F1 – Liberty Media avança para a compra do Grande Circo

Era uma notícia que se esperava há muito tempo mas que foi apenas confirmada ontem à noite… A F1 vai mudar de mãos e a CVC irá ceder os direitos que detém. O que irá acontecer é que a Delta Topco, nome da empresa de Bernie Ecclestone e da CVC que detêm os direitos comerciais da F1 irá ser adquirida pela Liberty de forma faseada, com a primeira fase a ser feita no imediato e a restante fatia a ser comprada a posteriori num negócio avaliado em 7.6 mil milhões de euros!

A CVC manterá parte das acções (25%) ficando no quadro da empresa, mas o poder executivo estará nas mãos da Liberty Media.

A Liberty Media é um gigante da Tv americana liderada por John Malone quejá controla, através do seu conglomerado com sede no estado do Colorado, outros negócios como a estação de rádio via satélite Sirius XM ou os Atlanta Braves, equipa da MLB (Major League Baseball), a liga profissional norte-americana de basebol. É também dono da Discovery Communications, dos canais televisivos DirecTV Sports e Starz, além de deter participações na Time Warner e na Viacom. (fonte Económico).

Para chefe da FOM foi apontado Chase Carey, vice presidente executivo da 21st Centuy Fox e director da Sky news.

A LIberty Media tem feito uma aposta forte no desporto com a compra da Eurosport tendo comprado também parte da Formula E numa altura complicada do campeonato (fonte Sportmotores).

No meio de tantos números e tantas empresas o que irá acontecer àF1? A curto prazo nada. Bernie mantêm no poder por mais 3 anos, tempo para Chase Carey fazer o “estágio” e aprender as manhas do grande circo. Mas as prespectivas são positivas pois ao contrário da CVC, que apenas queria ver os lucros subirem, a Liberty Media poderá colocar um modelo mais aprazivel para as equipas (que poderão comprar parte da F1 mantendo a Liberty o controlo), além de serem esperadas melhorias significativas na forma como o produto e comercializado esperando-se uma exposição coincidente com o valor da marca F1. Poderá haver uma mudança para melhor no aproveitamento dos meios digitais de comunicação, algo que com Bernie sempre foi mais difícil pois para o octogenário, o melhor meio de comunicação continua a ser o telegrafo… ou os sinais de fumo.

foto:Mark Thompson/Getty Images
foto:Mark Thompson/Getty Images

Na verdade Bernie está de parabéns. Aquilo que era um desporto de “garagistas” passou a ser um negócio global com audiência em todo o mundo. Basta lembrar que a CVC comprou a F1 por mil milhões de euros ( se a memória não me falha) há 10 anos atrás e conseguiu agora quase 8 mil milhões pela venda o que mostra bem a valorização que a F1 sofreu mesmo estando em crise nos últimos 5 anos.

Bernie fez muito pela F1. Graças a ela a marca valorizou-se de forma tremenda e a segurança aumentou de forma exponencial. A F1 é o que é hoje graças a Bernie. É tempo de passar a pasta até porque o homem tem quase 90 anos e tem de ir gozar a reforma. Espera-se que a médio prazo a F1 seja capaz de resolver os problemas maiores…A queda das audiências, a distribuição deficiente do dinheiro pelas equipas e a facilidade de acessos aos conteúdos em todo o mundo. A Liberty entra numa fase em que o termo crise é sucessivamente repetido, as equipas continuam a queixar-se e os fãs se afastam. Poderá ser este o novo balanço que a F1 precisa para atingir a notoriedade que merece e pode ter. Os rumores são positivos e parece que esta mudança é bem vista. O tempo dirá se foi uma mudança para melhor.

A F1 continua apelativa… se não fosse assim não haveria tantos interessados e com tanto dinheiro. É preciso melhorar e afinar certos aspectos e esperemos que com esta nova era isso aconteça.

 

espn f1 twitter

Fábio Mendes

Advertisement

3 pensamentos sobre “F1 – Liberty Media avança para a compra do Grande Circo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.