NASCAR Sprint Cup Series – Bass Pro Shops NRA Night Race

A Sprint Cup Series voltou das férias de verão e a “short track” de Bristol foi o palco para a 23ª corrida da temporada.

Apesar de Kyle Busch (#18) ter dominado os treinos o campeão em título ficou-se pelo 3º lugar na qualificação, batido por dois colegas dentro da Joe Gibbs Racing. Carl Edwards (#19) marcou a pole position, tendo ao seu lado na primeira linha Denny Hamlin (#11), que bateu o recorde do circuito na qualificação. Ao lado de Busch na segunda linha ficou um surpreendentemente rápido Ryan Blaney (#21), e na terceira linha ficaram Matt Kenseth (#20) e Chase Elliott (#24).
Com más qualificações, Kurt Busch (#41) era 14º à partida, Jimmie Johnson (#48) era 16º e Kevin Harvick (#4) não foi além de 24º.
Jeff Gordon (#88) anunciou que não irá continuar a substituir Dale Earnhardt, Jr. e esta foi a sua última corrida, pelo menos nos próximos tempos. Gordon fez uma qualificação sólida e fez o 11º tempo.

A corrida começou uma hora depois do previsto porque caiu um aguaceiro antes da bandeira verde. No arranque, Carl Edwards até conseguiu um bom arranque mas a linha superior era mais rápida e Denny Hamlin passou-o nas curvas 3 e 4 por fora. Chase Elliott arrancou muito bem e veio por fora para passar de 6º para 2º em duas voltas.

Chase Elliott chegou rapidamente à traseira de Denny Hamlin e usou bem a trajetória interior, que este ano teve uma resina que deu muita aderência aos pneus do lado esquerdo, e chegou à liderança na volta 9.
Em 20 voltas, Carl Edwards passou de 1º para 7º, muito condicionado pelo facto de estar na trajetória superior que, nesta fase, não estava a resultar.

Kyle Busch decidiu colocar alguma pressão e deixou para trás Denny Hamlin para o 2º lugar. A seguir atacou Chase Elliott e passou-o na volta 23 para chegar à liderança.

Na volta 30 a chuva voltou e a corrida ficou em situação de bandeira amarela. Os carros mantiveram-se em pista até à volta 37, altura em que a pista ficou demasiado molhada. A bandeira vermelha foi mostrada e todos foram para as boxes.

Depois de quase uma hora e meia de paragem, a corrida voltou a ter a bandeira amarela, mas já quando se preparava o recomeço, a chuva caiu novamente, e com muita intensidade. A bandeira vermelha voltou a ser mostrada na volta 48.

A NASCAR decidiu adiar a corrida para o dia de domingo, mas a chuva continuou a cair e a partida foi adiada em mais três horas. De qualquer forma, o caráter da corrida ficou completamente alterado. Uma corrida noturna passou a ser uma corrida diurna. Um grande desafio para os pilotos.

Após algumas voltas em bandeira amarela, a corrida teve o seu recomeço de uma vez por todas na volta 59. No recomeço, Kyle Busch distanciou-se imediatamente de Chase Elliott, que foi passado por Denny Hamlin e Martin Truex, Jr. (#78).
Ryan Blaney recomeçou bem a corrida e chegou ao 2º lugar, passando Denny Hamlin que, pouco depois, foi ultrapassado por Truex, Jr. e Kyle Larson (#42), que estava já nos cinco primeiros apesar de ter começado fora dos 20 primeiros.

A bandeira amarela de competição, inicialmente programada para a volta 60, passou para a volta 85.
Quase todos pararam nas boxes, e Kyle Busch saiu na frente de Ryan Newman (#31), que trocou apenas dois pneus. Denny Hamlin e Kyle Larson eram 3º e 4º, respetivamente. Larson caiu para o final do pelotão por ter excedido a velocidade nas boxes.
Brian Scott (#44) e Greg Biffle (#16) não pararam nas boxes e ficaram na frente da corrida.

