O campeonato mundial de turismos vai para aquela que é provavelmente a mais bela, mais difícil e mais temida pista do mundo… Nordschleife. A 5ª ronda do mundial de turismo vai regressar a uma das melhores pistas do calendário e provavelmente aquela que maior desafio apresenta pela sua especificidade.
O “Inferno Verde”, como lhe chamou Jackie Stewart, é para os amantes do desporto motorizado, especial. Uma pista única, com um layout espantoso e com uma história ímpar.
Em 1925 iniciaram-se a obras de construção de uma pista dedicada a corridas, pois as corridas em estradas públicas começavam a ser impraticáveis. A ideia era fazer uma pista que recriasse o espírito da mítica Targa Florio, uma das corridas mais importantes de sempre. Em 1927 foi então concluída a obra e feitas as primeiras corridas com Toni Ulmen a ser o primeiro vencedor nas motos, com uma 350 cc Velocette e no dia a seguir Rudolf Caracciola a vencer com um Mercedes Compressor de 5000cc.

A pista foi recebendo os grandes eventos do desporto motorizado de forma quase ininterrupta até a IIª Grande Guerra. Em 1947 a pista voltou a receber eventos do desporto motorizado e em 51 acolheu pela primeira vez uma corrida de F1. Em 53 foi organizado os 1000Km de Nurburgring.
A evolução dos carros de corrida e o aumento da velocidade começou a tornar a pista demasiado perigosa e em 1967 foram introduzidas algumas alterações para obrigar a diminuição da velocidade dos carros. Mas em 1970, aquando do acidente de Piers Courage os pilotos decidiram boicotar a corrida alemã, tal como fizeram em Spa caso não fossem adoptadas medidas de segurança. As alterações não podiam ser feitas em tão pouco tempo e a corrida foi transferida para Hockenheim.
As obras necessárias foram feitas, com a diminuição de algumas elevações e a introdução de barreiras protectoras e a F1 voltou de 1971 a 1976, ano em que Niki Lauda teve um grave acidente onde quase perdeu a vida. O acidente mostrou que o tamanho da pista não permitia o socorro dos pilotos a tempo, além de necessitar de muitos mais meios e dificultar as transmissões televisivas.
Em 1984 ficavam concluídas as obras da nova pista que passou a ser chamada de Nurburgring GP. Para inaugurar o circuito foi feita uma tal corrida com uns Mercedes 190E com vários nomes sonantes da F1: Elio de Angelis, Jack Brabham (campeão em 1959, 1960, 1966), Phil Hill (1961), Denis Hulme (1967), James Hunt (1976), Alan Jones (1980), Jacques Laffite, Niki Lauda (1975, 1977), Stirling Moss, Alain Prost, Carlos Reutemann, Keke Rosberg (1982), Jody Scheckter (1979), Ayrton Senna, John Surtees (1964) e John Watson. Foi nesta corrida que Senna deu nas vistas e venceu. Atrás de si ficava Niki Lauda, que largou do final da grelha por não ter feito a qualificação e apenas não conseguiu passar o brasileiro.

No entanto o WTCC decidiu reviver as emoções do antigo Nordsheleife e apresentou este desafio aos pilotos. A última corrida do WTCC na Alemanha foi em 2011 em Oschersleben. Sabine Schmit, conhecida como a rainha de Nordschleife irá voltar pilotar um Chevrolet da Munnich Motorsport.
Pontos de Interesse:
Para este ano espera-se uma corrida diferente da que se viu no ano passado. Se em 2015 os Citroën dominaram graças ao melhor motor, que fez a diferença na recta que antecede a secção da meta, este ano com o lastro de 80 Kg e uma Honda em forma, as coisas prometem ser mais equilibradas. Pechito continua em grande forma e a liderar o campeonato, mas o trio maravilha da Honda tem tudo para incomodar o campeão argentino. Huff está habituado a correr em Nordshleife e Monteiro no ano passado adaptou-se bem à pista. A vitória na corrida principal deverá cair para um destes nomes, com Michelisz e Muller por perto.

Na corrida de abertura tudo dependerá de quem conseguir ficar com o 10º lugar na qualificação. A parte sinuosa do circuito não permite grandes ultrapassagem com carros da mesma valia e os Chevrolet (Coronel conhece bem a pista) podem aguentar a concorrência. Mas os privados talvez tenham uma palavra a dizer, principalmente a Loeb Racing. A Lada terá mais 10 kg de lastro o que pode prejudicar a equipa e é difícil antecipar o que a Volvo será capaz de fazer. O chassis é bom, o motor também mas as peças ainda não funcionam com a harmonia suficiente para levar os carros azuis para outros voos.
Uma coisa é certa… será uma corrida excelente de se seguir. As condições meteorológicas irão ser um factor decisivo… Mais uma vez a chuva acompanha o WTCC e nesta pista o piso molhado dará dores de cabeça a pilotos e engenheiros. Parece que a chuva não larga mesmo a caravana do mundial de turismos. De referir que a acção do WTCC começa já amanhã pois o WTCC acompanha a prova das 24h de Nurburgring, o prato principal deste fim de semana na pista alemã.
Dados da pista:
Horário:
Quinta 26/5
10:20 Teste (60 min)
17:45 Treino Livre 1 (60 min)
Sexta 27/5
07:15 Treino Livre 2 (60 min)
11:45 Qualificação(60 min)
Sábado 28/5
10:20 Corrida 1 (3 voltas)
11:45 Corrida 2 (3 voltas)
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR