F1 – Formula 1 Grosser Preis von Österreich 2016 (Resumo da corrida)

Na casa da Red Bull, o Red Bull Ring voltou a receber a Fórmula 1, num circuito que foi repavimentado e que também teve um novo tipo de limitadores na pista, apelidados de “baguetes”.

A chuva ainda apareceu na qualificação mas as voltas mais rápidas acabaram por ser feitas com pneus para piso seco. Lewis Hamilton (#44) fez a pole position, com Nico Rosberg (#6) em 2º. Nico Hülkenberg (#27) esteve muito bem e colocou o seu Force India Mercedes em 3º, com Sebastian Vettel (#5) em 4º. Rosberg e Vettel mudaram de caixa de velocidades e perderam cinco posições na grelha de partida, caindo assim para 6º e 9º, respetivamente, e isto promoveu Hülkenberg ao 2º lugar, com o McLaren Honda de Jenson Button (#22) a partir no 3º posto, num desempenho surpreendente, e Kimi Räikkönen (#7) em 4º.

No arranque Hamilton foi o mais forte e liderou imediatamente a corrida. Hülkenberg não fez um bom arranque e caiu para 4º, atrás de Button, que subiu ao 2º lugar e Räikkönen para 3º.

Hülkenberg continuava a perder posições nas primeiras voltas, sendo passado por Rosberg, Daniel Ricciardo (#3), Max Verstappen (#33) e Vettel, que tentava recuperar posições.

Button defendia-se bem de Räikkönen mas a sua resistência durou até à volta 7, quando Räikkönen o passou na travagem para a curva 3. Verstappen também não perdeu muito tempo e deixou o McLaren para trás no início da volta 8. Verstappen estava muito forte nas primeiras voltas.

Rosberg foi dos primeiros a trocar de pneus, passando dos ultra macios para os macios na volta 10. Os dois Red Bull também colocaram macios nas voltas 15 e 16 mas Rosberg conseguiu ficar na frente de ambos, no 4º lugar.

Hamilton tinha uma vantagem de três segundos para Räikkönen quando parou apenas na volta 22 para colocar pneus macios, mas a paragem não foi perfeita por causa de uma ligeira demora no pneu traseiro esquerdo. Rosberg tinha entretanto feito uma série de voltas rápidas e quando Hamilton voltou à pista, Rosberg conseguiu passá-lo.
Faltavam apenas os Ferrari para fazerem a troca de pneus. Räikkönen parou na volta 23 e voltou em 6º, atrás inclusive dos dois Red Bull.
Quanto a Vettel, optou por continuar em pista com os super macios mas na volta 27 o seu pneu traseiro direito rebentou na reta da meta, forçando Vettel a fazer um pião e a bater na barreira. Para Vettel foi um infeliz final de corrida. O Safety Car foi desta forma chamado à pista.

O recomeço da corrida foi dado na volta 32. Rosberg conseguiu escapar a Hamilton, que quase era surpreendido no recomeço por Verstappen.

Nas voltas seguintes o alemão conseguiu alargar a diferença para Hamilton para dois segundos, mas na volta 44 a corrida voltou a ficar relançada quando Rosberg cometeu um erro na travagem para a curva 2 e teve uma breve saída de pista. Hamilton ficou mais perto e poderia usar o DRS para atacar Rosberg.

Os Mercedes-Benz acabaram por fazer mais uma paragem. Hamilton foi o primeiro a entrar nas boxes na volta 54, e a equipa decidiu ficar com pneus macios. Rosberg acabou por parar na volta seguinte mas colocou pneus super macios. Duas estratégias diferentes poderiam dar um final muito interessante, com Hamilton a ter mais durabilidade nos pneus, e Rosberg a ter mais aderência nas primeiras voltas.
Max Verstappen herdou a liderança e iria tentar chegar até ao fim sem parar mais uma vez, e tinha pneus macios.

Os Mercedes-Benz não demoraram muito com borracha mais fresca a apanhar Verstappen. Na volta 61, Rosberg, que já se defendia dos ataques de Hamilton, tentou o primeiro ataque a Verstappen por fora na curva 2. O holandês defendeu-se como podia mas com DRS a ultrapassagem de Rosberg foi inevitável para a curva 3.
Com alguns carros mais lentos pelo caminho, Hamilton perdeu um segundo para Rosberg, conseguindo passar Verstappen já na volta 63. A diferença entre os Mercedes-Benz era agora de 1.6 segundos.

A degradação nos super macios de Rosberg era já muito visível e Hamilton aproveitou esse facto para se aproximar bastante de Rosberg.

