WEC – 24h de Le Mans

As 24h de Le Mans já começaram e será sem sombras de dúvidas o evento principal do fim de semana de corridas. Sem querer comparar ao GP da Europa em Fórmula 1, Le Mans tem todo um espírito por trás, que nenhum GP de F1 poderia dividir atenções… talvez o GP do Mónaco!

Vamos fazer um pequeno resumo do que já se passou e de algumas noticias que marcam esta edição das 24h de Le Mans e até o próprio campeonato do Mundo de resistência.

LMP1: Pole para a Porsche, mas cuidado com a Toyota

Nos dias em que antecederam os treinos e qualificações, vários membros da Toyota diziam que estavam bastante confiantes para a edição de 2016 das 24h de Le Mans. Essa confiança ficou demonstrada, principalmente, na qualificação 3 onde o carro #6, de Sarrazin/Conway/Kobayashi foi o mais rápido da sessão.

No entanto, quem conseguiu garantir a pole position para a corrida foi a tripulação do carro #2, Dumas/Jani/Lieb. Neel Jani afirmou ao motorsport.com que sabe onde ainda poderia tirar 1s aos 3:19.733s que garantiram à Porsche a pole.

 

© Gabi Tomescu – AdrenalMedia.com

O carro #1 da Porsche vai estar ao lado do carro “irmão”, assegurando uma primeira linha de grelha constituída pelos carros da equipa Porsche. A Toyota garantiu a segunda linha de grelha, com o carro#6 no 3ª lugar e o #5 na 4ª posição da grelha. Os grandes ausentes na frente da grelha são os Audi, que estiveram quase sempre atrás dos Porsche e Toyota. Apenas na qualificação 3 é que o Audi #7 conseguiu fazer o 2º melhor tempo. Saem os dois carros da linha 3 da grelha de partida.

Nos não híbridos não houve surpresas. Os dois Rebellion partem da linha 4 da grelha, com o #13 na 7ª posição e o #12 na 8º posição. O CLM da ByKolles não conseguiu marcar nenhum tempo devido ao motor do carro se ter incendiado, no entanto irão sair da posição 54 da grelha, ao lado do Aston Martin #99 da classe GTE-Am.

Grelha de partida para as 24h de Le Mans

Todos os resultados

LMP2: Filipe Albuquerque, João Barbosa e Algarve Pro Racing

Se este ano não temos nenhum piloto nos LMP1, temos muitas razões para seguirmos de perto a corrida dos LMP2. Filipe Albuquerque foi o melhor português, batendo neste particular João Barbosa, conseguindo levar o Ligier JS P2 – Nissan da RGR ao lugar 21 da grelha de partida. O carro da Krohn Racing teve alguns problemas e João Barbosa vai assistir à largada do seu carro para este fim de semana, da última linha de grelha. Já a equipa Algarve Pro Racing, sem pilotos portugueses no line up, conseguiu garantir o 27º posto da grelha de partida.

Na classe, foi Rene Rast (G-Drive Racing) quem garantiu a pole, seguido de Nelson Panciatici da Baxi DC Racing Alpine. Quanto a nós, iremos estar muito atentos a esta classe, que com certeza irá dar muito espectáculo.

GTE – Pro: Alterações no BoP para a corrida

O ACO teve muitas dúvidas se o Balance of Performance nos GTE estariam a resultar. A Ford teve necessidade de se defender de certas acusações, de que a marca americana estaria a ocultar a sua performance no treino para que não fosse tão afectada no BoP. Outra das razões que levou a mexidas no BoP, foi a controvérsia quanto ao ritmo apresentado entre os carros com turbo e os carros naturalmente aspirados, durante a primeira qualificação. Os americanos defenderam-se com pressões atmosféricas e outras razões, no entanto o ACO decidiu alterar o BoP para o fim de semana.
Entre outras alterações, o ACO e a FIA vão obrigar a um aumento de peso nos carros da Ford e da Ferrari.

© Gabi Tomescu – AdrenalMedia.com

Quanto à grelha para a corrida, a Ford conseguiu a pole, com o carro #68 de Dick Muller, seguindo-se o Ford GT #69 e o Ferrari 488GTE de James Calado.

GTE- Am: Pedro Lamy sai de 2º

Mais dois portugueses no pelotão das 24h de Le Mans, com Pedro Lamy a bater Rui Águas. O piloto do Aston Martin #98 vai estar ao lado do Ferrari 458 Italia #61 da Clearwater Racing. Já Rui Águas vai assistir à partida do seu colega de equipa Emmanuel Collard na 5ª posição da classe.

© Gabi Tomescu – AdrenalMedia.com

Grelha de partida completa

Pedro Mendes

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