WRC – Rali da Argentina: Antevisão

Depois de uma paragem de mais de um mês, os homens do rali voltam à acção, novamente no continente americano. Argentina é o novo destino da caravana do WRC para o YPF Rally Argentina.

No ano passado esta prova provocou as maiores surpresas da temporada quando os homens da VW tiveram problemas de fiabilidade que os impediram de lutar pelos lugares cimeiros, entregando a vitória a Kris Meeke, seguido de Ostberg, numa dobradinha rara para a Citroën nos últimos tempos no WRC.

Este ano é certo que a Citroën não subirá ao pódio, pois os franceses não irão à Argentina, continuando o desenvolvimento da sua nova máquina para 2017, cujas formas já são conhecidas com as fotos publicadas pela marca na semana passada.

Para este ano a luta será entre VW, Hyundai e Ford/M-Sport, com os favoritas a serem obviamente os homens da marca alemã.

 

Foto: André Lavadinho
Foto: André Lavadinho

A luta Ogier vs Latvala começa um novo capitulo no país da Pampas, com clara vantagem para Ogier neste momento com duas vitórias no bolso e uma vantagem confortável em relação a Jari. Mas Latvala tratou de responder no México, aproveitando a ordem de saída para a estrada, que prejudica o líder do campeonato, para conseguir a sua primeira vitória em 2016. Ogier está forte, como é hábito, mas ser o primeiro a sair para a estrada tem prejudicado o francês, que apanha assim os troços muitos sujos e com pouca aderência. Neste rali espera-se que o campeão sofra outra vez, mais ainda nos traçados argentinos conhecidos pela sua dureza. Latvala tem assim hipóteses de se aproximar ainda mais do seu companheiro e rival, desde que esteja ao nível que apresentou no México. Mikkelsen é o terceiro piloto da equipa mas a sua evolução é cada vez mais clara e ninguém ficará surpreendido se lutar também pela vitória. No entanto um lugar no top3 é mais razoável.

Na Hyundai teremos 3 carros, com os suspeitos do costume pois Sordo, Neuville e Paddon estarão de serviço pela marca coreana. Se Sordo tem sido regular e Paddon tem mostrado o seu talento prova após prova, Neuville continua a não se impor e é agora o piloto Hyundai pior classificado. Curiosamente tanto Paddon como Neuville tem um pódio em seu nome, ao contrário de Sordo. Num rali duríssimo, o novo I20 terá um teste de fogo e se até agora tem evidenciado mais potencial que o seu antecessor, terá de mostrar que tem cabedal para aguentar os troços argentinos, tarefa que não será nada fácil. Favoritos neste grupo? Difícil de prever mas com Neuville ainda à procura de confiança, não será esta a prova ideal para isso. Como tal estamos inclinados em apostar na nova surpresa de Paddon.

Foto: André Lavadinho
Foto: André Lavadinho

Na M-Sport as coisas correm de feição. O regresso de Ostberg tem sido abençoado e o norueguês é agora 2º do campeonato com 2 pódios em seu nome e um 4º lugar. O Fiesta não mostrou a capacidade do Hyundai e está longe do Polo, mas Ostberg tem sido regular e isso tem lhe valido excelentes resultados. Mads está motivado e um lugar no top5 deverá ser dele, se mantiver o rendimento que tem tido. Já Eric Camilli tem tido um início de ano para esquecer. Foi aposta da M-Sport, tendo Malcolm Wilson visto nele um “futuro Loeb”, mas até agora o francês não tem mostrado nada disso. Pelo contrário, tem acumulado saídas de estrada e o seu nome ainda não consta da tabela de pontos. Eric terá de acalmar e pelo menos tentar acabar a prova sem sobressaltos. Se assim o fizer, pode ser que a moral comece a subir. Para já uma fase de aprendizagem bem dura para o gaulês.

Na lista de entrada para o rali vemos ainda os nomes habituais de Lorenzo Bertelli e Ott Tanak, que tem estado em grande forma este ano apresentando uma regularidade pouco habitual no estónio. Destaque para a presença de Henning Solberg no grupo de pilotos presentes à partida para o rali.

 

Em WRC2, Evans da M-Sport, actual líder do campeonato que terá a concorrência de Al-Kuwari e Nicolás Fuchs pela vitória, numa lista bastante curta que conta com apenas 8 máquinas do WRC2.

 

No total serão 36 inscritos a percorrer os 1333km das 18 especiais que percorerrão o território argentino. Quem levará a melhor? Quem aguentará até ao fim. São as perguntas que serão respondidas ao longo do fim de semana.

 

 

Lista de entrada: http://www.rallyargentina.com/wp-content/uploads/2016/04/OFFICIAL-FIA-ENTRY-LIST-RA16-APP1.pdf

Horários e itinerário:

Quinta Feira 21
12h00 Shakedown Villa Carlos Paz – Cabalango 6,01 km
SS1 23h08 Super Especial Cordoba 1,50 km
Sexta Feira 22
SS2 12h18 Soconcho / Villa Del Dique 1 24,71 km
SS3 13h09 Amboy / Santa Monica 1 20,44 km
SS4 14h52 Santa Rosa / San Agustin 1 23,85 km
SS5 16h07 Super Especial Parque Tematico 1 6,04 km
SS6 19h05 Soconcho / Villa Del Dique 2 24,71 km
SS7 19h56 Amboy / Santa Monica 2 20,44 km
SS8 20h39 Santa Rosa / San Agustin 2 23,85 km
SS9 23h09 Super Especial Parque Tematico 2  6,04 km
Sábado 22
SS10 12h58 Villa Bustos – Tanti 1 19,71 km
SS11 13h56 Los Gigantes – Cantera El Condor 1 38,68 km
SS12 14h49 Boca Del Arroyo – Bajo Del Pungo 1 20,52 km
SS13 17h57 Villa Bustos – Tanti 2 19,71 km
SS14 18h55 Los Gigantes – Cantera El Condor 2 38,68 km
SS15 19h48 Boca Del Arroyo – Bajo Del Pungo 2 20,52 km
Domingo 23
SS16 13h08 El Condor – Copina 1 (Live TV) 16,32 km
SS17 14h51 Mina Clavero – Giulio Cesare 22,64 km
SS18 16h09 El Condor – Copina 2 (Power Stage) (Live TV) 16,32 km

 

 

 

 

Horários e itinerários retirados da página: http://www.doidosporrally.com/

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.