ETCC – Ponto de situação da competição

Se é a primeira vez que vão assistir a uma prova do ETCC, devem ter em atenção aos seguintes pilotos: Petr Fulin (SEAT León Cup Racer) e Kris Richard (Honda Civic TCN2), para além dos nossos compatriotas Fábio Mota e Manuel Pedro Fernandes, pelos motivos óbvios. No entanto, Fulin e Richard têm 3 vitórias cada, em 6 corridas completadas. Quer isto dizer que existem grandes hipóteses de um destes senhores, ou os dois, vencerem em Vila Real. As prestações do checo e do suíço têm sido a grande atracção da competição, estando os dois pilotos separados apenas por 4 pontos.

foto: FIA ETCC

Na primeira prova da taça europeia de carros de turismo, em Paul Ricard, o experiente René Munnich (que este ano compete no mundial de ralicross, no WTCC e ainda dá uma perninha no ETCC), assinou a pole position, perdendo a corrida inaugural de 2016 para Petr Fulin, que saiu da 2ª posição da grelha. A fechar o pódio ficou Peter Rikli (Honda Civic TCN2). Fábio Mota foi 9º. Na segunda corrida, Fulin voltou a vencer, seguindo-se Rikli e o jovem da Zengö- equipa que também participa no WTCC – Norbert Nagy em 3º.

Na Eslováquia, a segunda ronda do ETCC, Christjohannes Schreiber (SEAT León Cup Racer, Krenek Motorsport) foi o mais rápido na qualificação, seguido do checo Fulin. Nessa sessão, Fábio Mota assinou o 3º melhor tempo, garantindo um bom lugar para a corrida 1, o que se verificou, já que no final da corrida o português subiu ao pódio, atrás de Richard e Rikli. Aliás, Mota foi um dos pilotos em evidência no Slovakia Ring e esteve sempre em luta com Rikli pelo 2º lugar, que apenas perdeu na última volta. Os pilotos da Krenek Motorsport, Schreiber e Fulin  foram desclassificados da primeira corrida na Eslováquia por não terem sido montados nos SEAT Léon os difusores que são obrigatórios. Para a 2ª corrida no Slovakia Ring, Fábio Mota saiu de 6º na grelha, no entanto o vencedor da corrida foi Richard que saiu de 8º. Peter Rikli foi 2º e Mladen Lalusic (SEAT Léon Cup Racer) foi 3º. Mota terminou em 5º, num fim-de-semana muito positivo para o piloto português.

foto: Florent Gooden / DPPI

Depois da viagem até à Eslováquia, chegava um dos pontos altos da competição: Nürburgring Nordschleife. Como para a maioria dos pilotos, era a estreia de Fábio Mota no mítico circuito, no entanto, o português foi muito rápido no primeiro contacto com os mais de 20 Km de pista. Na qualificação, Fulin foi o mais rápido, tirando a pole de Richard apenas por 0.012s. O mesmo aconteceu em corrida, com Fulin a vencer, Richard em 2º e Teddy Clairet, num Peugeot 308 Racing Cup da Loeb Racing (estreantes no ETCC) em 3º. Foi uma estreia de luxo para a Loeb Racing, com um 3º e 4º lugares. Na corrida 2, quem venceu foi Richard, com Schreiber em 2º e Fulin em 3º. Fábio Mota terminava o fim-de-semana apenas com o 7º lugar da corrida 1, já que na corrida 2 o português foi desclassificado porque o carro não atingiu o peso mínimo permitido no escrutínio depois da corrida.

Chegamos assim ao fim de semana do 46º Circuito Internacional de Vila Real, onde o ETCC fará a sua estreia como corrida de apoio ao mundial de turismos, o WTCC e vale pontos a dobrar, com dois portugueses no pelotão: o habitual Fábio Mota da Lema Racing, que ocupa o 7º lugar da geral com 77 pontos; e Manuel Pedro Fernandes que irá pilotar um SEAT Léon Cup Racer da equipa portuguesa Speedy Motorsport (chefiada por Pedro Salvador). Fábio Mota é um dos candidatos à vitória, no entanto o piloto espera uma nova caixa de velocidades que lhe daria melhores hipóteses de lutar com Fulin e Richard. Isso apenas deverá acontecer em Itália, na última ronda do ETCC.

Não nos podemos esquecer dos Super 1600 que acompanham a caravana dos S200 e que pontuam para uma classificação à parte, com o alemão Niklas Mackschin a liderar um pelotão composto na sua quase totalidade, pelos Ford Fiesta 1.6 16V

Classificação geral do ETCC e dos Super 1600

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.