Recomeço na volta 92. Scott conseguiu ficar na frente e Biffle foi rapidamente ultrapassado pelo pelotão. Newman subiu para o 2º lugar e atacou Scott, concretizando a ultrapassagem na volta 94.
Scott tinha agora a pressão de Kyle Busch, Truex, Jr., Jeff Gordon e Hamlin. Busch passou para 2º, Gordon subiu ao 3º lugar. A partir daqui, Scott desapareceu dos primeiros lugares.

Kyle Busch apanhou Newman na volta 102 e passou-o por fora nas curvas 3 e 4 para recuperar a liderança. Gordon também vinha a andar muito depressa e passou por Newman na volta 105, com uma manobra na linha interior.

Carl Edwards chegou ao 3º lugar e encostou-se à traseira de Jeff Gordon. Depois de algumas voltas de estudo, Edwards aproveitou o carro de Casey Mears (#13) para passar para o 2º lugar na volta 135. Martin Truex, Jr. foi o senhor que se seguiu e passou para o 3º posto.

A bandeira amarela voltou na volta 157 quando Regan Smith (#7) bateu no muro nas curvas 1 e 2.
Nas boxes, Kyle Busch foi passado por Edwards. Truex, Jr. e Gordon eram 3º e 4º.

Recomeço na volta 165. Edwards arrancou bem por fora e um erro de Busch nas curvas 3 e 4 permitiu a Gordon passar para 2º.
Na volta 168, Gordon foi muito alto nas curvas 3 e 4, perdeu a traseira, raspou no muro e perdeu andamento durante alguns segundos. A lenda da NASCAR caiu de 2º para 16º.
Denny Hamlin aproveitou para recuperar para o 2º lugar, Kyle Busch ainda era 3º e Kevin Harvick continuava a sua recuperação do meio do pelotão e rodava no 4º lugar.

Nesta altura, os pilotos da Joe Gibbs dominavam a corrida, Carl Edwards sentia a pressão de Kyle Busch e Denny Hamlin, que tinham trocado posição. Busch passou Edwards na volta 191, que se queixava de dores de cabeça. Apesar dessas dores, Edwards não quis abrandar o andamento.
Kevin Harvick pressionava Denny Hamlin e o campeão de 2014 acabou por passar o seu adversário sem grandes problemas.

No meio do tráfego, Edwards tentou surpreender Kyle Busch por dentro mas não foi possível encontrar uma abertura para passar. Edwards também era obrigado a ter atenção à retaguarda por causa do carro de Kevin Harvick, que atacou por fora. O carro de Brian Scott não ajudou mas Harvick conseguiu passar para a linha interior e chegou ao 2º lugar durante algumas voltas.

Com muitos carros atrasados para passar, Kyle Busch perdeu tempo para Edwards e o autor da pole position para esta corrida recuperou a liderança na volta 251… mas Busch retaliou e recuperou a liderança duas voltas depois.

A bandeira amarela apareceu outra vez na volta 255 por causa de um detrito na pista. Pouco tempo antes, Ryan Newman tinha ido de encontro ao muro e deixou algum lixo na pista.
Todos pararam nesta bandeira amarela. Kyle Busch saiu na frente de Edwards, Kyle Larson já vinha, incrivelmente, no 3º lugar, depois de ter recomeçado do final do pelotão, e Harvick.

Recomeço na volta 263. Kyle Busch arrancou por fora e ficou com facilidade na liderança. Harvick aproveitou para passar de 4º para 2º e Edwards caiu para o 5º lugar.

Kyle Busch tentou fugir dos seus rivais mas Kevin Harvick tinha outros planos. Ele aproximou-se de Busch e este abriu a porta na volta 285, ao aperceber-se que Harvick estava num ritmo demasiado forte.

