito positivos.

Quando questionado sobre a convivência com os seus novos colegas de equipa Monteiro disse-nos que “a única novidade na equipa é o Rob Huff, o Norbert já estava connosco. Conheço o Huff como adversário e está a ser um privilégio estar a trabalhar com ele enquanto membro da equipa. É um piloto muito experiente.”

foto: touringcartimes
foto: touringcartimes

O piloto portuense tem como objectivo para 2016 vitórias. “Primeiro que tudo vencer corridas e estar na discussão dos primeiros lugares desde o início da temporada.” Se conseguir esses objectivos, quem sabe a luta pelo título que tem escapado estes anos, poderá ser um objectivo mais concreto lá mais para a frente. Mas para já, o piloto parece querer apenas consolidar os progressos feitos na máquina nipónica e só depois apontar mais alto.

Sobre a grande novidade de 2016, o MAC3 que estreou no fim de semana de Paul Ricard, deixando os fãs agradados, Monteiro mostrou-se satisfeito com a nova forma de competição:

“É um sistema muito engraçado, sobretudo no que diz respeito à partida e à primeira curva. Após isso, é guiar limpinho sem cometer erros nem perder tempo. O importante é dar um bom espectáculo e sobretudo que o público goste.”

Perguntamos qual era o seu circuito preferido e a resposta foi peremptória: “Sem dúvida, Vila Real, por todas as razões e mais algumas. É a minha corrida em casa, é um circuito fantástico com uma atmosfera única e com um público fabuloso.”

11659392_10207432912890561_3631395191709748902_nTivemos a honra de ver de perto como Monteiro viveu o fim de semana em Vila Real no ano passado e ficamos boquiabertos com a  simpatia e a capacidade que o piloto teve de chegar a todos os que o procuraram para tirar uma foto ou para ter um autografo. Foi compreensivelmente um dos mais solicitados nos 3 dias de competição e nunca se negou ao convívio com os fãs, mesmo depois da desilusão das corridas. Não é fácil tentar concentrar-se para uma prova tão exigente e ao mesmo tempo ter literalmente centenas de pedidos dos fãs e nunca ter um não como resposta. Se em pista a sorte não lhe sorriu, fora dela foi tão grande quanto o público que acorreu à cidade transmontana para o ver.

Quanto à possibilidade de participar novamente em LeMans como em 2015, o piloto escondeu o jogo, afirmando no entanto que está sempre receptivo a convites.

Estamos todos a torcer pelo Tiago e esperamos que seja já no próximo fim de semana que a portuguesa se faça ouvir na Eslováquia. Até lá resta-nos agradecer ao piloto pelo tempo que nos dispensou e desejar-lhe a maior sorte do mundo. A sua felicidade é a nossa também. Ataque máximo Tiago! Em Junho cá nos encontramos.

Chicane Motores para o CIVRCIVR logo Chicane logo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.