WRC – Rally da Sardenha (3º dia): Resumo

 

Neuville lidera, mas fica tudo para decidir no último dia.

 

Está emocionante o Rally da Sardenha, que ao final do 3º dia de prova tem primeiro e segundo classificados separados por apenas 16´s. Neuville e Latvala partem para o derradeiro dia com verdadeiras aspirações a vencer uma prova que tem feito várias “vítimas” entre alguns candidatos aos lugares cimeiros.

Que o digam Paddon, Bertelli, Mikkelsen e Ostberg que ficaram pelo caminho e arredados da luta pelos pontos ambos com saídas de estrada. Paddon no dia de ontem destruiu quase por completo o seu Hyundai I20 WRC, já hoje foi o piloto norueguês da Volkswagen que teve uma saída de estrada, batendo numa rocha e partindo um braço de direcção. Ostberg foi obrigado a parar já perto do final da última etapa do dia com problemas no seu Fiesta RS WRC.

Já o italiano saiu na SS12 terminado assim mais cedo o “seu” rally, ele que corria em casa.

Na frente tem havido lutas bem interessantes, tanto pela liderança da prova entre Neuville e Latvala, com vantagem para já para o piloto belga da Hyundai, como pelo lugar mais baixo do pódio. Aqui foram três os protagonistas ao longo deste dia; Ogier, Mikkelsen e Ostberg têm protagonizado uma luta bastante interessante e nada habitual de ver, pois por norma o francês e tri-campeão entra em lutas por vitórias, mas tem-se visto arredado dessa batalha na ilha da Sardenha.

Na “linha da frente” foi Neuville a liderar durante todo o dia, apenas oscilando a distância entre si o Latvala, que chegou a ser apenas de 2,9´s no final da primeira secção do dia, mas que acabou por ganhar tempo nas três passagens da tarde, abrindo a vantagem para 16,1´s no final do dia.

A luta pelo terceiro lugar ficou reduzida a dois com o abandono de Mikkelsen na SS14, deixando Ogier e Ostberg separados por apenas 10´s à entrada da derradeira passagem do dia, o duro troço de Monte Lerno e os seus 44km de extensão. Foi aí que Ostberg (que vinha a realizar uma grande prova até então) foi obrigado a parar com problemas no carro.

Quem beneficiou com isso foi Sordo que subiu assim a 4º no final do dia e Ott Tanak fecha o dia em 5º na geral a já quase 5 minutos de Neuville.

Um dos destaques do dia foi para Eric Camilli, o piloto da M-Sport realizou um dia extremamente positivo, depois do azar de ontem quando teve problemas no diferencial do seu carro, hoje realizou bons tempos, rodou muitas vezes entre os três mais rápidos, deixando uma boa imagem e uma notória evolução desde o início da temporada. Fecha o dia em 7º na geral.

1. 20 Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas
Hyundai i20 WRC ’16
M
RC1
3:07:35.2 90.4
2. 2 Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka
Volkswagen Polo R WRC
M
RC1
3:07:51.3 +16.1
+16.1
90.2
0.06
3. 1 Ogier Sébastien – Ingrassia Julien
Volkswagen Polo R WRC
M
RC1
3:08:50.2 +1:15.0
+58.9
89.8
0.27
4.
4 Sordo Dani – Martí Marc
Hyundai i20 WRC ’16
M
RC1
3:09:54.4 +2:19.2
+1:04.2
89.3
0.49
5.
12 Tänak Ott – Mõlder Raigo
Ford Fiesta RS WRC
M
RC1
3:12:25.8 +4:50.6
+2:31.4
88.1
1.03
6.
16 Solberg Henning – Minor-Petrasko I.
Ford Fiesta RS WRC
RC1 3:13:07.6 +5:32.4
+41.8
87.8
1.18
7.
6 Camilli Eric – Veillas Benjamin
Ford Fiesta RS WRC
M
RC1
3:13:13.7 +5:38.5
+6.1
87.7
1.20
8.
34 Suninen Teemu – Markkula Mikko
Škoda Fabia R5
RC2 3:14:24.2 +6:49.0
+1:10.5
87.2
1.45
9.
43 Kopecký Jan – Dresler Pavel
Škoda Fabia R5
RC2 3:15:43.5 +8:08.3
+1:19.3
86.6
1.73
10. 42 Fuchs Nicolás – Mussano Fernando
Škoda Fabia R5
RC2 3:15:45.7 +8:10.5
+2.2
86.6
1.74

 

Amanhã corre-se o derradeiro dia de prova, com 40km a correr contra o cronometro, divididos por quatro especiais, onde se decidirá o grande vencedor do rally da Sardenha de 2016.

Neuville e Latvala estão separados por apenas 16,1´s por isso todos os cenários podem ser equacionados.

Luta, emoção até final e indecisão até ao último metro de rally, são o cardápio para o dia de amanha, por isso motivos mais do que suficientes para acompanhar a par e passo.

Amanhã estamos de volta para o dia de todas as decisões, acompanhe na nossa pagina de facebook e ao final da tarde o resumo da prova e todas as análises finais deste rally que tem consigo um condimento de emoção como há muito não se via.

Até lá..if in doubt flat out.

 

Carlos Mota

 

Fontes: http://www.wrc.com
            http://www.ewrc-results.com
Fotos: Facebook WRC

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.