Piloto da M-Sport é Campeão Britânico de ralis.
Elfyn Evans segurou-se este fim-de-semana Campeão Britânico de ralis, depois de uma temporada quase perfeita, onde venceu cinco das sete etapas que compunha o calendário.
O piloto da M-Sport competiu a tempo inteiro neste campeonato que serve como base de formação de jovens pilotos, sendo uma das melhores “escolas” de formação de ralis a nível mundial e também um dos melhores e mais competitivos campeonatos nacionais.
A derradeira prova correu-se na mítica Ilha de Man, onde Evans bateu por escassos 5´s o conceituado Mark Higgins, que esteve na liderança do rally até bem perto do final, havendo inclusive a duas especiais do final do rali um “empate técnico” nos tempos.
Apesar de Higgins não entrar para as contas do campeonato, era sempre importante carimbar o final do campeonato com mais uma vitória e essa acabaria por se confirmar, sobe pressão é certo, mas são assim que elas tem um melhor sabor.
Para o campeonato Evans bateu categoricamente o segundo classificado na tabela, Tom Cave, que cedeu mais de um minuto para o agora campeão britânico Elfyn Evans.
Evans que foi arredado da equipa principal da M-Sport para disputar o mundial de ralis na presente temporada, tem igualmente evoluído no WRC2 onde foi “colocado” este ano, numa jogada de Malcom Wilson para mostrar a competitividade do novo Ford Fiesta R5 Evo, que ironicamente tem sido o causador de uma temporada intermitente do jovem piloto. Apesar de liderar a competição, teve já alguns contratempos que o fizeram perder alguns pontos preciosos na luta pelo título do WRC2.
Evans fará a sua última prova na próxima semana no Rally da Corsega, onde terá a sua derradeira oportunidade para marcar pontos para o campeonato, enquanto a concorrência ainda terá mais duas provas para o fazer, por isso este evento será um “ tudo ou nada” para o piloto da M-Sport, que terá obrigatoriamente de vencer e esperar que os seus adversários tenham alguns azares nas provas seguintes.
Lembramos que Teemu Suninen é 2ª na geral a apenas dois pontos de Evans, enquanto Lappi é 3º a treze pontos mas ambos podem ainda pontuar em duas provas.
As contas fazem-se no fim é certo, mas o ceptro de campeão do WRC2 está mais difícil com esta matemática toda, mas o título de campeão britânico já não escapa, ele que sonha voltar ao WRC na temporada de 2017 na equipa oficial da M-Sport, conduzindo os novos Ford Fiesta RS WRC, os carros da nova geração que vão animar a próxima temporada.
Se formos analisar o que se tem visto dos actuais pilotos da equipa, podemos concluir que Evans poderá ser uma opção válida para revitalizar a equipa, ou mesmo provar que nunca de lá deveria ter saído (como defendemos desde início).
Depois de vencer o WRC Academy em 2012, junta assim ao seu curriculum o título de campeão britânico de ralis de 2016 e ainda sonha em vencer o WRC2, isto no ano que foi preterido no seio da M-Sport para disputar o WRC.
De renegado a campeão… veremos que futuro estará traçado para este jovem talento que não pode ser desperdiçado!
Carlos Mota