ETCC – Fábio Mota, o guerreiro!

É fácil falar dos vencedores. É com eles que as primeiras páginas se preenchem é por eles que as pessoas gritam. Mas há aqueles que não vencendo, merecem exactamente o mesmo tratamento, por que foram grandes também. Fábio Mota é um desses casos. O piloto não venceu mas conquistou o respeito e admiração de todos, pois o que ele fez em Vila Real está só ao alcance dos campeões.
Fábio Mota encarou Vila Real com muita calma e precaução. Tentou sempre evitar euforias pois na sua cabeça estava tudo muito bem planeado e começou a colocar isso em prática logo na primeira sessão de treinos. Não quis dar nas vistas nem arriscar em demasia… Apenas fazer o trabalho necessário para o que viria a seguir. Na segunda sessão de treinos mostrou mais andamento e esteve sempre confortável no carro. Não havia dúvida que se Manuel Fernandes estava rápido, Fábio Mota tinha o mesmo ritmo que o piloto de Vila Real. Na nossa cabeça já imaginávamos os dois pilotos no pódio.

Na qualificação foi Mota que começou a mostrar-se, fazendo o melhor tempo da sessão até que o azar bateu à porta. Uma falha nos travões atirou o piloto contra as barreiras,impedindo-o de lutar pela pole (que estava ao seu alcance) conseguindo no entanto ficar com o 4º melhor tempo. O Leon da Lema Racing ficou bastante danificado mas ainda recuperável para as corridas de domingo. Foi um golpe rude para quem estava a ser muito rápido, mas o piloto de Vila Nova de Gaia não baixou os braços, encarou a adversidade e motivou-se para fazer uma boa prestação.

Largou de 4º para a primeira corrida e pressionou Fulin, líder do campeonato num Leon mais evoluído que o seu. Fez a cabeça em água ao checo e lutou com tudo para chegar ao pódio. Tanto esforço teria de ser recompensado mas mais uma vez o azar pregou uma partida. Na curva da Araucária, Fulin alargou demasiado a trajectória e Mota fez o que lhe competia tentando passar. Infelizmente o carro escapou-lhe de frente, embatendo nos rails de protecção danificando o braço de suspensão do seu Leon.

O carro voltou para a boxe e os mecânicos tentaram fazer o milagre de o reparar a tempo da segunda corrida. Qualquer um teria ficado arrasado com mais este golpe duro, mas Mota mostrou ser mais forte e foi dos primeiros a ir cumprimentar Manuel Fernandes após a sua vitória, mesmo não sabendo se iria correr na 2ª prova.

Os mecânicos da Lema Racing (que também merecem uma menção especial pois tiveram muito trabalho e conseguiram sempre entregar o carro a tempo) conseguiram  dar novamente vida ao  Leon em tempo recorde e Mota seguiu de novo para a pista, largando da última posição. Em mais uma prova de bravura, Fábio foi com tudo e recuperou até ao 4º lugar, até encontrar Nagy, que desta vez não falhou e não permitiu que o português subisse ao pódio. O que Mota fez na segunda corrida foi espantoso. Pegar num carro longe da afinação ideal e ter a mesma confiança com que começou o fim de semana para atacar é no mínimo louvável.

 

Foi um fim de semana muito duro para Mota mas ele foi mais duro ainda e o que fez está ao alcance de poucos. Caiu, levantou-se, voltou a cair e levantou-se novamente pronto para a luta. É desta fibra que são feitos os campeões. E é esta fibra que levará Mota longe.

Foi para nós um privilégio poder privar com o piloto. Surpreendeu todos pela positiva, recebeu todos os colegas do ETCC de forma impecável e deixou uma imagem espectacular. A sorte não lhe sorriu é certo mas às vezes não é preciso vencer para ser grande e Fábio Mota foi muito grande.

Para o ano também hás-de sorrir em Vila Real. Agora é recuperar forças e “vingar” este azar todo em França.

 

Fábio Mendes

3 pensamentos sobre “ETCC – Fábio Mota, o guerreiro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.