NASCAR Sprint Cup Series – Go Bowling 400: Resumo da corrida

A tri-oval de Kansas Speedway foi o palco para mais uma corrida do campeonato NASCAR Sprint Cup Series.

Martin Truex, Jr. (#78), no Toyota da Furniture Row Racing, assinou a sua primeira pole position esta temporada, tendo ao seu lado Matt Kenseth (#20), com Denny Hamlin (#11) e Kurt Busch (#41) a completarem a segunda linha.
Dos pilotos que tiveram uma má qualificação, destaque para o vencedor nesta oval na corrida da primavera no ano passado, Jimmie Johnson (#48), que teve problemas no motor nos treinos livres, e que partiu do 15º lugar, Dale Earnhardt, Jr. (#88) em 22º e Kevin Harvick (#4), que este ano está inconsistente nas suas qualificações, apenas no 26º lugar.

Quando a bandeira verde foi mostrada, Matt Kenseth tentou pressionar Martin Truex, Jr. na linha interior, mas este último conseguiu manter mais velocidade por fora e manteve a liderança da corrida.

Truex, Jr. disparou na frente da corrida, e em 20 voltas conseguiu abrir uma liderança de quase quatro segundos para Kenseth.

A bandeira amarela foi mostrada pela primeira vez na volta 23, por detritos.
Todos os pilotos pararam nas boxes. Kyle Busch decidiu experimentar a troca de dois pneus e saiu na frente, tal como Carl Edwards (#19), que ficou em 2º.
Nesta paragem houve um incidente. Brad Keselowski bateu numa roda e esta atravessou as boxes, tocando de raspão em alguns carros.

Recomeço na volta 28, com Kyle Busch a ficar facilmente na frente. Kurt Busch estava ao ataque e subiu para o 2º lugar, e Carl Edwards a cair para 5º.

Martin Truex, Jr. veio lentamente a ganhar terreno, passando por Kenseth e, na volta 49, por Kurt Busch, para subir ao 2º lugar. Alguns metros mais atrás, Kevin Harvick estava numa cavalgada pelo pelotão e chegou ao 5º lugar na volta 50. Kyle Busch, esse, estava tranquilo na frente, e a sua aposta de trocar apenas dois pneus deu bom resultado.

Matt DiBenedetto (#83) raspou no muro na curva 4 e fez sair a bandeira amarela na volta 56.
Mais uma vez, todos pararam nas boxes. Martin Truex, Jr. fez uma grande paragem e bateu Kyle Busch na saída das boxes. Denny Hamlin fez uma má paragem e caiu para 19º.

Recomeço na volta 61. Truex, Jr. voltou a arrancar por fora e saiu bem da curva 2 para se manter na frente de Kyle Busch, e este viria a perder o 2º lugar para o seu irmão. Ryan Blaney (#21) estava num excelente 4º lugar e Kevin Harvick caiu para 6º.
Kyle Larson (#42), que arrancou do 18º lugar, estava inspirado no recomeço e, usando uma linha de trajetória na parte mais elevada da pista, estava a fazer grandes ultrapassagens e subiu para o 3º lugar.
Depois de um toque, Trevor Bayne (#6) acabou por rebentar um pneu e espalhou alguns detritos que foram para o “apron”, mas a bandeira verde manteve-se em vigor.

Carl Edwards tocou no muro na volta 74 e fez uma volta bastante lenta. Isto criou um furo lento, que lhe custou algumas posições, e o pneu acabou por rebentar na volta 84, que o obrigou a falhar a entrada nas boxes. Depois de parar, na volta seguinte, voltou à pista no 35º lugar, com duas voltas de atraso.

Kevin Harvick recuperava algum tempo perdido e conseguiu chegar ao 2º lugar na volta 88, a dois segundos de Truex, Jr.
Em sentido inverso estava Kyle Busch, que parecia ter dificuldades com quatro pneus novos, rodando em 7º.

