WRC – Rally da Sardenha (Itália): Antevisão

 

 E agora Ogier?

Vai hoje para a estrada mais uma etapa do mundial de ralis de 2016, com a realização do Rally de Itália na ilha da Sardenha, a sexta ronda da temporada.

Depois da prova portuguesa, a caravana do mundial segue para a zona mediterrânica,, numa prova sempre espectacular que proporcionará grandes imagens e, esperemos, grandes lutas pelos lugares cimeiros.

O grande destaque é a ausência da Citroen da prova italiana, isto três semanas depois da grande vitória de K. Meeke em Portugal. A marca francesa optou por ficar de novo de fora de mais uma ronda do WRC, demonstrado toda a concertação no desenvolvimento do seu novo carro para a temporada de 2017.

Ogier estará de volta ao tema quente de todos os ralis de terra… o facto de ser ele a abrir a estrada nos dois primeiros dias de prova, sendo com isso penalizado nas primeiras passagens por servir de “limpa troço” a toda a concorrência que segue atrás de si. A verdade é que em Portugal o francês, mesmo nas segundas passagens e já com as especiais bem “limpas” poucos troços venceu, sendo batido por várias vezes até pelos seus colegas de equipa. Mas no final do rally voltaram a chover criticas tanto de Ogier como do seu navegador Julien Ingrassia, quanto a nós sem grande sentido.

Em Itália teremos 18 WRC´s á partida, sem nenhum Citroen na lista como já tinha sido referenciado, e com algumas novidades na lista de participantes.

Entre as equipas principais tudo na mesma relativamente a Portugal. A Volkswagen tem os seus três pilotos habituais, Ogier, Latvala e Mikkelsen que decerto estarão entre os favoritos aos lugares cimeiros da classificação.

A Hyundai volta a ter quatro carros á partida, Paddon e Sordon na equipa principal, com Neuville e Abbring a alinharem na equipa secundária.

A M-Sport trás a sua dupla também ela habitual Camilli e Ostberg, que tentarão melhores resultados do que nas provas até aqui realizadas, que tem sido desapontares.

Regressa L. Bertelli após lesão, falhou o rally de Portugal, volta assim ao WRC e logo na sua prova correndo em casa.

Ott Tanak volta a não falhar a presença bem como H. Solberg, ambos em Ford Fiesta RS WRC.

Desta vez teremos dois Mini WRC á partida, com Gorban a ter a “concorrência” do Estónio Mait Maarend em modelo idêntico.

O suíço Frederico Casa Della e o Italiano Roberto Tononi também alinham de Fiesta RS WRC numa prova que tão bem conhecem.

A prova arranca hoje com uma super espcial de apenas 2km e amanha sim tem o seu arranque “a sério”.

Serão 19 especiais, e 322km para decidir quem vence mais uma ronda do WRC.

HORÁRIO

Quinta-Feira, 9 de junho

Partida Alghero                 16:15

PE1     Ittiri Arena Show     2.00 km        17:00

Total da etapa        2.00 km

 

Sexta-Feira, 10 de junho

Service A – Alghero            07:00

PE2     Ardara – Ozieri        7.50 km        08:35

PE3     Tula    15.00 km      09:12

PE4     Castelsardo   14.02 km      10:10

PE5     Tergu – Osilo 14.91 km      10:51

Service B – Alghero            12:08

PE6     Ardara – Ozieri        7.50 km        14:15

PE7     Tula    15.00 km      14:52

PE8     Castelsardo   14.02 km      15:50

PE9     Tergu – Osilo 14.91 km      16:31

Service C – Alghero            18:00

Total da etapa        102.86 km

 

Sábado, 11 de junho

Service D – Alghero            04:30

PE10   Monti di Alà  22.20 km      07:10

PE11   Coiluna – Loelle       22.39 km      07:53

PE12   Monte Lerno  44.26 km      08:56

Service E – Alghero            12:09

PE13   Monti di Alà  22.20 km      15:01

PE14   Coiluna – Loelle       22.39 km      15:44

PE15   Monte Lerno  44.26 km      16:50

 

Domingo, 12 de junho

PE16   Cala Flumini  14.06 km      07:27

PE17   Sassari – Argentiera 6.82 km        08:08

PE18   Cala Flumini  14.06 km      10:04

PE19   Sassari/Argentiera (Powerstage)   6.82 km        11:08

 

Ogier não vence uma prova há três ralis consecutivos… Será desta que o francês regressa ao lugar mais alto do pódio? Terá assim tanta influência o facto de ser ele a abrir a estrada? Haverá mais desculpas caso não surja a desejada vitória?

Será sem dúvida uma prova muito interessante de seguir, com vários motivos de interesse e muitas incógnitas pela frente, numa fase da temporada em que parece haver uma maior aproximação da concorrência em relação a Ogier, pelo menos a nível de andamento nas especiais.

A ter em conta também a exibição de Paddon que decerto irá querer “vingar” o azar que sofreu em Portugal e voltar ás boas exibições que tem deslumbrado os amantes dos ralis.

Amanhã estamos de volta para lhe dar conta do primeiro líder do rally apos os primeiros quilómetros de prova na curta passagem de 2km de Ittiri Arena Show.

Até lá…If in doubt flat out!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.