WRC – Rally da Finlândia (2º dia): Meeke lidera e Ogier atrasa-se

Foi emocionante este primeiro dia “a sério” do Rally da Finlândia, com uma interessante luta pela liderança que promete durar até final da prova e com o campeão mundial Sebastien Ogier a perder muito tempo, já depois de uma saída de estrada, atrasando-se em mais de 16 minutos, isto para além do tempo que já ia a ceder para aquele que foi o grande dominador da prova no dia de hoje, Kris Meeke.

O piloto britânico da Citroën liderou todo o dia a prova, embora nas primeiras especiais tenha tido uma forte oposição de Ott Tanak que impôs um ritmo impressionante, pondo em causa várias vezes a liderança de Meeke, que chegou a estar presa por apenas algumas décimas de segundo. Mas o azar bateu à porta do piloto estónio, que depois de quase ter vencido na Polónia, chegou cheio de ideias à Finlândia, no entanto um problema na suspensão do seu Fiesta RS WRC fez-lo perder alguns segundos e consequentemente uma queda na classificação que em nada correspondeu ao andamento demonstrado.

Na frente ficou mais descansado K. Meeke, que tinha o mais próximo de si Jari Matti Latvala, numa vantagem que chegou a ser de 20´s, mas com o finlandês a nunca deitar a toalha ao chão, principalmente na parte da tarde onde impôs um ritmo mais forte e num rally onde se decide tudo à décima de segundo, conseguiu ainda assim, recuperar alguns segundos para o líder.

foto: @World

Quem deitou a toalha ao chão para esta prova foi mesmo Sebastien Ogier que com uma saída na SS10, ficou preso fora de estrada e teve uma perda de mais de 16 minutos para o mais rápido na etapa, ficando fora da luta pela vitória e veremos se ainda consegue entrar no top 10 ao longo do rally, tarefa que acaba por já não depender de si. Terá de contar com azares alheios de muita gente, para ainda sonhar chegar ao top 10. Terá ainda a Power Stage para minimizar as perdas que serão garantidas, num rally que até pode vir a relançar as contas pelo título de campeão do mundo desta temporada.

Latvala na derradeira ao longo tarde conseguiu ir retirando alguns segundos a Meeke e acabou por fechar o dia a 18,1´s, uma diferença que ainda pode ser anulada, havendo ainda muito rally pela frente, numa luta que promete grandes emoções.

Neuville que tem vindo a realizar uma excelente prova ocupa para já o 3º posto da geral, estando envolvido numa luta intensa pelo último lugar do pódio com Mikkelsen que é o 4º, estando os dois pilotos separados apenas por 1,1´s.

foto; @World

A fechar o top 5 Craig Breen no segundo Citroën, deixando excelente indicações e para já impondo um ritmo interessante, marcando bons tempos e rodando num ritmo bastante interessante.

Quem está longe do esperado é Paddon, apenas em 6º no final do dia e perdendo já quase um minuto para Meeke, num dia complicado para o piloto, onde nunca conseguiu impor um ritmo e uma condução confortável, acabando por nunca ser competitivo e os tempos falam por si.

Ostberg é o melhor dos M-Sport na 7ª posição bem longe do andamento dos outros pilotos oficiais, mantém atrás de si por uma curta margem, o privado Tanak, que ainda cedeu tempo num problema de suspensão e mais tarde com um furo, segue em 8º e cheio de vontade de ao longo de amanhã galgar terreno para uma posição mais condizente com o seu andamento.

Camilli segue em 9º na geral enquanto Lappi fecha o top10 sendo também o melhor do WRC2.