Paul Menard (#27) fez sair a bandeira amarela na volta 103, ao fazer um pião entre as curvas 1 e 2.
Em mais uma corrida às boxes, Truex, Jr. saiu na frente, Matt Kenseth subiu algumas posições e passou a ser o 2º classificado. Kevin Harvick teve uma paragem lenta, caindo para 7º.
Denny Hamlin teve um novo contratempo, ao exceder a velocidade limite nas boxes, sendo penalizado.

Bandeira verde na volta 109. De novo, Truex, Jr. optou por arrancar por fora, pressionou Kenseth na curva 2 e ficou isolado na frente.
Kyle Larson, uma vez mais bastante agressivo nas primeiras voltas com pneus novos, subiu posições rapidamente e conseguiu chegar ao 2º posto, mantendo essa posição durante algumas voltas.

A corrida ficou estabilizada nos lugares dianteiros. Truex, Jr. tinha uma liderança sólida para Kenseth, com a diferença a rondar os três segundos. Kevin Harvick chegou ao 3º lugar, mas já com seis segundos de atraso.

As paragens em bandeira verde começaram na volta 157. Entre os líderes, ninguém quis ficar muito tempo em pista com pneus usados, pelo que as diferenças mantiveram-se estáveis, com a exceção de Harvick, que perdeu duas posições, para Larson e para Kyle Busch.

Detritos em pista, na reta oposta, fizeram sair a bandeira amarela na volta 167, a 100 do final.
Alguns pilotos simularam a entrada nas boxes, fazendo com que outros, mais atrasados na classificação, como Joey Logano (#22), Denny Hamlin (que iria ser penalizado pela segunda vez por exceder a velocidade nas boxes) e Jimmie Johnson, acabassem por parar nas boxes. Na frente da corrida não haviam alterações.

Recomeço a 94 voltas do fim. Kenseth deu luta a Truex, Jr. mas este entrou na curva 1 a todo o gás para continuar na liderança da corrida. Kyle Busch também vinha bem na trajetória intermédia e passou Kenseth por fora, subindo ao 2º posto.

Com a chegada da noite, Jimmie Johnson e Dale Earnhardt, Jr. finalmente tinham ritmo para estar entre os 10 primeiros, numa corrida em que os carros da equipa de Rick Hendrick não estavam bem afinados. Johnson era 7º, e lutava pelo 5º lugar, Earnhardt, Jr. era 8º.
Truex, Jr., esse, mantinha-se impeturbável, voltando a alargar distâncias para a concorrência. A diferença entre ele e Kyle Busch eram três segundos.

Kyle Busch foi o primeiro piloto a fazer a última paragem programada, a 57 voltas do fim. Isto obrigou os líderes a responder. Truex, Jr., Harvick, Johnson e Kurt Busch pararam na volta seguinte, Kyle Larson ficou mais duas voltas, Kenseth ficou mais três.
Os pilotos da Penske ficaram mais tempo em pista e perderam alguns segundos.

A corrida de Martin Truex, Jr. ficou estragada a 51 voltas do fim. Um mau aperto de uma roda provocou uma vibração e o piloto foi obrigado a voltar às boxes. Esta paragem inesperada foi terrível para as suas aspirações à vitória, e atirou-o para o 21º lugar, agora com uma volta de atraso. Um ligeiro erro nas boxes foi muito doloroso para o piloto e para a equipa.
O azar de Truex, Jr. acabou por ser a sorte de Kyle Busch, que passou a ser o novo líder da corrida, com três segundos de vantagem para Matt Kenseth. Kevin Harvick era 3º, Kyle Larson 4º e Jimmie Johnson 5º.

