Fórmula 1 – 2016 Formula 1 Russian Grand Prix (resumo)

O Grande Prémio da Rússia mudou de data em relação aos anos anteriores, passando para o mês de maio. Hoje realizou-se a corrida em solo russo pela terceira vez no Sochi Autodrom.

Nico Rosberg (#6), vindo de três vitórias consecutivas esta época, em três corridas, tentava aqui a quarta do ano, e a sétima consecutiva, juntando com as três últimas corridas da temporada anterior. O alemão da Mercedes-Benz começou muito bem o fim de semana com a pole position no sábado, e com uma margem confortável para Sebastian Vettel (#5), que fez o segundo melhor tempo mas partiu do 7º lugar por ter trocado a caixa de velocidades no seu Ferrari. Assim, promovido à primeira linha da grelha ficou o Williams Mercedes de Valtteri Bottas (#77), que realizou uma boa qualificação, com Kimi Räikkönen (#7) no segundo Ferrari e Felipe Massa (#19) no segundo Williams Mercedes na segunda linha.
Lewis Hamilton (#44) continua a ter algum azar e nem sequer foi para a Q3, com problemas no sistema híbrido do turbo, que já o tinha afetado na China. O britânico iria partir do 10º lugar e com muito trabalho para se chegar à frente, à partida.

Na partida, Rosberg fez um bom arranque e distanciou-se imediatamente de Bottas, que perderia a segunda posição para Räikkönen na curva 2. Aí, Sebastian Vettel, que tinha subido uma posição, para 6º, tenta passar o Red Bull Tag Heuer de Daniel Ricciardo (#3) por dentro mas leva um toque na traseira de Daniil Kvyat (#26). Vettel parecia ter um furo e, a meio da curva 4, perde alguma velocidade e Kvyat dá-lhe um novo toque na traseira que enviou o Ferrari contra a barreira. Felizmente, Vettel não se magoou, mas ficou extremamente irritado pela situação.
Ainda na curva 2, Nico Hülkenberg (#27) levou um toque na traseira de Esteban Gutiérrez (#21) e o alemão levou Rio Haryanto (#88) consigo, com ambos a abandonarem a corrida. Gutiérrez continuou em prova, e foi penalizado, tal como Kvyat, que foi penalizado pelo toque em Vettel. Os dois Red Bull também tiveram que fazer reparações. O Safety Car entrou logo a seguir na pista.

 

 

O Safety Car voltou às boxes na volta 4 e Rosberg mantinha-se na liderança, com Bottas a atacar imediatamente Räikkönen e a passar o seu compatriota finlandês para recuperar o 2º posto. Ao mesmo tempo, Hamilton subia já ao 4º lugar, deixando para trás Felipe Massa.

Na volta 7, Hamilton aproximou-se muito de Räikkönen, saiu bem da curva 5 e passou-o por dentro na curva 6.
O próximo alvo era Bottas, mas este deu mais luta e o britânico teve que esperar até às paragens nas boxes. Por esta altura, Rosberg somava voltas rápidas e tinha já 10 segundos de vantagem.

Bottas parou na volta 17, colocando pneus macios, e Hamilton respondeu na volta seguinte, mas o Mercedes-Benz saiu das boxes ainda atrás do Williams.
Hamilton colocou rapidamente temperatura nos pneus e ficou suficientemente perto de Bottas para usar o DRS e o passar na volta 19, na travagem para a curva 2. Hamilton era agora segundo.
Bottas iria perder mais uma posição, agora para Räikkönen, que parou na volta 21 e voltou à pista no 3º lugar.

A partir daqui os primeiros classificados tinham diferenças confortáveis entre eles, mas apesar de estar a 12 segundos, Hamilton atacou a partir da volta 28, rodando bem mais depressa do que Rosberg. Este não tremeu, apesar de ter a sua liderança reduzida para sete segundos, e respondeu com duas voltas mais rápidas que colocaram a diferença de novo acima dos 10 segundos. Ao mesmo tempo, Hamilton queixava-se de ter um problema na bomba de água do seu carro, mas continuou num ritmo constante e satisfatório.

Até ao final, destaque para um ataque de Rosberg à volta mais rápida, e a luta pelos últimos lugares pontuáveis estava muito interessante. Kevin Magnussen (#20), que tinha arrancado do 17º lugar, sobreviveu à confusão do arranque, fez uma paragem perfeita e rodava no 7º lugar com o seu Renault, seguido pelo Haas Ferrari de Romain Grosjean (#8), uma vez mais a estar muito bem em ritmo de corrida, com o Force India Mercedes de Sergio Pérez (#11) a recuperar até ao 9º lugar depois de ter sido obrigado a parar na primeira volta para reparar o seu carro. Pérez estava com pneus macios mais novos do que Grosjean mas não conseguiu superar o francês. Jenson Button (#22) também chegou aos pontos nas últimas voltas, ao passar por Carlos Sainz, Jr. (#55).

 

foto: Scuderia Ferrari

Nico Rosberg venceu em Sochi. O piloto alemão assinou a quarta vitória em quatro corridas, e a sétima consecutiva que o deixa igualado com Alberto Ascari e Michael Schumacher, e fica a apenas duas vitórias do recorde de 2013 de Sebastian Vettel.
Para completar um grande dia, Rosberg juntou à vitória a pole, a volta mais rápida e o facto de ter liderado todas as voltas da corrida para assinar o seu primeiro Grand Chelem da carreira.

Lewis Hamilton recuperou bem do 10º para o 2º lugar mas agora já tem uma montanha bem grande e íngreme para escalar, porque está agora com 43 pontos de atraso para Rosberg.

Kimi Räikkönen terminou no lugar mais baixo do pódio, seguido por Valtteri Bottas e Felipe Massa, em 5º.

Fernando Alonso (#14) fez uma bela corrida no seu McLaren Honda, ele que começou do 14º lugar, e terminou em 6º, seguido por Kevin Magnussen, um excelente 7º classificado, dando os primeiros pontos à Renault no seu regresso à Fórmula 1.
Romain Grosjean, uma vez mais, a impressionar com o Haas, dando mais pontos à equipa norte-americana, em 8º, com Sergio Pérez em 9º e Jenson Button a colocar dois McLaren Honda nos pontos, em 10º.

A Fórmula 1 segue para o Circuito de Barcelona-Catalunha, em Espanha, daqui a duas semanas.

 

Jorge Covas

 

Um pensamento sobre “Fórmula 1 – 2016 Formula 1 Russian Grand Prix (resumo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.