Kurt Busch deu um ligeiro toque na traseira de Kyle Larson na curva 4 e este fez um meio pião que não lhe custou muitas posições, mas fez sair a bandeira amarela.
Ninguém quis arriscar a ficar em pista. Kyle Busch fez uma boa paragem e passou Harvick nas boxes, com Truex, Jr. em 3º e Paul Menard (#27) a aparecer no 4º lugar. Denny Hamlin saiu em 5º mas foi penalizado por excesso de velocidade nas boxes.

Recomeço na volta 317. Kyle Busch arrancou por fora, que nesta pista é a melhor linha nos recomeços, e ficou na frente de Kevin Harvick, mas logo no recomeço Kyle Busch percebeu que algo se tinha partido no carro. Um amortecedor na traseira do seu Toyota partiu-se mas, para já, o campeão em título mantinha-se com bom andamento.

Denny Hamlin tinha a sua corrida comprometida e as coisas pioraram quando sentiu uma roda solta. Hamlin foi obrigado a parar em bandeira verde e caiu para o 25º lugar, perdendo duas voltas.

Kyle Busch não aguentou mais tempo na liderança. O problema do amortecedor começou a piorar e Kevin Harvick deixou-o para trás na volta 348.

A Joe Gibbs Racing já estava a preparar a entrada de Kyle Busch na garagem para reparar o carro mas na volta 358 a sua corrida acabou de vez. Nas curvas 1 e 2, algo se partiu na traseira, Busch perde o controlo do carro, faz um pião e Justin Allgaier (#46), que substituiu Michael Annett por este estar doente a meio da corrida, acertou em cheio no seu carro. O carro de Annett subiu na pista e bateu no carro de Martin Truex, Jr., que ainda levou um toque de Kyle Larson. Truex, Jr. também ficou com muitos estragos neste acidente. Bandeira amarela.
Nas boxes a situação mudou bastante. Joey Logano andou algo perdido a meio da corrida com problemas na direção assistida e agora encontrava-se na liderança da corrida, seguido por Kurt Busch. Kevin Harvick teve uma paragem lenta e caiu para 3º, Brad Keselowski (#2) também começava a aparecer entre os primeiros e era 4º.
Truex, Jr. e Larson efetuaram reparações e cairam para 19º, respetivamente.

Bandeira verde na volta 372. Por fora, Logano não conseguiu aproveitar a vantagem e foi atacado por dentro por Kurt Busch. A luta durou até à volta 374. Na reta oposta, Kurt perdeu a traseira e ficou atravessado na pista, sendo atingido por Brad Keselowski. Mais atrás, Jimmie Johnson, que já vinha em 8º depois de ter problemas na direção assistida, abrandou para evitar os carros à sua frente mas Matt Kenseth não conseguiu parar e tocou em Johnson. O efeito concertina criou-se e Chase Elliott bateu em Kenseth, que fez um pião. Ryan Blaney nada pôde fazer e deu uma forte pancada na lateral do Toyota, destruindo a sua frente. Brian Scott fez um pião e bateu no carro de Kyle Larson, que ficou com mais estragos. Para Blaney e Larson não foram boas notícias porque ambos estão a tentar manter-se nos 16 primeiros do campeonato para entrar na Chase pelos pontos.

Após alguns trabalhos de limpeza da pista, a corrida recomeçou na volta 390. Desta vez, Logano arrancou bem por fora e deixou Harvick a defender-se de Jimmie Johnson, que conseguiu sobreviver ao toque de Kenseth. Johnson chegou a passar Harvick mas depois ficou sem ar na traseira e cedeu a posição.
Logano tinha alguns danos na frente do seu carro mas deu muita luta a Harvick. Foi um momento interessante na corrida com ambos os pilotos a fazerem múltiplas manobras de ataque e defesa. Na volta 403, Harvick conseguiu finalmente levar a melhor.
Um pouco mais atrás, Chris Buescher (#34) estava num incrível 4º lugar e tinha aqui uma grande hipótese de ganhar muitos pontos ao 31º classificado no campeonato para entrar na Chase.

Clint Bowyer (#15) foi ao muro nas curvas 1 e 2 e fez sair mais uma bandeira amarela na volta 415.
Os líderes pararam nas boxes e Denny Hamlin (sim, leram bem), que já tinha recuperado duas voltas, optou por trocar apenas dois pneus e, do nada, era o novo líder desta corrida, batendo Kevin Harvick e Joey Logano nas boxes. Hamlin tinha uma segunda vida nesta corrida cheia de peripécias.
Logano tinha estragos na frente do seu Ford e a equipa mandou-o de novo às boxes ainda em bandeira amarela, mas a razão principal foi para colocar pneus novos porque tinha uma roda solta. Foi uma decisão que custou um bom resultado ao piloto da Penske. Jimmie Johnson era o 3º classificado e Austin Dillon (#3) subiu ao 4º lugar.

Bandeira verde na volta 423. Apesar de ter dois pneus mais desgastados, Hamlin conseguiu manter-se na frente de Harvick.
Harvick nesta fase não estava para facilitar as coisas e recuperou a liderança com uma ultrapassagem por fora na volta 429.

Na volta 434, a chuva voltou ao circuito e provocou mais uma bandeira amarela, que depois se converteu em bandeira vermelha. Felizmente, o aguaceiro foi fraco e a corrida não demorou muito a ser reatada.

A corrida recomeçou pela última vez na volta 449. Harvick arrancou bem e manteve a liderança na frente de Austin Dillon, que passou Denny Hamlin. Ricky Stenhouse, Jr. (#17), que gosta desta pista, começou a subir na classificação nas últimas voltas e passou Hamlin para o 3º lugar.

Dillon tentou manter-se no mesmo ritmo de Harvick, só que Ricky Stenhouse, Jr. ficou cada vez mais perigoso e passou Dillon por fora a 42 voltas do fim. Esta luta permitiu a Harvick ganhar uma vantagem segura até ao final da corrida.
Dillon perdeu o terceiro lugar para Hamlin, que continuava rápido apesar de ter dois pneus muito desgastados.

Hamlin manteve a pressão a Stenhouse, Jr. até ao fim mas o piloto da formação de Jack Roush não cedeu à pressão do experiente piloto da Joe Gibbs.

Kevin Harvick finalmente regressou aos triunfos no campeonato, e marcou aqui a sua segunda vitória da temporada, numa corrida onde apenas teve que evitar sarilhos. Com esse objetivo concluido, a vitória foi assegurada com uma grande pilotagem. É preciso recordar que Harvick teve que começar do 24º lugar!

Ricky Stenhouse, Jr. conseguiu um grande resultado em Bristol com o 2º lugar, batendo Denny Hamlin, que fez uma excelente recuperação depois de ter perdido duas voltas. Hamlin fechou no lugar mais baixo do pódio.

Austin Dillon fez um excelente 4º lugar, Chris Buescher fez uma corrida fantástica e terminou no 5º lugar, o que lhe permitiu estar com uma maior vantagem sobre o 31º classificado do campeonato.

Carl Edwards terminou em 6º, Jimmie Johnson recuperou de um problema na direção assistida e acabou em 7º. Jamie McMurray (#1), A. J. Allmendinger (#47) e Joey Logano fecharam o Top 10.

Outros resultados: Jeff Gordon pode ter feito a última corrida nos próximos tempos e acabou em 11º.
Chase Elliott não foi além do 16º depois de uma corrida com sobressaltos no final.
Martin Truex, Jr. acabou com um carro muito danificado no 23º lugar, mesmo à frente de Kyle Larson, que está com a sua situação na Chase cada vez mais complicada.
Brad Keselowski ficou classificado em 33º, Matt Kenseth em 37º, Kurt Busch em 38º e o grande azarado do dia, Kyle Busch, foi 39º.

Faltam três corridas para terminar a fase regular. A próxima corrida será na oval do Michigan.

Resultados finais: http://www.jayski.com/stats/2016/pdfs/23bms2016results.pdf

 

Jorge Covas

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