MotoGP – Jorge Lorenzo VS Andrea Iannone

O momento do dia de ontem na corrida do MotoGP da Catalunha foi o acidente entre Iannone e Jorge Lorenzo, o actual campeão do mundo. O espanhol da Yamaha estava inconsolável no final do GP e teceu críticas ao italiano.

Relembrando: Iannone numa curva do traçado catalão travou tarde, batendo na roda traseira de Lorenzo, atirando ambos para fora da prova.

Jorge Lorenzo: “Isto faz-me pensar se realmente temos um sistema de pontos que faça mudar este tipo de pilotagem a alguns pilotos que não entendem o risco que corremos em pista. Neste momento são precisas quatro acções como as de hoje para que o Iannone tivesse de perder uma corrida”.

“Uma sanção saindo do último lugar não é suficiente. Este sistema de pontos não melhora, até piora a ideia dos pilotos mais agressivos ou inconscientes. Recebi o castigo de perder uma corrida e tenho a certeza que mudei a minha mentalidade. Se não fosse uma sanção dura como essa acho que é muito difícil que queiras entender a necessidade de mudar algo. É por isso que acho que começar a corrida em último não é suficiente, porque em cinco ou seis voltas ele estará posicionado na frente de novo.”

“É inacreditável que o Iannone tenha cometido este erro de novo e quando ele o fez, em vez de pedir desculpa perguntou-me se eu tinha algum problema no motor ou se algo estranho estava na curva. Pensei logo que a culpa era dele, mas ele teve esta reacção e não pediu desculpa.”

Nota: “Pensei logo que a culpa era dele, mas ele teve esta reacção e não pediu desculpa “…Não querendo tomar partida de nenhum piloto, critico esta última afirmação proferida por Lorenzo. Nas imagens televisivas vê-se claramente Iannone depois da queda olhar para o espanhol e encolher os ombros e gesticulando com as mãos, como que dizendo, “desculpa”, pelo menos foi a minha percepção dos acontecimentos.

“Para mim o pior é que em vez de dizer que culpa era dele e pedia desculpa, o que já seria difícil de aceitar porque naquele momento estava de cabeça quente, continuava a perguntar-me insistentemente se se tinha passado algo com a minha moto. Na telemetria até se pode ver que eu até travei mais tarde em voltas anteriores.”

 

Andrea Iannone: “Tenho muita pena que tenha acontecido o que aconteceu com o Lorenzo porque estava a fazer uma boa corrida, ainda que tivesse pouca aderência. Pilotei bem e a dar tudo, sem cometer erros, até que apanhei o Jorge. Quando ao incidente, apenas posso dizer que não podia fazer nada para evitar o que aconteceu: travei no mesmo sítio que nas outras voltas mas ele estava muito lento nesse momento e infelizmente houve contacto com ele e caímos. Pode parecer que eu me aproximei muito depressa e que o queria ultrapassar, mas não foi isso que aconteceu. Temos confirmação disto nos dados da telemetria.”

 

Marc Márquez, Dani Pedrosa e Valentino Rossi também deram a sua percepção dos acontecimentos entre Iannone e Lorenzo.

Marc Márquez: “Sabemos que Iannone puxa sempre muito mas isto é algo que às vezes acontece. É difícil porque é um ponto em que é complicado calcular a travagem e também a trajectória de Lorenzo. Como diz Valentino, foi uma pena. Quando um dos nossos principais adversários comete um erro, tentamos tirar partido disso. Mas quando é como em Mugello, onde Valentino partiu o motor, ou aqui, que não foi culpa de Lorenzo, sentimo-nos um pouco desapontados”

 

Dani Pedrosa: “Do que consegui ver, penso que não houve intenção e causar o acidente, Iannone tentou travar quando estava próximo de Jorge, teve um pequeno movimento com a roda traseira e perdeu o controlo da moto. Acho que não houve intenção. Tal como disse Valentino Rossi, é fácil falar quando está sentado. O mais importante é que não houve qualquer intenção. Infelizmente, o Jorge acabou por ter a sua corrida estragada”

 

Valentino Rossi: “Creio que Iannone cometeu um erro na travagem. Toda a gente pode cometer um erro mas talvez naquele momento pudesse ir para a parte de fora da pista. Mas é muito fácil falar quando se está sentado”

 

Esperemos que tudo se resolva para bem do espectáculo.

Ricardo Fontelas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.