CNVT- Circuito de Braga: Temporada de 2016 abre portas no Circuito Vasco Sameiro.

 

 

Braga acolhe a prova de abertura da época 2016 do Campeonato Nacional de Velocidade, onde o destaque para esta temporada é a mudança na categoria máxima do automobilismo em Portugal, deixando os protótipos de ser os protagonistas, passando os carros de Turismo a voltar às luzes da ribalta.

Será um ano de transição no automobilismo de circuitos em Portugal, sendo esta a aposta da FPAK para trazer de novo mais competitividade e lista maiores de participantes às pistas, bem como lutas mais emocionantes, típicas das provas de Turismos, coisa que nos protótipos não era possível, até pela fisionomia dos carros.

A introdução dos carros TCR pode desta forma trazer mais emoção ao CNV, embora nesta primeira prova da temporada, a lista de inscritos não seja a desejada no início do ano, com apenas 10 carros a estarem à partida na ronda de Braga.

 

 

A novidade acaba por ser a escolha de quase todas as equipas em alinhar com dois pilotos em cada carro, sendo a única maneira de muitos pilotos conseguirem juntar o “budget” necessário para poderem participar no  CNV 2016.

Assim sendo, teremos 10 carros e 8 duplas de pilotos inscritos na abertura da temporada, onde apenas Francisco Mora (Seat Leon TCR) e José Rodrigues (Honda Civic TCR) correm a solo em todo o fim de semana.

Os dois dias de prova terão 4 corridas, duas para cada um dos pilotos, com duração de 20 minutos cada, prevendo-se provas bem intensas e espectaculares até pela curta duração de tempo.

Quanto a nomes, temos em lista bons pilotos, capazes de proporcionar excelentes momentos de condução e boas lutas em pista.

Na categoria TCR a lista terá 7 carros à partida, com algumas novidades interessantes. Os irmãos António e José Cabral correm ao volante de um Seat Leon Cup Racer da equipa espanhola Baporo Motorsport.

Da Team NovaDriver vem possivelmente uma das duplas que mais competitivas do campeonato; Francisco Abreu, que já vem da temporada passada nesta mesma estrutura, recebe como colega de equipa o consagrado Manuel Gião, ao volante do novo Volkswagen Golf GTI TCR e poderão estar na luta pelas vitórias em todas as provas, sendo nomes a ter em conta, até pela experiência internacional que Gião já tem neste tipo de viaturas.

 

 

A Veloso Motorsport apresenta dois carros à partida da primeira ronda em Braga; Francisco Mora, no habitual SEAT Leon TCR corre a solo e pela sua experiência com este modelo, será decerto um dos protagonistas do fim-de-semana, sendo claro um dos candidatos a vencer.

O segundo carro da equipa de Luís Veloso será atribuído a Francisco Carvalho, que regressa assim ao expoente máximo do automobilismo em Portugal, fazendo dupla com Nuno Batista, também ele com uma vasta experiência nos campeonatos nacionais, sendo esta uma dupla também a ter em conta durante os dois dias de provas.

 

A equipa Ventilações Moura traz para as pistas nacionais um dos projectos mais interessantes e aguardados desta temporada. A dupla Gustavo Moura e João Batista, depois de vencer o FEUP3 na temporada passada, competição destinada aos Alfa Romeu 156, aposta em 2016 no CNV ao volante do novíssimo Opel Astra TCR, um carro esteticamente muito interessante e certamente competitivo, que trará um “colorido” interessante para o campeonato, sendo mais uma marca a estar representada neste novo modelo de competição. No entanto na primeira ronda usarão um Leon Cup Racer, pois a máquina alemã ainda não está finalizada.

A Speedy Motorpsort confirmou há poucos dias a sua dupla de pilotos, sendo ela a mais jovem de todo o pelotão. Rafael Lobato e César Machado farão esta temporada ao volante de um Seat Leon Cup Racer. Uma dupla a ter em conta, com dois pilotos jovens mas com grande potencial, que tentarão ganhar o seu espaço no meio de um conjunto de pilotos com mais experiência neste tipo de carros. Rafael Lobato é Vice-Campeão Nacional de Velocidade e tem essa motivação extra para encarar a nova temporada na equipa de Pedro Salvador;  já César Machado vem de uma ano de conquistas, onde venceu o Single Seater Series somando várias vitórias e “pole position”.

