WRX – Terceira vitória seguida para Mattias Ekstrom

Lydden Hill é sempre uma das provas mais esperadas do Mundial de Ralicross devido a sua historia nesta modalidade e é uma das rondas que todos os pilotos querem ganhar. Este ano a luta foi intensa ate final e apesar do domínio norueguês por parte de Petter Solberg durante praticamente todo o fim-de-semana o vencedor acabou por ser Mattias Ekstrom. O sueco teve uma excelente prestação na corrida final e foi quem acabou por sorrir por ultimo naquele que é considerado o circuito berço do ralicross.

O primeiro dia de competição no circuito britânico foi dominado pelo norueguês Petter Solberg. O piloto do Citroen DS3 Supercar venceu as duas mangas de qualificação e terminou o dia como líder na tabela de pontos intermédios.

foto: FIAWorldRallycross.com

Na primeira manga de qualificação Solberg terminou na primeira posição na frente de Mattias Ekstrom com uma diferença de 0,6 s e na terceira posição com praticamente 1 s de diferença para Anton Marklund, sueco da equipa Volkswagen RX Sweden.

A segunda manga de qualificação e ultima do primeiro dia de competição teve como vencedor novamente Petter Solberg. Na segunda posição terminou o jovem piloto da Peugeot Hansen, Timmy Hansen conseguindo recuperar nesta segunda manga de qualificação depois de ter sido apenas o décimo primeiro classificado na primeira manga. Hansen terminou a praticamente 2 s de Solberg tal como o terceiro classificado, Mattias Ekstrom.

No final do dia Solberg liderava a tabela de pontos intermédios e tudo fazia prever que seria dos favoritos a vitoria em Lydden Hill pela condução que mostrava em pista perante o muito publico inglês presente.

O segundo dia começou com a terceira manga de qualificação e a historia foi igual à da segunda manga com o norueguês Petter Solberg na primeira posição na frente de Timmy Hansen na segunda posiçao e Mattias Ekstrom na terceira posição.

Começava a ser previsível o resultado final das mangas de qualificação, quando estavam prestes a alinhar os pilotos para a ultima manga de qualificação de acesso as semi finais tal era o domínio em pista por parte do bicampeão mundia,l mas no final da quarta e ultima manga de qualificação não foi Solberg que acabou por vencer mas sim Andreas Bakkerud. O piloto da Hoonigan Racing Division venceu com uma vantagem de 0.9 s para Solberg que terminou na segunda posição e Topi Heikkinen foi o terceiro classificado.

foto: FIAWorldRallycross.com

Depois de terminadas as mangas de qualificação para as semi finais estava na hora de alinhar os carros do mundial para a primeira semi final do dia. Petter Solberg e Timmy Hansen estavam na primeira linha da grelha, Topi Heikkinen e Kevin Hansen na segunda linha e na terceira e ultima linha da grelha, Kevin Eriksson e Anton Marklund.

Petter Solberg com um bom arranque manteve a primeira posição na chegada a primeira curva do circuito e foi essa mesma posição que manteve ate ao final da corrida terminando com quase 2 s de vantagem para Timmy Hansen que terminou na segunda posição. Na terceira posição terminou Kevin Hansen seguindo para a final com o seu irmão mais velho, Kevin tal como Timmy aproveitaram da melhor maneira a luta entre Kevin Eriksson e Anton Marklund para garantir o segundo e terceiro lugar, posições de acesso à final.

Kevin Eriksson foi quarto na frente de Topi Heikkinen na quinta posição e na sexta posição terminou Anton Marklund, piloto que ainda acabou por cometer um erro quando tentava o tudo por tudo na sua volta da Joker.

SEMI FINAL 1

Rank DRIVER POS                Time                Champ Points

1. Petter SOLBERG 1             04:18.164        6

2. Timmy HANSEN 2            04:19.679        5

3. Kevin HANSEN 3               04:21.787        4

4. Kevin ERIKSSON 4           04:23.144        3

5. Toomas HEIKKINEN 5     04:23.451        2

6. Anton MARKLUND 6        04:28.252        1

Os primeiros três pilotos apurados para a final eram Petter Solberg, Timmy Hansen e Kevin Hansen.

Na segunda semi final, Andreas Bakkerud e Mattias Ekstrom partiam da primeira linha da grelha, Johan Kristoffersson e Timur Timerzyanov da segunda linha e Sebastien Loeb e Janis Baumanis da terceira e ultima linha da grelha.

foto: FIAWorldRallycross.com

Andreas Bakkerud com uma boa partida não perdia a primeira posição e Mattias Ekstrom para evitar o trafico efetuou logo a Joker na primeira volta. O norueguês da Hoonigan Racing Division esperou ate a ultima para entrar na Joker na esperança de vir a ganhar milésimos de segundo preciosos para sair na primeira posição, mas isso acabou por não acontecer e Mattias Ekstrom foi quem ganhou na estratégia de corrida e quem acabou também por ganhar a corrida com Bakkerud a terminar na segunda posição.

Na terceira posição terminou o russo Timur Timerzyanov, um resultado que colocava assim o piloto da RX Team Austria novamente em uma final do Campeonato Mundial de Ralicross.

