Manuel Pedro Fernandes não quer falar do futuro para já

Decorreu hoje, ao final da tarde, no café Redline, uma sessão de perguntas e respostas ao piloto Manuel Pedro Fernandes, o grande vencedor do fim de semana do ETCC em Vila Real. Depois de uma jornada de sonho, a VC Power organizou uma sessão informal para fazer o balanço da participação de Manuel Pedro no campeonato europeu de turismos. A acompanhar o piloto estavam Bernardo Andrade, responsável pela comunicação do piloto, Francisco Vieira e Brito em representação da APCIVR e Rui Silva, CEO da VC Power e um dos grandes responsáveis por este projecto.

 

Falou-se um pouco do passado e de Manuel Fernandes, pai de Manuel Pedro, que marcou uma época no automobilismo nacional, com Francisco Vieira e Brito a recordar algumas passagem com o saudoso piloto de Vila Real. Falou-se também do presente e do estrondoso sucesso que foi o 46º Circuito Internacional de Vila Real, provavelmente uma das melhores edições de sempre e que ficará gravada na memória de todos.

 

Para Manuel Pedro Fernandes foi obviamente uma grande alegria ter vencido, reafirmando ter sido o cumprir de um sonho, que começou a ganhar forma em 2015 mas que apenas em 2016 teve o final esperado. Se a entrada no WTCC esteve perto em 2015, em 2016 poderia ter sido uma realidade mas a opção pelo ETCC revelou-se a mais acertada pois no campeonato do mundo as hipóteses de triunfar seriam diminutas pela pouca valia do carro que iria ser usado. No ETCC foi possível arranjar as ferramentas necessárias para que o piloto tivesse ao seu dispor o melhor material possível e assim poder lutar pelos lugares cimeiros. Para isso em muito contribuiu a Speedy Motorsport de Pedro Salvador que tratou do carro até ao mais ínfimo pormenor e que permitiu a Manuel Pedro ter o melhor carro possível para o fim de semana.

As pretensões iniciais do piloto eram modestas e a presença no top 5 seria já motivo de alegria, mas o andamento evidenciado nos treinos livres e o grande apoio que teve por parte da sua estrutura e do público em geral, fizeram com que os objectivos se tornassem mais ambiciosos acabando por se tornarem realidade. O piloto admitiu que talvez fosse ele próprio o único a não acreditar que tal resultado fosse possível mas a grande força que todos lhe deram foi uma grande ajudar para levar de vencida os adversários em pista.

 

Em relação ao futuro o piloto não fechou a porta a uma nova participação no ETCC ou até mesmo fazer o campeonato  todo, mas para tal é preciso arranjar um orçamento que o permita e como tal não é tarefa fácil, o piloto prefere agora gozar o seu sucesso, continuar no troféu Selénia Abarth e esperar para ver que opções surgem no futuro. Claro que depois de uma prestação tão positiva, a motivação e a vontade do piloto são ainda maiores mas no desporto motorizado nem sempre a vontade a motivação são suficientes para fazer tornar um projecto realidade. O dinheiro tem uma importância brutal e sem isso não há forma de conseguir entrar nas grandes competições internacionais.

13581915_10210183076202925_8725429790556051885_o

 

Achamos que  Manuel Pedro Fernandes tem todas as condições para ter sucesso no ETCC. Embora ele já não se considere um jovem, tem ainda todas as condições de entrar e conseguir bons resultados e a forma como conquistou o respeito dos adversários é a maior prova disso. Se conseguir os apoios que necessita para levar este projecto em frente, podemos estar descansados que o pais terá mais um excelente representante pelas pistas da Europa.

Esperemos que o piloto e a estrutura da VCPower consigam tornar este mais recente sonho em realidade e que Manuel Pedro faça companhia ao Fábio Mota.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.