WEC – 6h de Nurburgring

Vamos acompanhar neste post as principais incidências das 6h de Nurburgring.

 

 

Largada – Na largada o Porsche #1 de Timo Bernhard conseguiu o 2º lugar logo na primeira curva, ganhando a posição a Oliver Jarvis. Fassler menteve o Audi #7 na frente do pelotão.

Em LMP2 René Rast ficou com a liderança no Oreca Nissan da G-Drive. Filipe Albuquerque ficou no grupo que luta pela 6ª posição. O português segue em 7º, atrás de Minassian e à frente de Derani e Panciatici (que rico grupo aqui se juntou!)

Em GTE Pro os Aston manteve a liderança com Thiim e Stanaway à frente do Ford de Mucke.

Em GTE AM os Porsches assumiram a liderança e Long seguia na liderança do grupo seguido de Henzler e Pedro Lamy.

 

1h – A luta pela liderança está muito renhida com o Audi #7 a ter de se defender do ataque do Porsche #1  aos 38 minutos de corrida, uma luta que continuou durante algum tempo proporcionando excelentes imagens. Um dos pontos mais quentes foi num dos ataques no final da recta da meta o Porsche de Jani atacou o Audi #8 pela 3ª posição e foi demasiado optimista queimando a travagem e levando com isso um toque do Ford de Mucke acabando num pião do LMP1.

No final da primeira hora começaram os pit´s com trocas de pilotos e o Porsche #1 ganhou a liderança da corrida com Hartley aos comandos da máquina alemã.

 

Nas restantes categorias as posições mantiveram-se mais ou menos inalteradas com os nossos portugueses a manterem as posições.

 

2h –  Os Audi trataram de recuperar a liderança perdida nas boxes no final da primeira hora para os Porsches rapidamente assumindo a primeira e a segunda posição. O Porsche #1 teve um furo lento o que obrigou Hartley a regressar as boxes mais cedo que o esperado e entregar o carro a Webber, que no final da segunda hora voltou para a liderança da prova.  Na segunda ronda de paragens nas boxes deu para entender que os Toyota conseguem fazer mais duas voltas por stint que a Audi e a Porsche o que pode ser importante para as contas finais. Ao chegar ao final das segunda hora de corrida tivemos um Full Course Yellow devido à saída do Ferrari #83, o que poderá beneficiar a Audi.

Em LMP2, Alex Brundle mantém o Oreca da G Drive na liderança à frente de Williamson (Strakka) e Menezes (Signatech) e González o que são excelentes notícias pois o #43 subiu na classificação.

Em GTE Pro deixamos de ter 2 Aston na liderança para ter apenas um seguido do Ferrari da AF Corse com Calado ao volante e em 3º o Ford de Mucke.

Em GTE Am temos o Corvette C7 #50 da Larbre na frente seguido do Porsche #78 da KCMG e Aston Martin #98 com Mathias Lauda ao volante.

 

 

3h – A terceira hora começou com a perda da liderança do Corvette #50 nos GTE Am para o Aston #98 de Lauda causando uma reviravolta na classificação da categoria. Em LMP2 a meio da 3ª hora o Oreca lider da G-Drive teve de regressar às boxes com um problema ou na transmissão ou na caixa de velocidades perdendo a liderança da corrida para o Alpine da Signatech. No final da 3ª hora temos os 2 Porsches na liderança com Jani no #2 na frente e Bernhard em 2º. Seguem-se os Audi, com o #8 na frente e os Toyotas.

 

Em LMP2 temos Williamson (Strakka) na frente, Menezes em 2º (Signatech) e Rao em 3º (Manor). O #43 de Senna seguem em 4º.

Em GTE Pro mantêm-se tudo calmo e estável assim como em GTE Am com o #98 na liderança.

 

4h – O azar bateu à porta da equipa Bykolles com Oliver Webb a ser obrigado a retirar-se da prova com problemas técnicos. Azar também para a Toyota que enfrentou problemas de admissão  de ar no turbo no #6 de Kobayashi, rapidamente resolvido pelos mecânicos. Em relação à classificação tudo se encaminha para um excelente final:

LMP1 temos os dois Porsches na frente ainda mas o Audi #8 está a apenas 14 segundos.

Em LMP2 temos Filipe Albuquerque a carregar forte no acelerador estando a menos de 14 segundos do Alpine Signatech de Lapierre.

Em GTE Pro a liderança de Sam Bird é sólida e nesta categoria as coisas parecem estar quase definidas (se isso existe em endurance)

Em GTE Am o Aston Martin #98 de Dalla Lana (e Lamy) lidera com uma volta de vantagem.

 

5h – 10 minutos depois do inicio da 5ª hora um toque entre o Porsche #2 e o Porsche GTE #88 levou a que o último fosse parar à gravilha, não danificando a máquina. Ambos os Porsches vieram para as boxes assim como os 2 Audis. O #2 teve direito a um novo nariz sem perder muito tempo com isso. No entanto o #1 ficou na frente em pista e pouco tempo depois Webber ouviu na radio a ordem para deixar passar o #2 que está muito melhor no campeonato. Enquanto isso Lotterer encurtava a distância para os homens da frente e Duval perdia algum tempo para os Porsches lideres. O volte face aconteceu quando o #2 foi penalizado por um Drive Through perdendo com isso  à volta de 27 segundos perdendo a posição para Duval. O carro Rebellion #12 teve de entrar na garagem com problemas técnicos mas como já era o último da categoria P1 pouco alterou o decorrer dos acontecimentos. Jani e Duval iniciaram uma luta muito intensa com Lotterer com um ritmo muito bom a juntar-se a esta dupla. A luta está ao rubro e embora o lider Webber esteja longe, a luta entre os dois Audis e o Porsche vai ser uma delicia de seguir.

Em LMP2 tudo na mesma com Albuquerque a perseguir Lapierre, em GTE Pro tudo calmo e em GTE AM o #98 de Lauda continua a liderar.

 

6h – A luta entre Lotterer e Jani está ao rubro com ambos os pilotos a darem um espectáculo fantástico! Lotterer conseguiu passar por Jani à segunda tentativa numa manobra “à turismo” com um toque na lateral do 919 de Jani enquanto Duval escapava na frente desta luta em busca de Webber. No entanto o #2 teve de voltar às boxes para mudar a traseira do carro que ficou danificada na luta com o #7 Audi o que impediu a luta que se antecipava entre os 3 carros. Manteve-se tudo mais ou menos estável a não ser uma saída de pista de Bruno Senna que foi resolvida sem grande problemas.

 

No final as posições sofreram poucas alterações embora com muita emoção nas lutas em pista.

Em relação aos portugueses foi um dia em cheio com Albuquerque no pódio em LMP2, a vitória de Lamy em GTE AM e o pódio de Rui Águas em GTE Am. 

Resultados:

LMP1: 1º Porsche 919 #1 / 2º Audi R18 #8 / 3º Audi R18 #7

 

LMP2: 1º Alpine460A Signatech #36 / 2º Ligier JS P2 RGR by Morand #43 / 3º Ligier JS P2 RGR Extreme Speed #31

 

GTE Pro: 1º Ferrari 488 GTE AF Corse #51 / 2º Ferrari 488 GTE AF Corse #71 / Aston Martin V8 Vantage #95

 

GTE Am: Aston Martin V8 Vantage #98 / 2º Porsche 919 RSR KCMG #78 / Ferrari F458 Italia #83 AF Corse

 

Live Timing: http://live.fiawec.com/

 

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