Estamos em julho e foi a altura para o clássico circuito de Silverstone receber a Fórmula 1.
Depois de mais uma colisão na Áustria, a Mercedes-Benz optou por continuar a permitir que os seus pilotos corram de forma livre, mas prometendo penalizações em caso de colisão.
A luta foi mais limpa na qualificação, com Lewis Hamilton (#44) a assinar a pole position, batendo Nico Rosberg (#6), que partiu da segudna posição, com Max Verstappen (#33), embora distante, num excelente 3º posto, batendo Daniel Ricciardo (#3) na luta dos Red Bull Tag Heuer, numa sessão de qualificação onde muitos pilotos viram voltas rápidas serem retiradas por excederem os limites da pista, incluindo o próprio Hamilton.
A chuva molhou bastante a pista, e a decisão foi de começar a corrida atrás do Safety Car, mas ainda houve um momento em que Hamilton quase colidia com o Safety Car na curva Copse.
Ao fim de seis voltas a corrida começou a sério com Hamilton na frente de Rosberg e Verstappen. Mais atrás eram muitos os pilotos a efetuar imediatamente a troca de pneus de chuva forte para intermédios.
Os líderes ficaram mais uma volta e quando Pascal Wehrlein (#94) aquaplanou no seu Manor Mercedes e ficou preso na gravilha, o Virtual Safety Car foi ativado, e istou deu a possibilidade a Hamilton, Rosberg, Verstappen e Sergio Pérez (#11) de fazerem a troca para intermédios perdendo menos tempo, e Ricciardo, que tinha parado e era 5º, ficou com quase cinco segundos de atraso para Pérez. A estratégia de ficar mais uma volta resultou em pleno.
Hamilton começou a somar voltas rápidas e alargou a diferença para cinco segundos sobre Rosberg, que tinha Verstappen a atacar bastante, e o jovem holandês fez uma ultrapassagem fantástica por fora em Becketts para subir ao 2º lugar na volta 16.
Logo no final dessa volta, Sebastian Vettel (#5), que tinha trocado de caixa de velocidades e largara do 11º lugar, foi o primeiro a colocar pneus slick, médios. Isto criou imediatamente uma corrida às boxes para todos.
Verstappen decidiu parar na volta 19, uma volta depois dos Mercedes-Benz, e conseguiu distanciar-se um pouco de Rosberg, embora ainda estivesse a cinco segundos de Hamilton.
Pilotar com slicks numa pista ainda um pouco molhada foi um grande desafio, com Kimi Räikkönen (#7) a ter duas saídas de pista, tal como Sebastian Vettel, que fez um pião na curva 2. Verstappen também foi à escapatória na curva 1 e 2, mas não perdeu muito tempo.
Nem mesmo Hamilton esteve imune a erros, e foi à escapatória na curva 1 e 2 na volta 28, com Verstappen a fazer o mesmo erro na mesma volta. Rosberg estava a ganhar tempo a Verstappen e o erro do holandês permitiu ao líder do campeonato estar na zona para ativar o DRS.
Verstappen deu o seu melhor e conseguia manter Rosberg na sua traseira, sobretudo na curva Stowe, onde o alemão conseguia ter mais eficácia no DRS para atacar na zona de travagem, mas a persistência de Rosberg foi mais forte e, na volta 38, o alemão conseguiu ficar por fora com a ajuda do DRS e travou mais tarde, conseguindo segurar bem o carro nesta difícil direita, recuperando o segundo lugar.
A diferença entre Hamilton e Rosberg era de cinco segundos e só mesmo um erro ou falha mecânica iria mudar o resultado, e a verdade é que Rosberg, a cinco voltas do fim, pareceu ter alguns problemas de seleção de caixa, chegando a ficar preso em 7ª velocidade. Rosberg consultou a equipa e esta deu-lhe instruções para resolver o problema no rádio, com o engenheiro de corrida, Tony Ross, a dizer a Rosberg para evitar a sétima velocidade. Este ano, as equipas têm muitas restrições sobre o que podem ou não dizer no rádio, e as mensagens foram investigadas pela FIA no final da corrida.
Lewis Hamilton venceu pela segunda vez consecutiva e conquistou a quarta vitória em Silverstone, a terceira consecutiva, e este resultado coloca o campeão do mundo mais perto da liderança do campeonato.
Nico Rosberg cruzou a linha de meta no 2º lugar, mas após uma longa espera surgiu a decisão de penalizar o piloto da Mercedes-Benz com 10 segundos adicionados ao seu tempo final de corrida, que o fizeram cair para o 3º lugar, e isto deixa-o com apenas um ponto de vantagem sobre Hamilton no campeonato.
Assim, Max Verstappen que voltou a estar muito forte, terminou no 2º lugar e marcou o terceiro pódio esta temporada.
Daniel Ricciardo foi 4º, Kimi Räikkönen, que renovou mais um ano com a Ferrari, foi 5º, e está agora no 3º lugar no campeonato, Sergio Pérez fez um bom resultado, em 6º, na frente do seu colega de equipa na Force India Mercedes, Nico Hülkenberg (#27).
Apesar de um pião, Carlos Sainz, Jr. (#55) levou o seu Toro Rosso Ferrari ao 8º lugar, na frente de Sebastian Vettel, que ainda teve uma penalização de cinco segundos por forçar Felipe Massa (#19) a ir para fora da pista na curva 3, numa corrida que não correu bem para o alemão, e Daniil Kvyat (#26) foi 10º no outro Toro Rosso.
Resultados da prova:
Pos. | Piloto | Equipa | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|
1. | L. Hamilton | Mercedes | 1:34:55.831 | |
2. | M. Verstappen | Red Bull | +8.250 | |
3. | N. Rosberg | Mercedes | +16.911 | +8.661 |
4. | D. Ricciardo | Red Bull | +26.211 | +9.300 |
5. | K. Raikkonen | Ferrari | +1:09.743 | +43.532 |
6. | S. Perez | Force India | +1:16.941 | +7.198 |
7. | N. Hulkenberg | Force India | +1:17.212 | +0.271 |
8. | C. Sainz Jr. | Toro Rosso | +1:25.858 | +8.646 |
9. | S. Vettel | Ferrari | +1:31.654 | +5.796 |
10. | D. Kvyat | Toro Rosso | +1:32.600 | +0.946 |
11. | F. Massa | Williams | +1 volta | |
12. | J. Button | McLaren | +1 volta | |
13. | F. Alonso | McLaren | +1 volta | |
14. | V. Bottas | Williams | +1 volta | |
15. | F. Nasr | Sauber | +1 volta | |
16. | E. Gutiérrez | Haas | +1 volta | |
17. | K. Magnussen | Renault | +3 voltas | |
Não terminaram | ||||
18. | J. Palmer | Renault | +15 voltas | |
19. | R. Haryanto | Manor | +28 voltas | |
20. | R. Grosjean | Haas | +35 voltas | |
21. | M. Ericsson | Sauber | +41 voltas | |
22. | P. Wehrlein | Manor | +46 voltas |
Daqui a duas semanas a Fórmula 1 estará no Hungaroring, na Hungria.
Jorge Covas