WRC – Rally da Finlândia: Análises finais

Mais um excelente rally, cheio de emoção e com um vencedor que não deixou margem para dúvidas. Meeke está em forma e estamos mortinhos para que chegue 2017. Enquanto não chega, vamos às análises:

 

Meeke: Rally perfeito! Quando o piloto da Citroen aparece no Mundial de Ralis o nível sobe a um patamar em que poucos conseguem andar ou mesmo ombrear. É certo que o lugar de saída para a estrada tem beneficiado o britânico nestas escassas aparições no WRC de 2016, mas a forma como liderou e controlou o rally e os seus adversários foi sensacional. Foi rápido mesmo quando não tinha de o ser, teve especiais em que levantou o pé e mesmo assim conseguiu marcar tempos competitivos, deu espectáculo e espalhou classe pela Finlândia. Venceu pela segunda vez esta temporada, em mais uma amostra do que pode ser a temporada de 2017. A Citroen está a construir o novo modelo WRC para a próxima temporada de forma muito cuidadosa e acreditamos que certamente será competitivo, pois a aposta é forte e tendo nas suas fileiras um piloto deste nível, poderemos começar a sonhar já com o ano de 2017 que certamente será super competitivo.

 

Latvala:  A correr em casa, o piloto da Volkswagen era um dos grandes favoritos a vencer este rally, que é bem ao seu gosto, rápido, cheio de armadilhas e saltos espectaculares. Mas foi “enganado” pelo K. Meeke que vinha com outras ideias para este rally. Latvala após a saída de estrada de Ogier, fez um rally de “QB”, levantando o pé ligeiramente sem correr grandes riscos que pudessem pôr em causa um bom resultado e consequentemente recuperar alguns pontos no campeonato para o líder  Ogier. Foi rápido, mas sem exageros ou obsessões que o levaram a um sólido 2º lugar final e com isto já é 3º no campeonato bem próximo do seu colega de equipa Mikkelsen. O título ainda parece ser uma miragem, mas a verdade é que sai da Finlândia mais perto de Ogier, que nos parece não estar em grande momento de forma. Veremos o que ainda virá por aí.

 

Breen: Emocionante! Foi assim que vimos a chegada de C. Breen ao final do rally da Finlândia. De lágrimas nos olhos, cara de choro sem acreditar no que tinha conseguido fazer durante 4 dias de prova. Breen foi um dos grandes animadores de todo rally sendo consecutivamente dos mais rápidos e regulares. Evitou as muitas armadilhas que esta prova tem e segurou um excelente 3º lugar final e o seu primeiro pódio no WRC. A Citroen tem o futuro garantido! Breen provou que está a altura das exigências, num dos mais difíceis ralis da temporada e passou no teste com distinção máxima. Era difícil fazer melhor e certamente superou as expectativas do próprio e da equipa. Que assim continue!

 

Neuville: O piloto belga andou entretido na luta pela 3ª posição durante todo o rally com mais gente que andava mais ou menos ao mesmo ritmo. Foi sem dúvida uma das batalhas mais interessante ao longo do rally, que chegou a envolver Mikkelsen, Ostberg e mesmo Tanak, mas foi a Breen que saiu o “jackpot”. Neuville ficou a escassos 4,6´s de chegar a mais um pódio, espantoso se olharmos que este rally teve mais de 300km cronometrados, ficando a ideia de equilíbrio. A verdade é que os louros são para quem ganha, o protagonismo é para quem está no pódio final, mas o piloto da Hyundai acaba por sair com nota positiva da Finlândia, onde não vacilou, errou pouco e fez o que pôde para alcançar um melhor lugar na geral final. Nota final para a vitória na power satage e a soma de mais três pontos no campeonato.

 

Paddon: Esteve a baixo do que era esperado na antevisão da prova, num rally que tinha a cara de ser ao seu jeito. Mas a verdade é que os Hyundai pareceram não se dar bem nos troços rápidos finlandeses, faltando regularidade ao longo dos dias de prova e o jovem neozelandês quedou-se para o 5º lugar final. Teve um início bem complicado, com tempos bem modestos, foi subindo o rendimento ao longo do rally mas já não a tempo de fazer melhor do que fechar o top5 final. Foi segundo na power stage conquistando mais dois pontinhos para o campeonato!

 

Ostberg: Chegou a andar na luta pelo 3º posto, com reais ambições de o conquistar. Foi perdendo fôlego ao longo da parte da tarde de sábado e que se prolongou até domingo, onde não mais conseguiu acompanhar os pilotos que lutavam pelo último lugar do pódio. Acabou em 6º lugar na geral, mas deixa boas indicações para o que pode vir ainda por aí. Não sendo uma classificação brilhante, mostrou vontade e mostrou-se aos adversários, para que se lembrem que ainda podem contar com ele em outras ocasiões e em outras lutas!

 

Mikkelsen: Desta vez quase nem se viu! Foi descendo na classificação ao longo do primeiro dia de rally e nunca mais se encontrou na prova. Acabou em 7º na geral fruto da desistência de Tanak, pois 8º era o lugar que lhe estava destinado, mas nisto só conta quem termina. Na memória fica que andou bem longe dos lugares da frente, sendo batido por grande parte da concorrência. Esperava-se mais, mas definitivamente este não era o rally dele!

 

Ogier: Algo não está bem com o campeão! Depois de toda a polémica que se arrasta há tantos meses, sobre a velha história do “abrir a estrada”, desta vez foi por erro próprio que o francês ficou arredado da luta pela vitória. Numa falha nada normal de Ogier, fez o seu Volkswagen ficar preso fora da estrada e com isso perder muito tempo. Entrar nos pontos era uma tarefa impossível, sobrava levar o carro até a derradeira especial e tentar minimizar as perdas no campeonato na power stage. Mas nem isso, pois não foi além de um modesto e nada normal 5º lugar na luta pelos três pontos em jogo. O francês parece andar demasiado distraído com as polémicas e está-se a esquecer do essencial… Conduzir um carro de ralis como ninguém!

Geral do campeonato:

 

 

Carlos Mota

 

 



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.