Foi no belo traçado de Red Bull Ring, na Áustria, que decorreu no passado fim de semana mais uma ronda do Troféu Abarth Selénia 2016, prova na qual participa Manuel Pedro Fernandes. No meio de tantos azares, a sorte acabou por falar mais alto e o piloto venceu as duas corridas do fim de semana. Mas já lá vamos.
Como sempre nesta prova, o fim de semana começou na Sexta com a sessão de treinos livres e a qualificação. Em ambos o piloto vilarealense foi o mais forte, embora o Abarth que pilota não tenha estado nas melhores condições na qualificação.
Já no Sábado disputou-se a primeira corrida, sob um calor abrasador. Se os problemas da qualificação estavam resolvidos, outros acabaram por aparecer. Logo nos momentos iniciais da corrida, a quarta mudança estava constantemente a saltar e a única solucão foi correr com uma mão no volante e outra a segurar a manete. O desafio ficou ainda maior quando a terceira deixou também de funcionar. No meio de tanto infortúnio, acabou por ter a sorte de o adversário não ter evitado um pião que o atrasou, aproveitando o piloto português para aumentar um pouco a vantagem e assim alcançar a vitória.
No Domingo o calor continuou a fazer-se sentir e o azar voltou a fazer das suas. Enquanto seguia na liderança, subitamente, o seu Abarth perdeu cerca de 10km/h de velocidade a direito e possibilitou a ultrapassagem do seu adversário direto. Poderia tudo estar comprometido, no entanto, no calor da luta e dada a contínua pressão de Fernandes, o líder não evitou uma saída de pista e Fernandes, fazendo-se valer da sua experiência, aproveitou o facto para ascender à liderança e arrancar a segunda vitória no mesmo número de corridas.
Costuma dizer-se que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Entendam-no como uma expressão. Com mais duas vitórias no currículo, o titulo europeu está cada vez mais perto. Não é bom ver o adversário sofrer também de qualquer tipo de azar, mas neste caso, em condições normais, o nome do vencedor teria sido exatamente o mesmo no desfecho final.
Comunicado de imprensa