A Fórmula 1 terminou a temporada europeia e foi até Singapura para fazer a tradicional corrida noturna no circuito citadino difícil e exigente de Marina Bay.
Nico Rosberg (#6) conseguiu garantir a pole position no seu Mercedes-Benz e tinha ao seu lado Daniel Ricciardo (#3), que colocou o seu Red Bull Tag Heuer no 2º posto. Lewis Hamilton (#44) cometeu um erro na sua última tentativa e não foi além do 3º lugar, com Max Verstappen (#33) em 4º, Kimi Räikkönen (#7), no melhor dos Ferrari, em 5º e Carlos Sainz, Jr. (#55) num excelente 6º lugar no seu Toro Rosso Ferrari.
Sebastian Vettel (#5), o vencedor no ano passado em Singapura, sofreu um problema na suspensão e partiu do último lugar, aproveitando para colocar novos componentes na sua unidade de energia.
Na partida, Rosberg manteve-se na frente de Ricciardo. Verstappen fez um mau arranque, Carlos Sainz, Jr. conseguiu evitá-lo mas Nico Hülkenberg (#27), que fez um excelente arranque, tentou passar pelo meio de vários carros e acabou por bater no carro de Sainz, Jr., fazendo um pião mesmo à frente de Verstappen e, consequentemente, bateu no muro na reta da meta, terminando a sua corrida. Mais atrás, Jenson Button (#22) partiu parte da asa dianteira do seu McLaren Honda e furou um pneu do Williams Mercedes de Valtteri Bottas (#77). O Safety Car foi chamado à pista.
A corrida recomeçou na volta 3 e Rosberg tentou destacar-se o mais depressa possível de Ricciardo, que era pressionado por Hamilton. O australiano conseguiu afastar-se do Mercedes-Benz à sua retaguarda e tentava acompanhar o ritmo de Rosberg, que a partir da volta 7 começou a afastar-se. Ricciardo tinha pneus super macios e não conseguiu igualar os tempos de Rosberg que, tal como a maior parte dos pilotos, começou a corrida com ultra macios.
A diferença entre primeiro e segundo era de quase cinco segundos quando Ricciardo parou pela primeira vez na volta 16, juntamente com Hamilton. Ricciardo decidiu manter os super macios, Hamilton passou para macios para fazer um turno mais longo.
Rosberg respondeu uma volta depois e também passou para pneus macios, e quando voltou à pista tinha cinco segundos para Ricciardo e 11 para Hamilton, que estava a ser apanhado por Kimi Räikkönen.
A situação manteve-se estabilizada até à segunda ronda de paragens. Ricciardo entrou na volta 33 para colocar pneus macios. Entretanto, um erro de Hamilton permitiu a Räikkönen ficar em boa posição para atacar no Singapore Sling, e o finlandês colocou o seu Ferrari por dentro e conseguiu deixar o britânico para trás. Ainda houve um toque mas os carros não ficaram danificados.
Rosberg respondeu a Ricciardo e parou na volta 34, colocando pneus macios. Räikkönen entrou na mesma volta e também colocou o mesmo composto de pneus.
Hamilton ficou mais uma volta em pista e atacou bastante, mas os pneus não lhe permitiram fazer uma grande volta e quando o campeão do mundo regressou à pista, manteve o 4º lugar e tinha quatro segundos de atraso para Räikkönen.
Nas voltas seguintes, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Räikkönen para menos de dois segundos, enquanto que Rosberg controlava uma vantagem de 4-5 segundos para Ricciardo.
A Mercedes-Benz passou para o plano B e mandou Hamilton para as boxes na volta 46, colocando pneus super macios. A Ferrari respondeu o mais depressa possível e deu instruções a Räikkönen para entrar nas boxes na volta 47, colocando pneus ultra macios. A volta de Hamilton foi soberba e o britânico conseguiu passar para o 3º lugar por muito pouco, apesar de ter apanhado tráfego na sua volta de saída das boxes.
Com as paragens de Hamilton e Räikkönen, Ricciardo também parou nas boxes na volta 48 porque estava em risco de perder o 2º lugar. O australiano voltou à pista com pneus super macios e ainda no 2º lugar, com dois segundos de vantagem para Hamilton.
A Mercedes-Benz considerou as suas opções para Rosberg, que tinha mais de 20 segundos de vantagem a 10 voltas do fim, mas Ricciardo conseguia ser mais de dois segundos por volta mais rápido. A decisão foi manter Rosberg em pista e esperar que os pneus super macios de Ricciardo cedessem nas últimas voltas.
Ricciardo fez voltas impressionantes e deu tudo por tudo, mas o seu esforço foi insuficiente, mas por muito pouco.
Depois de quase duas horas de grande esforço, Nico Rosberg conquistou a sua primeira vitória em Singapura, e este triunfo volta a colocar o piloto alemão na liderança do campeonato, com oito pontos de vantagem sobre Hamilton.
Daniel Ricciardo deu tudo por tudo nesta corrida mas ficou-se pelo 2º lugar. O australiano não desistiu até cruzar a linha de meta, e falhou a vitória por apenas 0.488 segundos.
Lewis Hamilton sofreu um pouco com a gestão dos travões, tal como Rosberg, e ficou-se pelo 3º lugar, batendo Kimi Räikkönen, que não lhe deu descanso até ao fim da corrida.
Sebastian Vettel foi o piloto do dia e veio do final do pelotão, fez três paragens, deixou os pneus ultra macios para o fim e terminou num belo 5º lugar.
Max Verstappen teve uma corrida com muitas e belas manobras de ultrapassagem mas não foi além do 6º lugar, Fernando Alonso (#14) foi 7º no seu McLaren, Sergio Pérez (#11) fez apenas duas paragens e conseguiu levar o seu Force India Mercedes ao 8º lugar, Daniil Kvyat (#26) foi 9º no Toro Rosso Ferrari e Kevin Magnussen (#20) deu à Renault um ponto no 10º lugar.
A próxima corrida será em Sepang para o Grande Prémio da Malásia.
Jorge Covas