WTCC – Corrida da China: Antevisão

O WTCC caminha para a recta final a passos largos e a 10ª ronda do mundial de turismos tem como palco a China.

O circuito Internacional de Shangai, concluído em 2004 para receber a F1, tem alargado os seus “préstimos” a outras competições tais como o WEC e o MotoGP entre outras. É um circuito caracterizado por longas rectas e curvas em apoio. O traçado usado pelo WTCC será mais curto em relação ao que é usado na F1, pelo limite bem mais baixo de km percorridos por prova (60km no WTCC). Ainda assim, os carros passam pela longa recta que é um dos pontos mais conhecidos do circuito. O WTCC visita a China desde 2011 e quem tem dominado os 4.603Km tem sido, como seria de esperar, a Citroen com Lopez a ter a volta recorde em qualificação ( :48:782) e o homem da casa Ma Qing Hua, com a melhor volta em corrida (1:50:833).

 

Pontos de interesse:

A grande novidade do fim de semana é o anúncio da saída de  Muller do WTCC. O tetra campeão do mundo de turismos fartou-se e vai colocar um ponto final na sua passagem pelo WTCC. Desde a entrada de Pechito Lopez que o protagonismo de Muller tem decrescido e este ano atingiu níveis pouco habituais no campeão francês. É assim o final de uma carreira recheada de vitórias mas que acaba de uma forma um pouco inglória. O que está reservado para o futuro de Muller? O francês não foi claro mas referiu que quer ter mais tempo para a família e para desenvolver a sua equipa de competição. É mais um grande nome que sai do WTCC e há quem diga que os sinais de alarme são cada vez maiores. Lopez não hesitou em mudar para a Formula E que ainda não é um dos campeonatos mais apetecíveis e Muller fartou-se  e não encontra mais motivação para continuar. São 2 nomes grandes que saem de uma vez a par do abandono da Citroen. O futuro do mundial de turismo depende do investimentos e vontade da Honda e Volvo em que a categoria se mantenha, já que a Lada está ainda na corda bamba.

A luta pelo 2º lugar está ao rubro com Monteiro a ser o detentor do lugar actualmente mas com Muller na perseguição com os mesmos pontos, seguido de Huff e Michelisz, todos eles ainda com possibilidade de chegar à medalha de prata. Podemos dizer que se não fosse Lopez, estávamos perante um campeonato emocionante e renhido. Monteiro é para já o favorito mas terá um teste difícil pois o traçado da pista chinesa favorece o C-Elysée e a grande recta vai complicar a vida aos homens da Honda. Uma luta que se espera renhida.

Ekblom está de regresso aos comandos do S60. Depois de Dahlgreen e Girolami é a vez do sueco voltar ao WTCC. Dahlgreen vai tentar conquistar o titulo do STCC este fim de semana e assim a Polestar deu o lugar a um piloto que já conhece a máquina e o campeonato.

A Lada tem motivos para sorrir pois para esta ronda terá lastro 0, o que pode significar que os homens de amarelo se intrometam na luta pelos lugares da frente. A Honda com 60 kg e a Citroen com os habituais 80kg são os carros mais pesados com todos os outros a ficarem livres de peso extra para esta ronda.

A Honda afirmou que não irá dar ordens de equipa para a luta pelo 2º lugar. Uma decisão que se louva, pois assim teremos competição a sério.

Nos privados a luta pelo titulo também está quente com Bennani na frente com mais 20 pontos que Chilton. É certo que será um carro da Loeb Racing a vencer o campeonato mas esta luta interna é também um dos pontos de atenção. Coronel fecha o top3 e já afirmou que quer um Citroen para 2017. Uma afirmação curiosa de um piloto que não tem tido vida fácil para encontrar o dinheiro para competir com o Chevrolet, um carro bem mais barato que a máquina francesa.

Horários:

Sexta 23/9
10:00 Shakedown (30 min)

Sábado 24/9
02:00 Treino livre 1 (30 min)
04:00 Treino livre 2 (30 min)
07:30 Qualificação (60 min)

Domingo 25/9
07:35 Corrida 1 (14 voltas)
08:50 Corrida 2 (15 voltas)

 

Traçado da pista

 

Sem Título

Onboard da pista:

No ano passado foi assim:

 

 

 

 

 

Fábio Mendes

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.