1. 7 Meeke Kris – Nagle Paul
Citroën DS3 WRC
RC1 1:13:22.2 122.0
2. 2 Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka
Volkswagen Polo R WRC
M
RC1
1:13:40.3 +18.1
+18.1
121.5
0.12
3. 3 Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas
Hyundai i20 WRC ’16
M
RC1
1:14:06.5 +44.3
+26.2
120.8
0.30
4. 9 Mikkelsen Andreas – Jæger Anders
Volkswagen Polo R WRC
M
RC1
1:14:07.6 +45.4
+1.1
120.7
0.30
5. 8 Breen Craig – Martin Scott
Citroën DS3 WRC
RC1 1:14:16.0 +53.8
+8.4
120.5
0.36
6. 4 Paddon Hayden – Kennard John
Hyundai i20 WRC ’16
M
RC1
1:14:20.4 +58.2
+4.4
120.4
0.39
7. 5 Østberg Mads – Fløene Ola
Ford Fiesta RS WRC
M
RC1
1:14:25.1 +1:02.9
+4.7
120.3
0.42
8. 12 Tänak Ott – Mõlder Raigo
Ford Fiesta RS WRC
M
RC1
1:14:36.6 +1:14.4
+11.5
120.0
0.50
9. 6 Camilli Eric – Veillas Benjamin
Ford Fiesta RS WRC
M
RC1
1:14:44.8 +1:22.6
+8.2
119.7
0.55
10. 35 Lappi Esapekka – Ferm Janne
Škoda Fabia R5
RC2 1:15:24.0 +2:01.8
+39.2
118.7
0.82

 

Já que falamos em Lappi e WRC2, é por aí que vamos, com um dia cheio de grandes e intensas lutas como já se esperava. Lappi tem dizimado toda a concorrência e tem uma vantagem dilatada de 42´s para o segundo da geral, outro piloto da casa e outro piloto da Skoda, Teemu Suninen. Anda numa luta serrada com Pontus Tidemand , o 3º Skoda nos três primeiros lugares da classificação e entre 2º e 3º, apenas 1,3´s separa os dois no final do dia. Fantástico!

Karl Kruda é 4º, enquanto Evans desceu para 5º nas duas últimas passagens com um problema no diferencial do seu Ford Fiesta R5 Evo, quando era 2º na geral antes deste problema.

1. 35 Lappi Esapekka – Ferm Janne
Škoda Fabia R5
RC2 1:15:24.0 118.7
2. 32 Suninen Teemu – Markkula Mikko
Škoda Fabia R5
RC2 1:16:06.5 +42.5
+42.5
117.6
0.28
3. 33 Tidemand Pontus – Andersson Jonas
Škoda Fabia R5
RC2 1:16:07.8 +43.8
+1.3
117.6
0.29
4. 39 Kruuda Karl – Järveoja Martin
Ford Fiesta R5
RC2 1:16:43.6 +1:19.6
+35.8
116.6
0.53
5. 46 Solberg Henning – Minor-Petrasko I.
Ford Fiesta R5
RC2 1:17:29.1 +2:05.1
+45.5
115.5
0.84
6. 31 Evans Elfyn – Parry Craig
Ford Fiesta R5
RC2 1:17:40.1 +2:16.1
+11.0
115.2
0.91
7. 43 Loubet Pierre-Louis – Landais V.
Citroën DS3 R5
RC2 1:18:15.7 +2:51.7
+35.6
114.4
1.15
8. 34 Aasen Marius – Gulbæk Engan V.
Ford Fiesta R5
RC2 1:18:30.6 +3:06.6
+14.9
114.0
1.25
9. 36 Gilbert Quentin – Jamoul Renaud
Citroën DS3 R5
RC2 1:18:35.0 +3:11.0
+4.4
113.9
1.28
10. 38 Bonato Yoann – Giraudet Denis
Citroën DS3 R5
RC2 1:19:14.7 +3:50.7
+39.7
112.9
1.55

Quanto à dupla portuguesa, Bernardo Sousa e Hugo Magalhães a participar na Drive Dmack Cup, são neste momento 3º no final do dia, mas perdendo já 46´s para o líder Osian Pryce que é fortemente pressionado pelo piloto da casa Max Vatanen, estando neste momento separados por apenas 1,1´s. Sendo este aspecto um factor que pode jogar a favor dos português, pois o ritmo está forte na frente, logo o risco de algum azar acontecer é maior e nestes rallys o factor regularidade é sempre necessário ter em conta.

Tem ainda dois dias para tentar minimizar as perdas e quem sabe ainda entrar na luta pela vitória.

Amanhã estamos de volta com mais emoções do Rally da Finlândia que ainda está muito longe de estar resolvido em todas as suas categorias. Não deixe de acompanhar todas as novidades do desenrolar da prova na nossa página do facebook e como sempre à noite o resumo com todas as histórias para contar de mais um dia de um dos mais espectaculares ralis da temporada, que pode virar um marco nesta temporada e relançar a luta pelo titulo no WRC.

Até lá…if in doubt flat out!!

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.