F1 – GP da China: Antevisão

Tem lugar no próximo fim-de-semana a 3ª ronda do mundial de F1, que tem como palco o Circuito internacional de Shangai.

foto: Toro Rosso
foto: Toro Rosso

Inaugurado em 2004, demorou 18 meses a ser construído. Um pântano foi convertido num circuito internacional, com capacidade para 250 mil pessoas. 3000 engenheiros trabalharam noite e dia numa obra cujo custo se fixou nos 370 milhões de euros.

Esta pista já acolheu os campeonatos de WTCC, F1 assim como os V8-SuperCars e Moto GP.

Em 2011 foi alvo de uma rigorosa inspecção pois as curvas 1,8 e 14 estavam a afundar, devido ao terreno pantanoso.

O desenho da pista ficou a cargo de Hermann Tilke.

É uma pista plana, muito exigente nos pneus dianteiros, sendo o lado esquerdo mais susceptível a maior desgaste devido à curva 1 e 13, longas curvas para a direita feitas a velocidade média que obrigam a um desagaste extra do pneu dianteiro esquerdo. É uma pista que tem favorecido a Mercedes no passado com 3 vitórias no traçado, sendo Hamilton o “dono” da pista com 4 vitórias em seu nome e 5 poles.

Pontos de interesse

foto: Mercedes AMG Petronas
foto: Mercedes AMG Petronas

A luta interna da Mercedes está ao rubro! Nico Rosberg leva 5 vitórias seguidas ( se contarmos as do ano passado) e está prestes a fazer algo que apenas pilotos como Vettel, Schumacher e Ascari fizeram… vencer 6 corridas seguidas. E se o conseguir será um aumento de confiança brutal para o alemão, que terá tudo para conseguir a proeza. É que Hamilton vai ter uma penalização de 5 posição por troca de caixa de velocidades, o que na melhor das hipóteses significa largar da 5ª posição do grid, uma perspectiva nada animadora para quem tem tido tantos problemas na largada. O tri-campeão está sereno e afirma não ter qualquer problema com a situação actual (o que mostra uma força mental assinalável) mas se Rosberg conseguir vencer mais uma vez (o que parece provável) o britânico começará inevitavelmente a fazer contas à vida.

 

Na Ferrari não se vivem momentos de felicidade. O carro é bom e tem bom equilíbrio, o motor tem potência mas não tem fiabilidade e isso tem minado o espírito da equipa, que este ano está numa situação diametralmente oposta ao ano passado. A Scuderia continua a negar problemas de fiabilidade mas ver o carro de Vettel a cuspir fumo de forma pouco saudável ainda antes da corrida começar no Bahrein não pode ser sinal de que tudo está bem. Como irá a equipa reagir tendo de usar o motor a maior parte do tempo em modo de segurança  e quando são esperadas melhorias no turbo (o grande problema da unidade motriz nesta altura) para Junho ou Julho?

 

Foto: Williams
Foto: Williams

A Williams tem também muito para melhorar. A equipa anulou um dos problemas do ano passado que eram os pits stops, sendo agora regularmente os mais rápidos nesse aspecto mas o carro deixa a desejar. A tão falada nova asa dianteira não deu em nada e Massa não gostou das sensações ao volante com a nova peça. Será agora Bottas a experimentar mas é claro que a Williams passa uma fase menos boa. Vale o facto de que pela primeira vez em muito tempo a equipa apresentou lucro. Mas há muito trabalho a ser feito já na China.

 

Red Bull, Toro Rosso e surpreendentemente a Haas continuam na luta pelo top 5. Se a Toro Rosso era favorita no início do ano e da Red Bull se espera sempre que ultrapassem as expectativas (o que voltaram a fazer, com um carro excelente que já valeu o 4º lugar por duas vezes, muito acima do que esperavam) a Haas aparece nesta luta de forma inesperada. A equipa principiante parece ter encontrado a fórmula do sucesso, que não é apreciada por outros mas que para já rende e de que maneira! Não seria de espantar que continuassem a fazê-lo… Grosjean sabe poupar pneus, o carro é bom nisso e esta ideia já resultou duas vezes este ano. Uma luta a 3 (para já) bem interessante de seguir.

 

Foto: Renault
Foto: Renault

Mais abaixo, Mclaren, Force India e Renault lutam pelo top 10 e por pontos. Se a Renault parece estar acima do esperado, com uma boa dupla de pilotos ( cuja continuidade esteve posta em causa esta semana, segundo alguns rumores, de forma infundada) e com um carro que pode render bons pontos quando tiver um motor melhor ( que se espera que chegue por altura do GP do Canadá), já a McLaren e a Force India desiludiram. Mais a Force que se esperava que lutasse mais afincadamente por um lugar no top5. Para já o azar tem sido um fiel e pouco desejado companheiro nas duas primeiras provas e ainda não foi possível ver o real andamento do carro. Na McLaren a história é semelhante pois não fossem os acidentes e as falhas de motor já haveria mais pontos em carteira. Estas 3 equipas precisam de mostrar muito mais do que fizeram até agora e se no caso da Force a pista até pode ajudar com as longas rectas, algo que pode não agradar às outras duas pois uma pista que exige tanto dos motores não é o cenário mais agradável nesta altura.

 

Foto: Manor
Foto: Manor

Os últimos lugares do grid vão dar origem a boas lutas. Wehrlein tem feito bom uso da máquina, e a Sauber precisa de mostrar mais do que tem feito numa altura em que os rumores sobre o fim da equipa devido a problemas financeiros continuam.

 

A meteorologia poderá ter um papel fundamental no decorrer do fim de semana uma vez que se espera a chuva apareça a qualquer momento o que poderá misturar as coisas e beneficiar as equipas teoricamente menos favoritas. 

 

Dados da pista:

Cumprimento da pista:  5.451 km

Nº de voltas:  56

Distância de corrida: 305,066Km

Curvas: 16

Volta mais rápida + volta mais rápida em corrida:  Michael Schumacher    1:32:238

Nível de apoio aerodinâmico: Elevado

Uso de combustível:  1.7 kg/volta

Pneus para 2015:   Macios, supermacios e médios

 

Traçado da pista:

Sem Título2

 

Lista de vencedores:

2016 Flag of None.svg Flag of None.svg Xangai Detalhes
2015 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Xangai Detalhes
2014 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Xangai Detalhes
2013 Espanha Fernando Alonso Ferrari Xangai Detalhes
2012 Alemanha Nico Rosberg Mercedes Xangai Detalhes
2011 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Xangai Detalhes
2010 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Xangai Detalhes
2009 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Xangai Detalhes
2008 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Xangai Detalhes
2007 Finlândia Kimi Räikkönen Ferrari Xangai Detalhes
2006 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Xangai Detalhes
2005 Espanha Fernando Alonso Renault Xangai Detalhes
2004 Brasil Rubens Barrichello Ferrari Xangai Detalhes

 

Onboard da pista:

No ano passado foi assim:

Horário (Portugal)

Sem Título

 

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.