WRC – Rally da Alemanha (Antevisão)

Será desta que Ogier volta às vitórias?

Regressa o mundial de ralis e com ele vem um ponto de viragem na temporada, com a chegada dos ralis em asfalto quem vem colocar um pouco de água na fervura na história das “limpezas de estrada”, que tem sido muito falado principalmente por S. Ogier, que esta temporada já não vence desde a segunda prova, o rally da Suécia.

São sete os ralis sem vencer, por parte do atual campeão mundial, mas que mesmo assim não em perigo a sua liderança confortável no campeonato.

Na Alemanha a Volkswagen está a correr em casa e quererá vencer perante os seus compatriotas, num rally sempre muito difícil, disputado em troços muito estreitos, com pisos mistos de asfalto com cimento, o que será sempre muito traiçoeiro para os pilotos.

O que pode complicar também a vida aos pilotos é a escolha de pneus, pois é possível a aparição de chuva ao longo do fim-de-semana, algo que pode acontecer a qualquer momento, pois a variação do estado da temperatura é uma constante. Aqui também se jogará muito, pois a escolha de pneus e a sorte poderá ter um papel preponderante no desfecho da prova.

O rally da Alemanha tem uma das menores lista de inscritos desta temporada no que diz respeito ao WRC, onde apenas 11 carros estarão à partida da prova.

11880395_837941386303803_3843819662503731874_n

A Volkswagen terá a responsabilidade de correr em casa e com isso as três setas apontadas aos lugares da frente, Ogier que procura regressar as vitorias e não se livra de ser o centro das atenções ao longo de todo o rally, para ver se temos o regresso do francês ao mais alto lugar do pódio. Mikkelsen e Latvala são sempre dois dos mais rápidos em todos os ralis e neste não será diferente. Aqui Latvala a ter uma maior responsabilidade, pois é conhecido a sua rapidez neste tipo de terreno e neste rally, mas onde nunca conseguiu vencer, tentando quebrar este enguiço.

A Hyundai alinha com os três pilotos habituais, regressando Dani Sordo depois de ter falhado o Rally da Finlândia por lesão, numa prova de boa memórias para ele, pois venceu aqui em 2013, naquela que foi a sua única vitória numa prova do WRC. Por isso motivação não falta ao espanhol que esperamos poder ver em grande nível. Neuville também é outro piloto da Hyundai que tem boas recordações da Alemanha, sendo neste local que carimbaram a primeira vitória da marca e do piloto em 2014, por isso será uma Hyundai cheia de motivação aquela que vai entrar em ação a partir de amanhã. Paddon será o piloto da equipa “B” nesta prova, num tipo de terreno onde ainda tem muito para evoluir até poder ser verdadeiramente competitivo.

A M-Sport faz alinhar a sua dupla desta temporada. Camilli e Ostberg tentarão aproximarem-se dos registos da concorrência, o que tem sido complicado esta temporada. Seria interessante uma M-Sport mais forte, mas olhando a este line up, somente Camili e por ser francês, mais habituado ao asfalto, poderá ser uma boa surpresa.

A Citroen não entra nas contas para esta prova, mas terá um carro inscrito, S, Lefebvre conseguiu montar um projeto para este rally, bem favorável à sua condução e quem sabe não virá daqui uma boa novidade na luta pelo Top5.

11888124_837940356303906_676365696148307437_n

Quanto a outros privados somente Ott Tanak e Bertelli marcam presença. Depois das boas exibições nas últimas provas, embora sem grandes resultados práticos pelo menos no último rally onde abandonou, Tanak tem-se mostrado muito rápido e “super competitivo”, mostrando que este Fiesta Rs WRC ainda pode ser uma boa arma se for bem conduzido. As aspirações deverão ser ainda assim modestas pois o asfalto não é de todo o terreno de eleição do piloto Estónio! De Bertelli não se espera muito, mas tem aqui uma boa oportunidade poder pontuar no mundial, com a curta lista de inscritos a poder ser uma ajuda para isso mesmo.

A prova terá 18 especiais, somando 306,80km contra o cronómetro, com a prova a arrancar já amanha.

Horarios:

  1. Etapa 19/09

PE1    Mittelmosel 1                   22.00 km                        10:06

PE2    Moselland 1         23.38 km                        10:44

PE3    Mittelmosel 2       22.00 km                        14:58

PE4    Moselland 2         23.38 km                        15:36

PE5    SSS Ollmuth                     8,21 km            18:07

 

  1. Etapa 20/08

PE6    Freisen – Westrich 1      14.73 km            08:15

PE7    Bosenberg 1                  14.45 km              08:41

PE8    SSS Arena Panzerplatte 1                     2.87 km            10:17

PE9    SSS Arena Panzerplatte 2                     2.87 km            10:28

PE10  Panzerplatte Lang 1                   40.80 km                       10:46

PE11  Freisen – Westrich 2                   14.73 km                       15:28

PE12  Bosenberg 2                              14.45 km              15:54

PE13  SSS Arena Panzerplatte 3            2.87 km                     17:30

PE14  Panzerplatte Lang 2                    40.80 km                      17:48

 

  1. Etapa 21/08

PE15  Dhrontal 1                                 14.79 km               07:13

PE16  Sauertal 1                                 14.84 km               08:42

PE17  Dhrontal 2                                 14.79 km               09:47

PE18  Sauertal 2 [Power Stage]           14.84 km                       12:08

 

No WRC2 temos uma boa lista de inscritos mas nem todos contam para “o totobola”! Muitas ausências se notam entre os mais sérios candidatos a vencer o campeonato, mas ainda assim teremos espectáculo garantido, com a armada da Skoda em grande força. Armin Kremer a correr em casa irá fazer tudo para deixar a sua marca na prova que tanto quererá vencer, mas terá forte oposição de E. Lappi e Jan Kopecky ambos em Skoda Fabia R5 também.

11061291_839154362849172_6330613023993676351_n

Outro nome que poderemos ver na luta pelos melhores lugares é o francês Quentin Gilbert em Citroen Ds3 R5, sendo ele um especialista em asfalto.

Amanhã estamos de volta para lhe dar todas as novidades do shakedown a realizar na parte da manha, com a prova a ir para a estrada “ a valer” na sexta feira.

Até lá..if in doubt flat out!

Carlos Mota

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.