A ronda 9 do campeonato do mundo de F1 volta a uma das clássicas do calendário. Depois da estreia um pouco aborrecida de Baku, o grande circo monta o seu espectáculo na Áustria, mas especificamente no Red Bull Ring.
O Red Bull Ring começou a sua vida como Österreichring em 1970 tendo recebido a F1 até 1987. A pista foi remodelada de forma a aumentar a segurança do traçado e responsável pela alteração foi Tilke, mas desta vez não fez asneira e manteve a essência do circuito. A remodelação foi paga pela operadora de telecomunicações A1 e como tal a pista foi repabtizada de A1-Ring. Recebeu a F1 de 1997 a 2003.
Entretanto o circuito começou a ser alvo de novas obras de requalificação mas as obras ficaram a meio e como tal o circuito deixou de se poder usar. O destino parecia traçado mas Dietrich Mateschitz dono da Red Bull, comprou o circuito e depois de avanços e recuos, a pista foi finalmente arranjada e recebeu em 2011 o DTM e a F2, recebendo a F1 desde 2014.
Pontos de interesse:
A Ferrari joga nesta fase uma cartada decisiva. Se quiser ter uma palavra a dizer sobre o título deste ano, precisa inevitavelmente de se impor nesta fase do campeonato que terá 4 corridas em 5 semanas. Vettel e Raikkonen terão de dar um pouco mais do que têm feito até agora e a Ferrari terá de arranjar soluções e acima de tudo uma afinação que permita mostrar o potencial do carro. Depois da forte aposta da Scuderia para 2016, se estes resultados não saírem, poderá haver consequências e Arrivabene poderá ser uma das vítimas. E por falar no futuro, a silly season passa também muito pela Ferrari e pela decisão que irá tomar relativamente a Kimi. O finlandês não tem comprometido mas não tem mostrado o nível que se esperava dele e a equipa poderá começar a pensar numa remodelação para acompanhar os novos regulamentos. Pérez e Grosjean estão na pole para a sucessão mas convém não esquecer Bottas…Isto se houver mudanças.
Na Mercedes há também um homem que precisa de vencer para voltar a ameaçar o líder do campeonato. Hamilton voltou a perder terreno no Azerbaijão para Rosberg e chega agora a uma pista onde o alemão tem dominado nos últimos anos. Cabe ao britânico quebrar a hegemonia do germânico e tentar aplicar um golpe que desestabilize o seu companheiro de equipa.
A Red Bull tem elevado o nível mas teve um rendimento abaixo do expectável em Baku e agora na Áustria, com um traçado que beneficia muito carros com melhor motor poderá ter a tarefa algo dificultada, mas a qualidade do chassis e a estabilidade que proporciona poderá tornar-se num trunfo importante em corrida. A equipa fechou contrato com ambos os pilotos e não quer ouvir falar mais de silly season.
Por falar em Silly season a McLaren e a Williams tem estado no centro das atenções. A mais que previsível entrada de Vandoorne para a McLaren em 2017 o que deixará Button livre para assinar com quem o quiser e a Williams já mostrou interesse em contratar o britânico. Mas tem uma árdua tarefa pela frente pois Massa tem estado também muito bem e tem assegurado os pontos que a equipa precisa. Para esta ronda não se espera muito da McLaren que continua com os problemas do costume e a Williams pode voltar a brilhar num circuito onde tradicionalmente se dá bem.
No resto do pelotão não são esperadas grandes surpresas, com a Force India a lutar pelo top 10, tal como a Toro Rosso e as restantes a lutarem contra os seus próprios males na tentativa de chegar ao melhor lugar possível.
Dados do circuito:
Cumprimento de pista: 4.326Km
Nº de voltas: 71
Distância de corrida: 307,02km
Volta mais rápida em corrida: Michael Schumacher, 2003, 1:08:337
Record de pista: Michael Schumacher, 2003, 1:07:908
Nivel de Downforce: Médio/Baixo
Consumo por volta: 1.34Kg
Pneus para 2014: Soft, Supersoft e ultrasoft
Horários:
Traçado da pista:
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes