WRX – Vitória norueguesa em Holjes

O circuito de Holjes na Suécia foi o palco da sexta ronda do Campeonato Mundial de Ralicross. Depois da passagem pelo “Inferno” norueguês onde Andreas Bakkerud subiu ao degrau mais alto do pódio a correr em casa, agora foi a vez do norueguês vencer, mas em terras suecas.

No primeiro dia de competição no circuito de Holjes o público marcou presença apesar da forte chuva que também marcou presença. Condições meteorológicas que dificultaram e muito a vida aos pilotos que lutavam com o volante dos seus carros para tentar andar a direito entre o asfalto e a terra que mais parecia um lago.

Photo credit: FIAWorldRallycross.com

Com 19 Supercar, 28 Euro Supercar e 18 RX Lites, 22 Super 1600 e 21 Touring Car este fim-de-semana contava com um total de 108 carros inscritos o que garantia desde logo para o publico dois dias de espetáculo em pista.

No sábado, primeiro dia de competição no circuito sueco, a primeira manga de qualificação foi liderada pelo francês Sebastien Loeb. A mais recente contratação da Peugeot Hansen entrou com tudo e foi quem se adaptou melhor as difíceis condições de condução terminando na frente de Johan Kristoffersson com uma diferença de 0.7s. Na terceira posição terminou Niclas Gronholm, jovem piloto da Ford Olsbergs MSE.

Andreas Bakkerud, Mattias Ekstrom e Petter Solberg fazem parte do grupo que não terminou esta primeira manga de qualificação não começando assim o fim-de-semana da melhor maneira no circuito sueco.

A segunda manga de qualificação já não foi tao positiva para Loeb, o francês foi apenas décimo oitavo com a vitoria a ser entregue desta vez a Johan Kristofersson. O sueco da Volkswagen RX Sweden foi 2.0s mais rápido que Andreas Bakkerud que também recuperou depois dos problemas na primeira manga e na terceira posição terminou o finlandês Topi Heikkinen.

O atual campeão Petter Solberg foi o quinto mais rápido a mais de 4.0s de Johan Kristoffersson e Matias Ekstrom sétimo.

No final do primeiro dia em Holjes, Johan Kristoffersson com um segundo lugar e uma vitoria liderava a tabela de pontos intermédios e era esse o lugar que esperava manter ate à quarta manga de qualificação para garantir um lugar nas semi finais.

O segundo dia de prova começou com a terceira manga de qualificação e o vencedor foi um norueguês. Petter Solberg depois dos resultados pouco positivos no dia de sábado, que o deixaram a meio da tabela de pontos intermédios, entrou com tudo e venceu com mais de 1.5s de diferença para o segundo classificado, Andreas Bakkerud. Na terceira posição terminou Sebastien Loeb. O francês recuperou depois de na segunda manga de qualificação ter sido apenas décimo oitavo classificado.

Na quarta e ultima manga de qualificação do fim-de-semana o vencedor foi novamente norueguês, mas desta vez o piloto da Hoonigan Racing Division Andreas Bakkerud sendo assim o quarto vencedor diferente em quatro mangas de qualificação. Bakkerud foi 1.5s mais rápido que o sueco Mattias Ekstrom que terminou na segunda posição e logo atras na terceira posição terminou o atual bicampeão mundial Petter Solberg.

Estava na hora das semi finais no circuito sueco e na primeira corrida de acesso a final Johan Kristoffersson e Petter Solberg dividiam a primeira linha da grelha, Mattias Ekstrom e Topi Heikkinen a segunda linha e Timmy Hansen e Davy Jeanney a terceira e ultima linha da grelha.

Foi uma corrida disputada no limite e quem saiu vencedor depois de realizadas as seis voltas ao circuito de Holjes foi o sueco Timmy Hansen com uma diferença de 0.6s para Johan Kristoffersson. A fechar na terceira posição e no último lugar com acesso à grande final terminou Mattias Ekstrom. Um pódio 100% sueco na primeira semi final que deixou de fora da final Petter Solberg que terminou na quarta posição, Topi Heikkinen na quinta e Davy Jeanney na sexta posição.

SEMI FINAL 1

Rank DRIVER POS Time                                    Champ Points

1. Timmy HANSEN 1 04:44.143                                  6

2. Johan KRISTOFFERSSON 2 04:44.708                5

3. Mattias EKSTRÖM 3 04:45.300                             4

4. Petter SOLBERG 4 04:46.046                                 3

5. Toomas HEIKKINEN 5 04:47.501                          2

6. Davy JEANNEY 6 04:52.927                                   1

Ekstrom era o líder do campeonato na frente de Solberg com uma diferença de 5 pontos e sabia que mesmo que não vencesse aqui na Suécia que ia aumentar a distancia para o norueguês ao saber que Solberg não iria marcar presença na corrida final.

Na segunda semi final do fim-de-semana Andreas Bakkerud e Sebastien Loeb eram os dois pilotos da primeira linha com Robin Larsson e Janis Baumanis na segunda linha e a fechar na terceira e ultima linha, Niclas Gronholm e Anton Marklund.

Esta segunda semi final não foi tao disputada como a primeira o que permitiu a Andreas Bakkerud vencer com uma diferença de mais de 1.0s para o segundo classificado, Sebastien Loeb. Na terceira posição a garantir também lugar na final terminou Anton Marklund.

Fora dos lugares de acesso a final terminaram Janis Baumanis na quarta posição, Niclas Gronholm na quinta posição e Robin Larsson na sexta posição.

SEMI FINAL 2

Rank DRIVER POS Time                              Champ Points

1. Andreas BAKKERUD 1 04:41.313                     6

2. Sébastien LOEB 2 04:42.348                             5

3. Anton MARKLUND 3 04:44.612                       4

4. Janis BAUMANIS 4 04:46.753                          3

5. Niclas GRÖNHOLM 5 04:47.811                      2

6. Robin LARSSON 6 04:52.092                           1

Apurados os seis finalistas estava na hora da corrida mais esperada do fim-de-semana, a grande final no circuito de Holjes.

A primeira linha para a final era dividida por Andreas Bakkerud e Timmy Hansen, na segunda linha Sebastien Loeb e Johan Kristoffersson e na terceira linha, Anton Marklund e Mattias Ekstrom.

Corrida final completamente dominado pelo noruegues Andreas Bakkerud. O piloto da Hoonigan Racing Division terminou na primeira posiçao com uma diferença de mais de 3.0s para o segundo classificado, Sebastien Loeb da Peugeot Hansen. Na terceira posiçao terminou o jovem Timmy Hansen também da Peugeot Hansen.

Na quarta posição terminou Anton Marklund com Johan Kristoffersson atras na quinta posição e na sexta posição terminou Mattias Ekstrom depois de ter problemas durante a corrida.

FINAL

Rank DRIVER POS Time                                    Champ Points

1. Andreas BAKKERUD 1 04:40.614                           8

2. Sébastien LOEB 2 04:43.742                                    5

3. Timmy HANSEN 3 04:44.767                                  4

4. Anton MARKLUND 4 04:46.258                             3

5. Johan KRISTOFFERSSON 5 04:52.038                2

6. Mattias EKSTRÖM 6 02:25.986                              1

Com o final da corrida, o norueguês Andreas Bakkerud garantiu assim a segunda vitoria seguida neste Campeonato Mundial de Ralicross e garantiu também pontos preciosos para o campeonato de pilotos o que o permitiu subir a terceira posição da geral.

Sebastien Loeb repete o segundo lugar da ronda belga e continua na luta pelo top 3 na geral de pilotos, mas desceu uma posição por troca direta com Andreas Bakkerud.

Timmy Hansen está em recuperação, tal como no ano passado o jovem sueco começou mal o campeonato, mas foi subindo o rendimento ao longo das corridas e este ano parece ser o mesmo que esta a acontecer, mas para já vai apenas ocupando a sexta posição no campeonato de pilotos.

A próxima ronda deste campeonato é apenas daqui a um mês no continente americano no circuito Trois Rivieres no Canadá.

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.