FIA World Rally Championship – 73rd PZM Rally Poland (Resumo da prova)

As estradas rápidas de gravilha na Polónia foram o ringue para uma grande batalha para os pilotos do WRC.

Foi difícil estabelecer um padrão sobre quem era o piloto mais rápido mas Andreas Mikkelsen (#9) e Ott Tänak (#12), que não tinham muita gravilha para limpar, aproveitaram muito bem esse facto para estarem nos lugares cimeiros no primeiro dia, com Hayden Paddon (#4) a liderar a perseguição. Sébastien Ogier (#1) dava o máximo mas com muita gravilha para limpar acabou por ficar distante dos líderes.
O vencedor na Sardenha, Thierry Neuville (#3), tinha alguns problemas de maneabilidade no seu Hyundai e também ficou um pouco longe dos líderes. Quanto a Jari-Matti Latvala (#2), estava fora do ritmo ideal e não tinha muita confiança no seu Volkswagen.

Ott Tänak, pelo contrário, estava com muita confiança no seu Ford, equipado com os pneus da DMACK, e durante as classificativas da tarde no primeiro dia esteve numa classe à parte e conseguiu fechar o dia na liderança, com 4.2 segundos de vantagem para Mikkelsen e 10.2 para Paddon, com Ogier já a quase meio minuto, e ainda a ter que limpar a estrada no segundo dia.

Tänak voltou à carga no início do segundo dia e voltou a assinar tempos mais rápidos em SS11, SS12 e SS13. Nesta altura a diferença para Mikkelsen já estava em 18 segundos, com Paddon a 24.9.
Mais atrás, Neuville parecia ter uma melhor resposta do seu Hyundai e subiu ao 4º lugar na geral, e poderia ter feito melhor se não tivesse partido a patilha da caixa de velocidades, que acabou por ir para os seus pés, deixando o belga um pouco distraído, enquanto que Latvala recuperou a confiança no seu carro e passava Ogier para o 5º lugar, isto apesar de ter pilotado com alguns riscos.

Na parte da tarde os pneus da DMACK não pareciam funcionar tão bem e Tänak perdeu tempo para Mikkelsen. O norueguês até foi o mais rápido em SS14 e continuou a reduzir o seu atraso para o estónio mas depois falhou uma junção e cedeu alguns segundos, e na super especial que fechou o 2º dia, Tänak voltou a ser o mais rápido. Mikkelsen parecia ter atirado a toalha ao chão e iria começar o último dia com um atraso de 21.3 segundos, e tinha que se preocupar com Paddon, que estava a 6.5 de atraso do norueguês.

Durante a noite caiu alguma chuva que acabou por dificultar um pouco as coisas para todos.
No último dia, Mikkelsen começou bem, assinando o melhor tempo em SS18. Tänak não arriscou muito, sendo o primeiro na estrada, e tinha um piso com condições de aderência muito variáveis.
Os Hyundai começaram o último dia com o pé esquerdo, com Paddon a ter uma afinação errada, e a perder 20 segundos e Neuville a perder algum tempo quando falhou uma chicane.

Na penúltima classificativa, o sonho de Tänak tornou-se num pesadelo. As condições eram mesmo difíceis nesta altura para os pilotos e um furo no pneu dianteiro direito fez com que Tänak caisse para o 2º lugar, perdendo 40 segundos nesta classificativa.

Mikkelsen decidiu não arriscar e venceu o Rali da Polónia, naquela que foi a sua segunda vitória da carreira no WRC.

Ott Tänak ficou devastado com o 2º lugar que, apesar de tudo, foi o seu melhor resultado na sua carreira.

A luta pelo 3º lugar foi até à linha de meta e Hayden Paddon conseguiu deixar para trás os azares em Portugal e na Sardenha para somar o 3º posto, batendo Thierry Neuville por apenas 0.8 segundos, e Jari-Matti Latvala foi 5º, a 5.3 de Paddon.
Quanto a Sébastien Ogier, apesar de ter vencido a Power Stage foi apenas 6º, mas continua com uma liderança segura no mundial de pilotos, com 51 pontos de vantagem para Mikkelsen.

Teemu Suninen (#36) (Škoda) venceu no WRC-2, no 11º lugar na geral, e Simone Tempestini (#62) (Citroën) venceu no WRC-3 e no Junior WRC, no 23º lugar na geral.

As estradas rápidas de gravilha vão continuar, com aquela que é considerada a casa espiritual dos ralis, a Finlândia, a ser a etapa seguinte no campeonato.

Classificação final do Rally da Polónia

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.