 

José Rodrigues, que vem do Trofeu 500 Abarth, ascende esta temporada ao CNV, ao volante de um Honda Civic TCR, numa parceria entre a Gen Motorsport e o Sport Lisboa e Benfica. É verdade, o clube lisboeta marca também desta forma o regresso ao automobilismo, depois de ter apoiado também Bernardo Sousa no WRC2.

 

Na categoria TCC temos três carros inscritos e mais três duplas de pilotos.

Tiago Barreiro e Luís Carneiro alinham ao volante de um Volkswagen Golf GTI Cup (Martins Speed) , Rui Dinis e Paulo Ribeiro marcam presença com um Seat Leon Supercopa e para fechar Ricardo Gomes e José Correia correm de Seat Leon MK2.

A lista não é extensa, mas parece-nos capaz de proporcionar boas corridas a todos os que se deslocarem ao Circuito Vasco Sameiro em Braga, no fim-de-semana que marca o regresso dos Turismos aos circuitos nacionais.

Ficam a faltar  os 500 Abarth que, como tinha sido anunciado, iriam correr inseridos nesta competição, mas que apenas deverão marcar presença em Vila Real.

Os dois dias de competição serão ainda animadas por outras boas competições nacionais e com uma excelente resposta por parte dos pilotos, havendo boas lista de inscritos em todas as categorias, ao ponto de todas elas terem corridas independentes, sendo desta forma muito mais fácil de seguir para os espectadores e claro para os pilotos em pista será um aditivo extra correr desta forma.

Esta será a segunda ronda, pois estas competições já se iniciaram há duas semanas, no circuito de Estoril, inseridas no programa do TCR e do GT Open.

 

Nos Clássicos, teremos 21 participantes com Joaquim Jorge a comandar a armada dos Escort, onde Rui Costa, Rui Alves e Diogo Azevedo tentarão a sua sorte.

Nos Clássicos 1300, a lista de inscritos tem 15 participantes, mas promete grandes lutas em pista, tal e qual se viu na primeira ronda no Estoril, com nomes como Paulo Antunes, Pedro Miguel Gaspar, Arnaldo Marques, José Fafiães e o estreante Manuel Fernandes,  que poderão dar grandes lutas e certamente muito equilíbrio durante as corridas.

O Troféu FEUP volta a ter corridas independentes, com os Fiat Punto e os Alfa Romeu a irem para a pista de Braga totalizando 14 participantes, com 7 de cada um dos modelos a irem à luta pelos melhores lugares na geral, sempre muito divertidos e interessantes de ver, típicos de troféus monomarca.

Por fim teremos em pista para segunda prova da época os Legends Cup, tendo este campeonato a maior lista de participantes de todo o programa. São ao todo 29 os inscritos, numa lista onde podemos encontrar uma grande variedade de viaturas de várias gerações, correndo por isso mesmo em classes diferentes, que proporcionam belos momentos de condução, belas lutas desde a primeira até a última posição. Um campeonato que tem crescido a passos largos e é um belo exemplo de como com pouco podemos fazer muito.

 

É claro que para os amantes de desportos motorizados o grande interesse neste campeonato vai para o Mercedes Mercedes C-Class AMG ex-DTM de Luís Barros ou para o potente Ford Sierra RS500 de João Novo, carros simplesmente fantásticos de ver e ouvir mas desproporcionais perante o resto da concorrência, onde vemos o BMW M3 E36 de Herculano Antas, João Luís de Renault Sport Spider, José Meireles e Edgar Florindo ambos com o mítico Toyota Carina E ex-troféu ou mesmo Alexandre Nogueira e Miguel Mota que irão alinhar nos belíssimos Honda Civic Type-R , entre tantos outros pilotos distribuídos por belos carros de tantas gerações diferentes, que preencherão a grelha e a pista do traçada Bracarense.

As provas realizam-se sábado na parte dar tarde e domingo de manhã, com os treinos e qualificações a serem na parte da manhã de sábado.

Confira os horários:

 

Regressaremos durante o fim de semana para lhe dar conta de todas as incidências da primeira ronda do CNV de 2016, e de todas as outras competições que se desenrolaram durante 14 e 15 de maio no Circuito Vasco Sameiro.

 

 

Carlos Mota

 

Chicane Motores para o CIVR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.