WRC – 13º Rally d’Italia Sardegna: resumo da prova

O WRC passou pelas estradas duríssimas da ilha da Sardenha, em Itália.

A escolha dos pneus foi um fator importante com o piso muito exigente para os pneus, com muita gravilha solta e algumas pedras que eram imperdoáveis para os pneus. No segundo dia (o primeiro a sério) vários pilotos chegaram ao final das classificativas com os pneus desgastadíssimos.

Sébastien Ogier (#1) voltava a limpar a estrada e ao princípio não estava mal, mas a partir da quarta classificativa começou finalmente e, inevitavelmente a perder tempo para os rivais.
Jari-Matti Latvala (#2), insatisfeito com o comportamento do seu VW, assumiu a liderança, mas o seu grande adversário era Thierry Neuville (#20), que estava determinado em deixar uma série de resultados negativos para trás. O belga da Hyundai aproveitou muito bem uma posição na estrada mais recuada e deixou os seus rivais a terem que arriscar para acompanharem o seu ritmo. Apesar de falhar uma curva num entroncamento, o belga conseguiu ser o mais rápido em SS5 e tomou a liderança do rali.

O seu companheiro de equipa na Hyundai, Hayden Paddon (#3), numa curta secção de asfalto, falhou uma travagem para uma esquerda, a 100 metros do final da 7ª classificativa e saiu de estrada, voltando a destruir o seu Hyundai, tal como aconteceu em Portugal.

Neuville andou muito rápido durante o segundo dia e fechou-o com 11.1 segundos para Latvala, com Ogier já distante, a 40 segundos de Neuville, e ainda tinha que limpar a estrada no terceiro dia.

No terceiro dia, Neuville ainda cometeu um erro, sentindo a pressão de Latvala, que tentava recuperar tempo. O finlandês reduziu a diferença para 2.9 segundos em SS12, mas o belga voltou à carga em SS13 e assinou o melhor tempo, alargando para 13.7 segundos.

A luta pelo terceiro lugar animava com Ogier cada vez mais pressionado por Andreas Mikkelsen (#9) e Mads Østberg (#5), mas ambos iriam ter problemas no final do terceiro dia.
Primeiro foi Mikkelsen, que bateu numa pedra que estava no meio da estrada. Os danos na suspensão foram suficientes para que o norueguês abandonasse e voltasse em Rally-2.
Depois, em SS15, Østberg cometeu um erro numa curva à direita, que tinha um muro de pedra. Østberg entrou em curva demasiado cedo e danificou bastante a frente do seu Ford. Para Østberg foi o fim do rali.

Estes azares promoveram Dani Sordo (#4) ao 4º lugar e Ott Tänak (#12), que tinha perdido um minuto com um furo, ao 5º posto.

Para o último dia, Neuville tinha 16.1 segundos para Latvala, mas se pensavam que o belga iria ser mais cauteloso, então enganaram-se. Para começar, Neuville foi o mais rápido em SS16, e repetiu a sua vitória em SS18, que era a mesma classificativa (duas passagens por Cala Flumini). Este ataque deixou Latvala praticamente sem hipóteses de chegar à vitória.
Até ao fim, nota para a vitória de Sébastien Ogier na Power Stage.

Thierry Neuville voltou às vitórias no WRC. O belga venceu apenas pela segunda vez na carreira, depois de ter vencido o Rali da Alemanha em 2014. Finalmente, Neuville deixa uma série de resultados insatisfatórios para trás. Ficaremos à espera para ver se Neuville continua com estas prestações no futuro.

Jari-Matti Latvala deu o seu melhor nas no final teve que se contentar com o 2º lugar, e Sébastien Ogier, apesar de ter terminado em 3º, ganhou muitos pontos aos seus rivais mais diretos.

O consistente Dani Sordo terminou no 4º lugar e subiu ao 2º lugar no campeonato, mas já está a 64 pontos de Ogier, e Ott Tänak acabou num bom 5º posto.

Teemu Suninen (#34) (Škoda) venceu no WRC-2, com o 8º lugar na geral, e Fabio Andolfi (#61) (Peugeot) venceu no WRC-3, com o 20º lugar na geral.

Segue-se mais gravilha no WRC, com o Rali da Polónia no início do mês de julho.

 

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.