Ricky Stenhouse, Jr. (#17) raspou no muro e fez sair a bandeira amarela a 34 voltas do final.
Kyle Busch e Matt Kenseth não pararam. Kevin Harvick, em 3º, parou, e trouxe o resto do pelotão consigo. Alguns pilotos trocaram apenas dois pneus, exemplos de Kyle Larson e Brad Keselowski. Outros, como Kevin Harvick, que saiu em 6º, e Jimmie Johnson, trocaram quatro, mas este último seria penalizado por exceder a velocidade na via das boxes.
Assim, para o recomeço, Kyle Busch estava na frente de Kenseth, Larson, Keselowski, Denny Hamlin, que era agora o 5º classificado depois de duas penalizações, e Harvick.

Bandeira verde a 28 voltas do fim. Kenseth desafiou Busch até à curva 1, até que Busch foi embora.

As coisas estavam a ferver na luta pelo 2º lugar, com Larson, Hamlin, Keselowski e Logano a passarem Kenseth.
Hamlin tentou passar Keselowski e Larson no meio deles na reta oposta, à entrada da curva 3. Quando entraram em curva, Keselowski perdeu ar e fez um pião. Denny Hamlin fez exatamente a mesma coisa e tocou em Larson, atirando-o para o muro. Joey Logano vinha demasiado próximo destes carros e bateu em Hamlin na parte lateral do Toyota. Com muita sorte, mais ninguém ficou envolvido. Assim, a bandeira amarela foi mostrada a 27 voltas do fim.
A corrida de Hamlin e de Logano acabou. Larson teve que efetuar reparações e Keselowski colocou pneus novos, perdendo muitas posições.

Novo recomeço a 19 voltas do fim. Kyle Busch arrancou muito bem e não deu hipótese a Kenseth, que foi obrigado a defender-se de Harvick. Este vinha mais rápido por fora e saltou para o 2º lugar.

A luta pela vitória estava interessante, com um trio a destacar-se do pelotão. Kyle Busch defendia-se de Kevin Harvick, que agora pressionava bastante com pneus mais novos. Kurt Busch era um espetador atento, no 3º lugar.

Harvick fez um ataque sério à liderança a 11 voltas do fim, com uma saída forte da curva 4 e um toque na traseira do Toyota na linha de meta. Kyle respondeu bem à pressão.
De repente, Harvick perdeu algum ritmo a sete voltas do fim quanto atingiu um detrito, e deixou Kyle Busch com quase um segundo de vantagem, e as suas esperanças de chegar à vitória esfumaram-se, apesar de ter pneus mais novos.

Kyle Busch assinou a sua terceira vitória esta temporada. Passa a ser o piloto com mais vitórias esta temporada e venceu pela primeira vez na oval do Kansas.

Kevin Harvick ficou dececionado por não ter conseguido a vitória, terminando no segundo lugar, com Kurt Busch a acabar em 3º.

Matt Kenseth foi o 4º classificado, Ryan Blaney fez uma belíssima corrida para acabar em 5º, Austin Dillon (#3) acabou em 6º, continuando uma boa época, Ryan Newman (#31) foi 7º, A. J. Allmendinger (#47) fez um belo 8º lugar, Chase Elliott (#24) só conseguiu aparecer entre os primeiros nas últimas voltas, mas ainda foi a tempo de terminar em 9º, e Brad Keselowski recuperou do seu pião para fechar os 10 primeiros.

Carl Edwards recuperou tarde a sua volta de atraso, sendo 11º, Martin Truex, Jr. ainda recuperou uma volta de atraso, mas não foi além de um infeliz 14º lugar, na frente de Dale Earnhardt, Jr. que teve uma penalização e que não andou muito bem em toda a corrida.

Jimmie Johnson atrasou-se bastante nas últimas voltas, acabando em 17º. Denny Hamlin e Joey Logano, esses, acabaram classificados em 37º e 38º, respetivamente.

O campeonato segue para a Monster Mile em Dover, no próximo fim de semana.

 

Jorge Covas

Um pensamento sobre “NASCAR Sprint Cup Series – Go Bowling 400: Resumo da corrida

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.