Verizon IndyCar Series – Firestone 600

A oval do Texas foi o palco para a Firestone 600, a terceira de cinco corridas realizadas em ovais esta temporada.

Carlos Muñoz (#26) surpreendeu pela positiva e o colombiano realizou uma volta excelente para assinar pela primeira vez na carreira uma pole position, batendo Scott Dixon (#9), que ficou no 2º posto. Seguiam-se Hélio Castroneves (#3) e Takuma Sato (#14), o japonês a realizar também uma boa qualificação, no 4º posto.
Simon Pagenaud (#22), o líder do campeonato por 80 pontos sobre Dixon, era 6º à partida.

Depois de algumas horas de espera por causa da chuva que caiu sobre o Texas, a decisão foi de adiar a corrida para domingo.

À hora da partida a pista estava seca mas era uma corrida contra o tempo, porque a chuva prometia voltar durante a corrida.

Na bandeira verde Muñoz não deu hipótese e ficou na frente, com Castroneves em 2º. Dixon tinha muitas dificuldades no arranque e caiu para 7º, e Takuma Sato rapidamente caiu para fora do Top 10. Alexander Rossi (#98) intrometeu-se na luta pela primeiras posições e esteve sempre perto de tocar em Castroneves, que se mantinha colado a Muñoz. Rossi não ficou ali muito tempo porque o seu carro ficou bastante solto em curva, e o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis caiu para 9º.

Haviam várias lutas pelo pelotão, a mais interessante a ser a que envolvia Ryan Hunter-Reay (#28) e Josef Newgarden, que lutavam pelo 3º lugar e estiveram várias voltas lado a lado. Hunter-Reay foi resiliente e venceu esta guerra, chegando rapidamente ao duo Muñoz-Castroneves.

 

foto: autsport.com
foto: autsport.com

A primeira ronda de paragens começou um pouco mais cedo, na volta 33, com Castroneves e Kanaan a serem os primeiros a entrar.
O líder, Carlos Muñoz, parou na volta 39. Josef Newgarden ficou na frente mas parou duas voltas depois.

Newgarden, na volta de saída, à saída da curva 4, ficou no lado superior da pista, lado a lado com Conor Daly (#18), que ainda não tinha parado. Daly perdeu o controlo da traseira do seu carro e foi diretamente contra Newgarden, e ambos foram de encontro às barreiras, com o carro de Newgarden a ficar inclinado para a direita. O carro de Newgarden ficou desfeito em pedaços. Ambos sairam dos carros mas Newgarden estava com muitas dores, sobretudo no pulso e no ombro, e acabou por ser levado para o hospital, mas não teve lesões graves.
O arco de segurança no carro de Newgarden bateu na barreira SAFER e provocou um buraco que levou algum tempo a ser reparado.

Durante a bandeira amarela os pilotos pararam nas boxes, com alguns, casos de James Hinchcliffe (#5) e Mikhail Aleshin (#7), que ainda não tinham parado, a fazerem serviço completo de boxes e a não perderem tanto tempo.
Assim, Hinchcliffe conseguiu acertar com a estratégia de corrida e ficou na liderança, seguido por Ryan Hunter-Reay, Mikhail Aleshin, Will Power (#12) e Ed Carpenter (#20).
Hunter-Reay até tinha batido Hinchcliffe nas boxes mas houve alguma confusão, com alguns carros atrasados pelo meio.
Alguns pilotos aproveitaram paa fazer mais uma paragem para mudar as asas dianteiras. Jack Hawksworth (#41) estava a trocar os seus pneus e, quando saiu das boxes, os mecânicos não conseguiram retirar uma mangueira de uma pistola a tempo. Um dos mecânicos ficou ferido e levou pontos nas costas.

Ainda atrás do Pace Car, a chuva acabou mesmo por voltar ao circuito do Texas. A bandeira vermelha foi mostrada ao fim de 71 voltas, ainda um pouco longe do meio da corrida, que só seria atingido na volta 124.

Depois de mais de duas horas de espera foi tomada a decisão de cancelar a corrida.

A corrida não foi adiada para o dia seguinte mas sim para o dia 27 de agosto. Será esta a nova data para a re-realização da Firestone 600, e esperemos que nessa altura a chuva não volte a alterar os planos.

Com o cancelamento e respetivo adiamento da Firestone 600, a próxima corrida marcará o regresso da IndyCar a Road America, considerada uma das melhores pistas nos EUA. A última vez que o campeonato passou em Road America tinha sido em 2007, na altura com a Champ Car. É um regresso muito aguardado pelos fãs da IndyCar.

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.