MotoGP – Gran Premi Monster Energy de Catalunya: Resumo

 

O Circuito de Barcelona-Catalunha acolheu mais uma jornada do MotoGP.

Depois de Luis Salom, infelizmente, ter sucumbido às suas lesões depois da sua queda nos treinos de Moto2, pilotos, equipas, organizadores, a Comissão de Segurança e a família de Luis Salom foram consultados, e a decisão foi de prosseguir com o Grande Prémio da Catalunha.
Por motivos de segurança o traçado foi alterado, passando a ser usada a configuração que é usada pela Fórmula 1.

O sentimento geral era de grande pesar e tristeza mas os pilotos colocaram os capacetes, fecharam as viseiras e voltaram para cima das suas máquinas para fazerem aquilo que mais adoram. A melhor maneira de honrar a memória de Salom era fazer a corrida, e dar um grande espetáculo. No final, todos os pilotos prestaram as suas homenagens a Salom.

Marc Márquez (#93) fez a pole position, batendo Jorge Lorenzo (#99), o líder do campeonato, por quase meio segundo, com Daniel Pedrosa (#26) a fechar a primeira linha. Na segunda linha ficaram Héctor Barberá (#8), numa excelente qualificação com a sua Ducati, Valentino Rossi (#46) e Maverick Viñales (#26).

Na partida, Lorenzo fez o “holeshot” e passou imediatamente para o comando, com Márquez a cair temporariamente para o 4º lugar, atrás de Andrea Iannone (#29), que fez um grande arranque do 7º lugar. Mais atrás, Rossi caía temporariamente para o 8º posto.

Márquez passou rapidamente por Iannone e Pedrosa e tentava manter-se com Lorenzo. Rossi começava a sua cavalgada e fechou a primeira volta no 6º posto. No início da segunda volta, Rossi passou Viñales e Iannone por dentro na curva 1, subindo ao 4 lugar.

Rossi era o piloto mais rápido em pista e na volta 3 também passou por Pedrosa, chegando ao 3º lugar.
O italiano queria vingar o seu azar em Mugello, e chegou-se à traseira de Márquez. Na travagem para a curva 4, Rossi surpreendeu o espanhol e chegava ao 2º lugar em apenas seis voltas.

Lorenzo sentia a pressão nesta altura e ficou na liderança até à volta 7. Uma manobra limpa de Rossi na travagem para a curva 1 colocou o italiano na liderança, e a partir daqui a corrida de Lorenzo iria piorar, e muito.
Depois de Rossi passar Lorenzo, Márquez colou-se à Yamaha do seu compatriota, e fez uma ultrapassagem na curva 5, deixando Lorenzo sem resposta.

Três voltas depois, Pedrosa, que se tinha livrado de Maverick Viñales, que fez tudo para o ultrapassar, também deixava Lorenzo cada vez mais para trás. Pedrosa chegava ao 3º lugar… e Viñales também passou o atual campeão do mundo na volta 12.

A corrida de Lorenzo terminou de uma forma muito infeliz. Na volta 17 estava já sob pressão de Iannone, que cometeu um grande erro na travagem para a curva 10. Iannone perdeu o controlo da sua Ducati e embateu violentamente em Lorenzo. Ambos cairam para o chão e ficaram fora de prova, felizmente sem lesões graves. Uma manobra demasiado agressiva de Iannone fez com que Lorenzo perdesse a liderança do campeonato.

Depois de manter Márquez a meio segundo de distância durante a maior parte da corrida, Rossi acabou por ter que defender até ao fim os ataques do piloto da Honda. Márquez atacou pela primeira vez a cinco voltas do fim, tentando passar na curva 10, mas Rossi fez-lhe a tesoura e conseguiu manter a posição.
No início da volta seguinte, em reta, Márquez usou o cone de aspiração e foi para o exterior da pista. Rossi travou mesmo muito tarde e ficou na frente por uma unha negra.

hondamotogpmarquezjun5-775x437

A três voltas do fim, Márquez usou a mesma estratégia de ir para o exterior na reta da meta. Desta vez a manobra deu resultado. Rossi contraatacou na saída da curva 2, por fora, mas perdeu alguma tração. Márquez recuperava a liderança.

Rossi manteve-se perto da Honda, saiu bem da última chicane e devolveu na reta da meta a ultrapassagem a Márquez. Rossi de volta ao comando.

Márquez tentava manter o contacto mas as suas esperanças de vencer esfumaram-se com um erro nas curvas 7 e 8, a duas voltas do fim.

Valentino Rossi venceu um emocionante Grande Prémio da Catalunha e assinou a sua segunda vitória da temporada. Rossi não vencia neste circuito desde 2009 e quebrou o enguiço. Foi uma vitória muito especial porque teve luta até ao fim e vingou da melhor forma possível o azar de Mugello.

Marc Márquez não ficou muito desapontado com o 2º lugar, e pareceu ter feito as pazes com o seu rival já no parque fechado, quando Rossi o cumprimentou.

Dani Pedrosa usou um pneu de composto médio na traseira e desgastou-o prematuramente, mas já tinha uma margem de segurança para ficar num bom 3º posto.

Maverick Viñales fez uma prova interessante, levando a Suzuki ao 4º lugar, com Pol Espargaró (#44) em 5º, ele que, juntamente com o seu colega de equipa na Tech 3, Bradley Smith (#38), foram confirmados na equipa oficial da KTM em MotoGP no próximo ano.

Cal Crutchlow (#35) fez o melho resultado da temporada, em 6º, seguido por Andrea Dovizioso (#04), Álvaro Bautista (#19) conseguiu levar a Aprilia ao 8º posto, Danilo Petrucci (#9) foi 9º e Jack Miller (#43) fechou o Top 10.

Márquez tem agora 125 pontos e passa a ser o novo líder do mundial, com Lorenzo agora a 10 pontos e Rossi a 22.

Johann Zarco (#5) (Kalex) venceu em Moto2, naquela que foi a corrida mais especial do fim de semana. Miguel Oliveira (#44) (Kalex) assinou o melhor resultado da temporada, com um excelente 8º posto.
Jorge Navarro (#9) (Honda) venceu pela primeira vez em Moto3.

O campeonato segue para a Holanda, para Assen. A corrida na Holanda será pela primeira vez realizada num domingo.

 

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.