O momento do dia de ontem na corrida do MotoGP da Catalunha foi o acidente entre Iannone e Jorge Lorenzo, o actual campeão do mundo. O espanhol da Yamaha estava inconsolável no final do GP e teceu críticas ao italiano.
Relembrando: Iannone numa curva do traçado catalão travou tarde, batendo na roda traseira de Lorenzo, atirando ambos para fora da prova.
Jorge Lorenzo: “Isto faz-me pensar se realmente temos um sistema de pontos que faça mudar este tipo de pilotagem a alguns pilotos que não entendem o risco que corremos em pista. Neste momento são precisas quatro acções como as de hoje para que o Iannone tivesse de perder uma corrida”.
“Uma sanção saindo do último lugar não é suficiente. Este sistema de pontos não melhora, até piora a ideia dos pilotos mais agressivos ou inconscientes. Recebi o castigo de perder uma corrida e tenho a certeza que mudei a minha mentalidade. Se não fosse uma sanção dura como essa acho que é muito difícil que queiras entender a necessidade de mudar algo. É por isso que acho que começar a corrida em último não é suficiente, porque em cinco ou seis voltas ele estará posicionado na frente de novo.”
“É inacreditável que o Iannone tenha cometido este erro de novo e quando ele o fez, em vez de pedir desculpa perguntou-me se eu tinha algum problema no motor ou se algo estranho estava na curva. Pensei logo que a culpa era dele, mas ele teve esta reacção e não pediu desculpa.”
Nota: “Pensei logo que a culpa era dele, mas ele teve esta reacção e não pediu desculpa “…Não querendo tomar partida de nenhum piloto, critico esta última afirmação proferida por Lorenzo. Nas imagens televisivas vê-se claramente Iannone depois da queda olhar para o espanhol e encolher os ombros e gesticulando com as mãos, como que dizendo, “desculpa”, pelo menos foi a minha percepção dos acontecimentos.
“Para mim o pior é que em vez de dizer que culpa era dele e pedia desculpa, o que já seria difícil de aceitar porque naquele momento estava de cabeça quente, continuava a perguntar-me insistentemente se se tinha passado algo com a minha moto. Na telemetria até se pode ver que eu até travei mais tarde em voltas anteriores.”
Andrea Iannone: “Tenho muita pena que tenha acontecido o que aconteceu com o Lorenzo porque estava a fazer uma boa corrida, ainda que tivesse pouca aderência. Pilotei bem e a dar tudo, sem cometer erros, até que apanhei o Jorge. Quando ao incidente, apenas posso dizer que não podia fazer nada para evitar o que aconteceu: travei no mesmo sítio que nas outras voltas mas ele estava muito lento nesse momento e infelizmente houve contacto com ele e caímos. Pode parecer que eu me aproximei muito depressa e que o queria ultrapassar, mas não foi isso que aconteceu. Temos confirmação disto nos dados da telemetria.”
Marc Márquez, Dani Pedrosa e Valentino Rossi também deram a sua percepção dos acontecimentos entre Iannone e Lorenzo.
Marc Márquez: “Sabemos que Iannone puxa sempre muito mas isto é algo que às vezes acontece. É difícil porque é um ponto em que é complicado calcular a travagem e também a trajectória de Lorenzo. Como diz Valentino, foi uma pena. Quando um dos nossos principais adversários comete um erro, tentamos tirar partido disso. Mas quando é como em Mugello, onde Valentino partiu o motor, ou aqui, que não foi culpa de Lorenzo, sentimo-nos um pouco desapontados”
Dani Pedrosa: “Do que consegui ver, penso que não houve intenção e causar o acidente, Iannone tentou travar quando estava próximo de Jorge, teve um pequeno movimento com a roda traseira e perdeu o controlo da moto. Acho que não houve intenção. Tal como disse Valentino Rossi, é fácil falar quando está sentado. O mais importante é que não houve qualquer intenção. Infelizmente, o Jorge acabou por ter a sua corrida estragada”
Valentino Rossi: “Creio que Iannone cometeu um erro na travagem. Toda a gente pode cometer um erro mas talvez naquele momento pudesse ir para a parte de fora da pista. Mas é muito fácil falar quando se está sentado”
Esperemos que tudo se resolva para bem do espectáculo.
Ricardo Fontelas