E agora Ogier?
Vai hoje para a estrada mais uma etapa do mundial de ralis de 2016, com a realização do Rally de Itália na ilha da Sardenha, a sexta ronda da temporada.
Depois da prova portuguesa, a caravana do mundial segue para a zona mediterrânica,, numa prova sempre espectacular que proporcionará grandes imagens e, esperemos, grandes lutas pelos lugares cimeiros.
O grande destaque é a ausência da Citroen da prova italiana, isto três semanas depois da grande vitória de K. Meeke em Portugal. A marca francesa optou por ficar de novo de fora de mais uma ronda do WRC, demonstrado toda a concertação no desenvolvimento do seu novo carro para a temporada de 2017.
Ogier estará de volta ao tema quente de todos os ralis de terra… o facto de ser ele a abrir a estrada nos dois primeiros dias de prova, sendo com isso penalizado nas primeiras passagens por servir de “limpa troço” a toda a concorrência que segue atrás de si. A verdade é que em Portugal o francês, mesmo nas segundas passagens e já com as especiais bem “limpas” poucos troços venceu, sendo batido por várias vezes até pelos seus colegas de equipa. Mas no final do rally voltaram a chover criticas tanto de Ogier como do seu navegador Julien Ingrassia, quanto a nós sem grande sentido.
Em Itália teremos 18 WRC´s á partida, sem nenhum Citroen na lista como já tinha sido referenciado, e com algumas novidades na lista de participantes.
Entre as equipas principais tudo na mesma relativamente a Portugal. A Volkswagen tem os seus três pilotos habituais, Ogier, Latvala e Mikkelsen que decerto estarão entre os favoritos aos lugares cimeiros da classificação.
A Hyundai volta a ter quatro carros á partida, Paddon e Sordon na equipa principal, com Neuville e Abbring a alinharem na equipa secundária.
A M-Sport trás a sua dupla também ela habitual Camilli e Ostberg, que tentarão melhores resultados do que nas provas até aqui realizadas, que tem sido desapontares.
Regressa L. Bertelli após lesão, falhou o rally de Portugal, volta assim ao WRC e logo na sua prova correndo em casa.
Ott Tanak volta a não falhar a presença bem como H. Solberg, ambos em Ford Fiesta RS WRC.
Desta vez teremos dois Mini WRC á partida, com Gorban a ter a “concorrência” do Estónio Mait Maarend em modelo idêntico.
O suíço Frederico Casa Della e o Italiano Roberto Tononi também alinham de Fiesta RS WRC numa prova que tão bem conhecem.
A prova arranca hoje com uma super espcial de apenas 2km e amanha sim tem o seu arranque “a sério”.
Serão 19 especiais, e 322km para decidir quem vence mais uma ronda do WRC.
HORÁRIO
Quinta-Feira, 9 de junho
Partida Alghero 16:15
PE1 Ittiri Arena Show 2.00 km 17:00
Total da etapa 2.00 km
Sexta-Feira, 10 de junho
Service A – Alghero 07:00
PE2 Ardara – Ozieri 7.50 km 08:35
PE3 Tula 15.00 km 09:12
PE4 Castelsardo 14.02 km 10:10
PE5 Tergu – Osilo 14.91 km 10:51
Service B – Alghero 12:08
PE6 Ardara – Ozieri 7.50 km 14:15
PE7 Tula 15.00 km 14:52
PE8 Castelsardo 14.02 km 15:50
PE9 Tergu – Osilo 14.91 km 16:31
Service C – Alghero 18:00
Total da etapa 102.86 km
Sábado, 11 de junho
Service D – Alghero 04:30
PE10 Monti di Alà 22.20 km 07:10
PE11 Coiluna – Loelle 22.39 km 07:53
PE12 Monte Lerno 44.26 km 08:56
Service E – Alghero 12:09
PE13 Monti di Alà 22.20 km 15:01
PE14 Coiluna – Loelle 22.39 km 15:44
PE15 Monte Lerno 44.26 km 16:50
Domingo, 12 de junho
PE16 Cala Flumini 14.06 km 07:27
PE17 Sassari – Argentiera 6.82 km 08:08
PE18 Cala Flumini 14.06 km 10:04
PE19 Sassari/Argentiera (Powerstage) 6.82 km 11:08
Ogier não vence uma prova há três ralis consecutivos… Será desta que o francês regressa ao lugar mais alto do pódio? Terá assim tanta influência o facto de ser ele a abrir a estrada? Haverá mais desculpas caso não surja a desejada vitória?
Será sem dúvida uma prova muito interessante de seguir, com vários motivos de interesse e muitas incógnitas pela frente, numa fase da temporada em que parece haver uma maior aproximação da concorrência em relação a Ogier, pelo menos a nível de andamento nas especiais.
A ter em conta também a exibição de Paddon que decerto irá querer “vingar” o azar que sofreu em Portugal e voltar ás boas exibições que tem deslumbrado os amantes dos ralis.
Amanhã estamos de volta para lhe dar conta do primeiro líder do rally apos os primeiros quilómetros de prova na curta passagem de 2km de Ittiri Arena Show.
Até lá…If in doubt flat out!
Carlos Mota