Janis Baumanis terminou na quarta posição na frente do francês Sebastien Loeb, quinto classificado, falhando assim a final em Lydden Hill. Na sexta posição terminou Johan Kristoffersson depois de ter problemas com o seu VW Polo.

SEMI FINAL 2

Rk.  DRIVER                         POS     Time             Champ Points

1. Mattias EKSTRÖM              1       04:16.462        6

2. Andreas BAKKERUD           2      04:16.977        5

3. Timur TIMERZYANOV      3      04:19.531        4

4. Janis BAUMANIS                4       04:20.425       3

5. Sébastien LOEB                   5       04:26.391        2

6. Johan KRISTOFFERSSON 6      02:11.220        1

Juntamente com Petter Solberg, Timmy Hansen e Kevin Hansen estavam agora também Mattias Ekstrom, Andreas Bakkerud e Timur Timerzyanov na final da quarta ronda do mundial em Lydden Hill.

Estava na hora da corrida mais esperada do dia, a final da categoria rainha. A primeira linha desta corrida composta por Petter Solberg e Mattias Ekstrom, na segunda linha Andreas Bakkerud e Timmy Hansen e a fechar na terceira linha Kevin Hansen e Timur Timerzyanov.

Petter Solberg tal como Mattias Ekstrom com um excelente arranque, mas tal como nas semi finais Ekstrom decidiu fazer a Joker no inicio da corrida ao contrario de Solberg. Mais atras Andreas Bakkerud falhava por completo o arranque e disse adeus as esperanças de um bom resultado em Lydden Hill.

Solberg era seguido pelos dois irmãos Hansen com Ekstrom na quarta posição, Timur na quinta e mais atras Bakkerud na sexta posição.

Depois de três voltas na liderança da corrida o norueguês, bicampeão mundial decide fazer a sua Joker acabando por perder a posição para o sueco da EKS, Mattias Ekstrom. Timmy Hansen seguia atras na terceira posição, Kevin Hansen em quarto Timur Timerzyanov em quinto e a fechar na sexta posição Andreas Bakkerud.

Até final não houve mais nenhuma troca de posições e foi assim que terminou a corrida com o sueco Mattias Ekstrom a garantir a sua terceira vitoria seguida esta temporada depois de um fim-de-semana dominado quase por completo pelo seu atual rival mais direto Petter Solberg.

FINAL

Rk DRIVER                            POS        Time               Champ Points

1. Mattias EKSTRÖM              1         04:17.809          8

2. Petter SOLBERG                 2         04:18.951          5

3. Timmy HANSEN                 3         04:20.433          4

4. Kevin HANSEN                    4         04:21.624          3

5. Timur TIMERZYANOV     5         04:46.460          2

6. Andreas BAKKERUD          6         04:46.995           1

No final as contas entre Ekstrom e Solberg terminaram tal como quando entraram em pista, com cinco pontos de diferença e tal como tínhamos previsto estes dois pilotos eram os favoritos à vitoria final em Lydden Hill o que acabou mesmo por acontecer. A fechar o top 3 dos pilotos continua Johan Kristoffersson que apesar do mau fim-de-semana não perde assim a posição na geral de pilotos e esta agora sete pontos a frente de Loeb que esta na quarta posição.

A EKS com 165 pontos também vai dominando no campeonato de equipas e aumentou para 56 o numero de pontos que separa da Peugeot Hansen (109 pontos) na segunda posição, a fechar o top 3 das equipas esta a Volkswagen RX Sweden com 102 pontos.

No final a pergunta que se coloca é…quem será capaz de parar a EKS? Pergunta à qual esperamos ter resposta já daqui a 11 dias em Hell na Noruega no fim-de-semana de 10 a 12 de Junho.

Falando agora dos Super 1600 e de Mário Barbosa. Depois de uma boa prestação nas mangas de qualificação, que apurou o piloto português para as semi finais, o azar acabou por bater à porta do piloto do Citroen Saxo que acabou por capotar (apenas chapa, tudo bem com o piloto) deitando assim por terra todas as aspirações de um bom resultado em terras britânicas e impedindo o piloto de manter a liderança do Europeu de Super 1600. Esperamos que o piloto Mário Barbosa consiga preparar novamente o carro o mais rápido possível e que continue a levar o nome de Portugal no Europeu de Ralicross já na próxima ronda deste campeonato.

No final, o vencedor foi Krisztian Szabó que terminou na frente de Artis Baumanis e Josef Susta, segundo e terceiro, respetivamente.

FINAL

Rk DRIVER                               POS         Time          Champ Points

1. Krisztián SZABÓ                     1             04:49.586   8

2. Artis BAUMANIS                   2            04:50.294    5

3. Josef ŠUSTA                           3            04:51.382     4

4. Christian PETRAKOVITS    4            04:52.412      3

5. Ernestas STAPONKUS         5            05:21.505      2

6. Timur SHIGABUTDINOV   6             00:04.883     1

Krisztian Szabo é agora o líder deste campeonato com 51 pontos na frente de Ulrik Linnemann com 43 pontos e de Janno Ligur com 37 pontos. O piloto português Mário Barbosa caiu para a quinta posição com 34 pontos.

 

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.