Vila Real está novamente de Parabéns

Fim de festa. O 46º Circuito Internacional de Vila Real acabou e paramos 5 minutos para fazer um balanço do que aconteceu. Por entre muitas noites de pouco sono e muito cansaço, acabamos o dia de ontem com um sorriso nos lábios.

Para nós, esta caminhada começou em Fevereiro, quando a APCIVR nos ligou e nos convidou para ajudarmos com o nosso contributo. Foi com grande orgulho que recebemos o convite e aceitamos. 3 anos depois desta brincadeira ter começado, estávamos envolvidos num evento de nível internacional.

Pudemos ver um pouco de como funciona a organização e temos a dizer que aquilo dá trabalho que se farta. Por muito que tentem, não conseguem imaginar o esforço e a dedicação das pessoas que trabalham diariamente para que o Circuito Internacional de Vila Real seja possível. Nem vos passa pela cabeça a quantidade de problemas que são necessários resolver para que tudo corra pelo melhor.

Mas no final todo o esforço e dedicação são recompensados com imagens arrepiantes de um auditório do Teatro de Vila Real repleto de gente a cantar a plenos pulmões o hino de Portugal, deixando de queixo caído todos os responsáveis do WTCC.

O 46º Circuito Internacional de Vila Real foi um sucesso, a organização foi elogiada e o espectáculo dado de grande calibre. Foi a confirmação do trabalho desenvolvido em 2015 e que em 2016 voltou a dar frutos. Um circuito repleto de gente para ver as corridas, enfrentando um calor pouco recomendável, é a prova que esta região vive as corridas como poucas. Os engarrafamentos das vias de acesso à cidade confirmam que a moldura humana foi considerável e que os números serão no mínimo iguais aos do ano passado.

O sucesso deste evento levará o nome desta região mais longe e poderá trazer benefícios a médio ou curto prazo até. Pois se uma região quer mostrar os seus pontos fortes, primeiro tem de se apresentar ao mundo e nada melhor que uma prova de nível internacional para fazer isso mesmo.

Mas ainda há trabalho a fazer. Todos os envolvidos sabem que há ainda arestas a limar e que há melhorias a fazer para que o Circuito seja uma certeza a longo prazo. E são essas arestas que, infelizmente, são usadas por várias pessoas para apontar o dedo. Ou porque não gostam ou por outros motivos que não vale a pena referir, ainda há pessoas que usam a crítica fácil e por vezes infundada para questionar a importância das corridas. É claro que esta festa provoca transtorno a quem vive na cidade e esse facto não pode ser minimizado. Mas não valerá a pena fazer esse esforço para um bem maior? Não valerá a pena fazer o esforço de não ter as comodidades habituais por 3 dias, enquanto um conjunto de pessoas faz um esforço muito maior para que todos possam partilhar a imagem de Tiago Monteiro com um mar de gente de bandeiras em punho e dizer “tinha de ser na minha terra”? Os benefícios que a cidade poderá ter depois serão de todos e não apenas de quem gosta de corridas.

 

É preciso que a cidade se assuma como a capital do automobilismo, sem complexos. Que as pessoas que gostam ajudem e as que não gostam pelo menos, entendam a importância deste evento para a região. Que não se use a crítica apenas pelo gosto de dizer mal, mas sim que se encontrem em conjunto soluções que tornem este evento ainda melhor para quem gosta e mais suportável para quem não aprecia. Vila Real foi famosa por causa das corridas no passado e está a voltar às bocas do mundo outra vez graças as corridas. Quantas vezes o nome da cidade foi referenciado na comunicação social? Quantas vezes se viram imagens da cidade na TV e na Internet? Tudo isto pode trazer muito à cidade. Felizmente quem critica é uma minoria e como seu viu pelo circuito todo, a paixão pelas corridas mantém-se.

Queremos dar os parabéns às entidades envolvidas e principalmente ao Município de Vila Real, ao CAVR e à APCIVR, que trabalharam arduamente para que este sonho voltasse a ser real. Dar também os parabéns a todos os que se deslocaram ao circuito e que proporcionaram um ambiente fantástico e a todos os homens e mulheres que durante 4 dias deram o seu melhor para que esta festa se tornasse memorável.

 

Para nós foi um orgulho tremendo estar envolvidos na organização e um privilégio poder viver por dentro estas emoções todas. Conhecer pessoas fantásticas, aprender e trabalhar com elas foi uma experiência única. Tentamos fazer o nosso melhor e sabemos que há muita coisa que temos de melhorar. Mas o sentimento de satisfação com que acabamos é impagável. Valeu  a pena!

Aproveitamos também para agradecer a toda a gente que falou connosco e que sempre nos recebeu da melhor forma. Desde o Fábio Mota até ao Manuel Pedro Fernandes, passando pelo Manel Fernandes, João Sousa, António Camilo entre tantos outros. Se fossemos a aceitar todos os convites para comer e beber estaríamos neste momento com uma crise de fígado. Mas sabe muito bem ser recebido desta forma e por isso e pelo apoio… Muito obrigado a todos.

 

 

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “Vila Real está novamente de Parabéns

  1. Muitas das ” más ” criticas poderão ser por inveja. Inveja de não fazer parte desse GRANDE acontecimento. Ou, então, é porque essas pessoas são completamente obtusas e não conseguem ou não querem ver os benefícios que um acontecimento assim acarreta para a região e o país. Muitos parabéns pelo trabalho realizado.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.