F1 – GP da Hungria: FP1 e FP2

Os monolugares do campeonato do mundo de F1 já rodaram no traçado de Hungaroring e encerraram por hoje os trabalhos com as duas sessões de testes já concluídas.

A notícia do dia fora de pista é mesmo a renovação do contrato de Rosberg com a Mercedes. O ambiente é tenso e não é o mais recomendável entre Hamilton e Rosberg mas a equipa decidiu manter o alemão até 2018. Assim sendo a Red Bull e a Mercedes têm a equipa fechada para 2017… para já!

 

Em pista a FP1 não trouxe surpresas com os Mercedes a serem os mais rápidos. O novo asfalto da pista permitiu pulverizar o tempo da pole do ano passado (Hamilton foi 0.7 seg mais rápido) o que prova uma supreficie mais aderente mas mais abrasiva o que terá de ser um factor decisivo na estratégia para domingo. Hamilton foi então o mais rápido seguido de Rosberg, seguidos dos Ferrari com Vettel e Kimi à frente de Ricciardo que fechou o top5. A sessão começou com pista molhada mas o final foi já com pista seca e com os tempos a caírem de forma consistente. A surpresa foi o ritmo dos McLaren que apareceram em 7º e 8º com Alonso a ser o mais rápido da dupla logo atrás dos Red Bull. Grosjean da Haas também ficou no top10 e Charles Leclerc foi o piloto que comandou o segundo carro da equipa americana nesta sessão de treinos acabando em 16º. Esteban Ocon testou também pela Renault ficando Magnussen sem assento neste primeiro teste.

 

Na FP2 os incidentes foram muitos e o destaque vai para a saída de pista de Hamilton que o obrigou a acabar mais cedo esta sessão. O carro foi pelos próprios meios até à boxe mas a equipa prefeiriu manter o carro na garagem e verificar todos os componentes enquanto o piloto foi até ao centro médico apenas por precaução. Gutierrez, Sainz, Haryanto, Magnussen e Nasr tiveram saídas de pista ou piões. Sem Hamilton para o incomodar, Rosberg tratou de assinar o melhor tempo da sessão, segundado por Ricciardo que ficou à frente de Vettel, Verstappen e Hamilton (com 4 voltas conseguiu o 5º melhor registo). Os Red Bull mostraram mais andamento nesta sessão e parecem ligeiramente melhor que os Ferrari que ainda assim mantiveram o ritmo da FP1. Alonso e Button repetiram as posições do primeiro treino (bons pontos em prespectiva), com o espanhol a ter de trocar de motor da primeira para segunda sessão. Como o motor usado na FP2 não teve qualquer elemento novo introduzido o espanhol escapa sem penalizações. A Force India fechou o top 10, à frente da Williams que como esperado não mostrou grande velocidade concentrando-se apenas em afinação para a corrida. A Toro Rosso é que não surgiu em grande forma nestes dois treinos com muitas queixas por parte dos pilotos.

 

 

Foi conhecido também hoje que a FIA irá fornecer os sensores de temperatura e de pressão do motor numa das primeiras medidas para baixar os custos. Esta medida será introduzida em 2018 e exclui os sensores de temperatura do escape e da caixa. A FIA irá designar um fabricante e todas as equipas terão esses sensores, numa forma de poupar dinheiro.

Outro ponto interessante foi o discurso de Button, não tão positivo como de Alonso. O espanhol continua a garantir que 2017 será um ano de transição e que a McLaren irá ressurgir mas o britânico já se mostrou mais cauteloso em relação a isso e não pareceu tão certo que a mudança seja possivel. Será que o piloto está a mostrar sinais de sair da equipa… Acreditamos que sim.

 

 

Amanhã teremos a FP3 e a sessão de qualificação. Em pista seca os Mercedes não devem dar hipóteses, mas se chover cuidado com os Red Bull. E será que a McLaren consegue um lugar na Q3? Tudo para confirmar amanhã.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.