WTCC – Os Top 5 até agora

 Top 5 +

 

#1 – José Maria Lopez: Quando se faz um top deste género é muito raro não ter o piloto argentino. Aliás, só mesmo por engano é que Lopez não figura num top que premeia os melhores do WTCC. Desde que chegou à Citroën em 2014 tem sido um “monstro” com uma insaciável sede de vitórias. Pelo 3º ano consecutivo tem sido o melhor piloto do grid e os adjectivos começam a ser cada vez mais escassos para definir o que o Pechito tem feito nestes último anos. Em 2016 tem sido ele de novo o senhor do WTCC e mesmo com um carro com mais 80kg que a concorrência, consegue vencer  de qualquer maneira e feitio. A vitória na Eslováquia foi mais com o coração do que com talento, tal era o estado do Citroen, em Nurburgring teve a sorte de escolher o sitio certo para evitar o choque com o carro de Monteiro. Pechito tem tido a sorte que caracteriza os campeões mas que ninguém duvide que a sorte é também fruto do talento enorme deste piloto.

 

 

#2 – Tiago Monteiro: O piloto português tem a concorrência reforçada para 2016. A Honda apostou muito este ano, renovando o line up dos pilotos mas manteve o português. A experiência de Monteiro aliada a cada vez melhor forma que apresenta (algo que tem sido uma constante desde a introdução dos novos regulamentos em 2014, onde o apoio aerodinâmico tem um papel mais importante), fazem de Monteiro um piloto a ter sempre em conta. Para já tem sido o adversário que mais se tem imposto a Lopez. O Civic ainda não é uma máquina que possa fazer frente de igual para igual com o C-Elysée, mas o piloto português tem conseguido aproveitar da melhor forma as vezes em que os franceses não ficam no lugar mais alto do pódio. O azar de Nordshleife poderá ter sido um momento marcante nesta época mas Monteiro prometeu ataque máximo é acreditamos que seja isso que irá acontecer.

 

#3 – Rob Huff: O piloto britânico voltou as vitórias e o sorriso voltou também. A mudança para a Honda deu um novo ânimo a Huffy que encontrou uma máquina mais capaz e que já o fez subir ao lugar mais alto do pódio. A qualidade de Huff é inquestionável e o “Sr. Macau” será uma ameaça constante a Monteiro e Lopez.

 

#4 – Norbert Michelisz: O mais discreto dos 3 pilotos Honda mas nem por isso o pior. Norbi tem feito aquilo a que  nos habituou … ser rápido, constante e inteligente para amealhar os pontos possíveis a cada corrida. É provavelmente o próximo nome forte da Honda e do WTCC em geral. Não se deixem enganar pelo estilo tímido e reservado do piloto. O húngaro tem muita qualidade e é um candidato sério a ser campeão no futuro. Para já um bom início de época, com a adaptação à nova equipa a decorrer sem problemas.

 

#5 – Nick Catsburg: Outro piloto de quem somos fãs. Catsburg é um piloto cheio de qualidade, algo que já mostrou e continua a mostrar nos GT´s e que começa a confirmar no WTCC. É neste momento claramente o melhor piloto da Lada tanto na classificação, como por aquilo que apresenta em pista. Catsburg num carro mais competitivo seria um caso sério mas para já tem mostrado uma excelente forma e merece estar neste top5 , onde poderia caber Benanni que tem estado muito bem até agora. Mas parece-nos que o potencial de Catsburg é superior ao do  marroquino.

 

Top 5 –

 

#1 – Hugo Valente: É com pena que colocamos Valente nesta parte do top. O francês tem rapidez e potencial para ser dos melhores do grid mas insiste em erros e toques desnecessários que o comprometem a ele e à equipa. Se resolvesse esse “pequeno” problema poderia ser uma dor de cabeça para os homens que agora ocupam a frente do campeonato. Assim Valente vai coleccionando abandonos e voltas mais rápidas. Acreditamos muito no potencial do francês mas para ele o revelar tem de melhorar muito a forma como aborda as corridas.

 

#2 – Yvan Muller: Não é costume o tetra campeão do mundo aparecer nesta parte dos tops. Mas a verdade e que o ano de Muller tem sido recheado de azares e de exibições menos conseguidas. Ninguém duvida que estamos perante um dos melhores pilotos do grid e talvez por sabermos disso e por acharmos que pode (e deve) fazer melhor, é que o colocamos neste top. Muller tem sido uma sombra do que já foi, algo que se tem vindo a acentuar ao longo do tempo. Mas assim que o clique se der, vamos ter de novo o Muller vencedor de volta.

 

#3 – Gregoire Demoustier: O francês foi promovido à Loeb Racing mas nem por isso tem mostrado muito potencial. Dos 3 pilotos é claramente o mais fraco e aquele que menos tem mostrado ao longo desta época. Tem em mãos o melhor carro do grid mas mesmo assim não se consegue evidenciar. Estamos em crer que Filippi seria uma escolha mais acertada para a equipa. Para já o elo mais fraco do campeonato.

 

#4 – Nika Racing: De adiamento em adiamento, a equipa parece que não irá marcar presença em nenhuma ronda do campeonato. Trocaram o Civic pelo Cruze, e foram lançando comunicados à medida que as corridas foram chegando arranjando sempre uma desculpa nova. Muito longe do que os responsáveis da equipa nos disseram no ano passado, quando apontavam para um crescimento da equipa. Neste caso está-se a dar um desaparecimento, o que é mau para o WTCC, pois basta pensar que no ano passado com Girolami a Nika mostrou argumentos para discutir vitórias no troféu dos privados.

 

 

#5 – Honda vs FIA: É o caso do ano e aquele que marcar para sempre o resultado final desta época. A Honda arriscou numa interpretação inovadora das regras (colocação de parte do peso dos lastros no fundo plano) mas a FIA não concordou. Em resposta do apelo da Honda a FIA despenalizou a Honda numa corrida o que faz pouco sentido. Seja como for, a luta pelo título ficou praticamente desfeita e a FIA com o tempo que demorou a tomar a decisão ficou claramente mal na fotografia.

 

 

Fábio Mendes

Chicane Motores para o CIVR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.