Na última volta, Rosberg tinha seis décimas de segundo para Hamilton. Depois de cometer um ligeiro erro na curva 1, Hamilton atacou por fora a caminho da curva 2. Na zona de travagem estava lado a lado com Rosberg, por fora. Hamilton teve que virar para a curva mas Rosberg tentou forçar Hamilton a ir para a escapatória. Duas linhas diferentes resultaram numa colisão dramática. Rosberg partiu a asa dianteira e já não conseguiu evitar a ultrapassagem de Hamilton, que ficou na liderança. Mais uma vez, ambos não conseguem evitar uma colisão.
Rosberg ainda chegou ao final com a sua asa por baixo do carro, mas no 4º lugar, sendo passado por Verstappen e Räikkönen.

Depois de uma corrida dramática, Lewis Hamilton foi o mais forte e venceu o Grande Prémio da Áustria, numa corrida muito interessante. A última volta não foi confortável mas o britânico acabou por não sofrer danos no seu carro depois de mais uma colisão com o seu colega de equipa. No final, o britânico não se livrou de muitos assobios dos fãs austríacos.

Max Verstappen aguentou os esforços de Kimi Räikkönen para chegar no 2º lugar, e quase que voltava a vencer uma corrida tirando partido de uma colisão entre os Mercedes-Benz.
Depois do abandono de Vettel, Kimi Räikkönen manteve a bandeira da Ferrari de pé e chegou ao fnal no 3º lugar.

Nico Rosberg terminou a corrida no 4º lugar mas os comissários de corrida não gostaram da colisão com Hamilton e também não gostaram de ter visto Rosberg ter acabado a sua volta com um carro seriamente danificado, não parando na pista como era suposto, segundo os regulamentos, por motivos de segurança, pelo que uma penalização ainda pode aparecer.

Daniel Ricciardo foi 5º, Jenson Button fez um bom resultado, levando o seu McLaren ao 6º lugar.
Romain Grosjean (#8) fez uma boa corrida, colocando o Haas Ferrari no 7º lugar, tal como Carlos Sainz, Jr. (#55), que arrancou do 15º posto e terminou no 8º lugar com o seu Toro Rosso Ferrari.
Valtteri Bottas (#77) foi 9º no seu Williams Mercedes e a grande surpresa do dia foi Pascal Wehrlein (#94). O campeão de 2015 no DTM terminou pela primeira vez nos pontos, levando o seu Manor Mercedes ao 10º lugar. A estrutura da Manor terminou apenas pela segunda vez na história nos pontos, depois do malogrado Jules Bianchi ter levado o seu Marussia Ferrari ao 9º lugar no Grande Prémio do Mónaco de 2014.

No campeonato, Rosberg tem 153 pontos e Hamilton voltou a recuperar, tendo agora 142, estando com 11 de atraso. Ambos já estão distantes de Sebastian Vettel, que ainda é 3º, ex-aequo com Kimi Räikkönen, ambos com 96.

A próxima corrida em Silverstone, para o Grande Prémio da Grã-Bretanha. Conseguirá a Mercedes-Benz colocar água na fervura?

Classificação do GP da Áustria:

Pos Piloto Equipa Dif
1 Lewis Hamilton Mercedes
2 Max Verstappen Red Bull – Tag Heuer +5.719
3 Kimi Raikkonen Ferrari +6.024
4 Nico Rosberg Mercedes +16.710
5 Daniel Ricciardo Red Bull – Tag Heuer +30.981
6 Jenson Button McLaren – Honda +37.706
7 Romain Grosjean Haas – Ferrari +44.668
8 Carlos Sainz Toro Rosso – Ferrari +47.400
9 Valterri Bottas Williams – Mercedes + 1 volta
10 Pascal Wehrlein Manor – Mercedes + 1 volta
11 Esteban Gutierrez Haas – Ferrari + 1 volta
12 Jolyon Palmer Renault + 1 volta
13 Felipe Nasr Sauber – Ferrari + 1 volta
14 Kevin Magnussen Renault + 1 volta
15 Marcus Ericsson Sauber – Ferrari + 1 volta
16 Rio Haryanto Manor – Mercedes + 1 volta
17 Sergio Perez Force India – Mercedes + 2 volta
18 Fernando Alonso McLaren – Honda + 7 voltas
19 Nico Hulkenberg Force India – Mercedes + 7 voltas
20 Felipe Massa Williams – Mercedes + 8 voltas

Sem classificação:

21 Sebastian Vettel Ferrari
22 Daniil Kvyat Toro Rosso – Ferrari

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.