MotoGP – Gran Premio Movistar de Aragón

O Motorland Aragón em Espanha recebeu mais uma jornada do MotoGP.

Marc Márquez (#93) sabia que uma vitória poderia ser decisiva na luta pelo título e começou muito bem o fim de semana ao assinar a pole position, tendo a Suzuki de Maverick Viñales (#25) e a Yamaha de Jorge Lorenzo (#99) ao seu lado. Na segunda linha ficaram Andrea Dovizioso (#4), Cal Crutchlow (#35) e Valentino Rossi (#46), apenas em 6º.

Na partida, Márquez não arrancou como gostaria e inicialmente foi passado por Viñales e Lorenzo, mas o piloto da Honda travou tarde para a curva 1 e conseguiu ficar lado a lado com Lorenzo. Ambos quase se tocaram na curva 3, e Viñales aproveitou para os passar de uma assentada. Márquez insistiu e atirou-se para dentro na curva 5, mas saiu largo e voltou ao 3º lugar. Rossi tinha passado
Lorenzo seguiu com Viñales mas Márquez surpreendeu-o com uma bela manobra na curva 15, chegando ao 2º lugar.

Na segunda volta, Márquez colou-se a Viñales e usou a mesma receita que tinha feito a Lorenzo, ma curva 15, e chegou à liderança. Márquez liderava mas não ficou lá por muito tempo. Na terceira volta, na curva 7, o piloto da Honda comete um erro, quase caiu e caiu para o 5º lugar. Isto deixou Viñales de novo na liderança.

Depois de uma boa luta com Andrea Dovizioso, Márquez acabou por se superiorizar e chegou ao 4º lugar. Ao mesmo tempo, Valentino Rossi sabia que não podia deixar Viñales fugir e passou Lorenzo na curva 1 ao fim de seis voltas.
Rossi fez voltas rápidas e colou-se rapidamente a Viñales. Márquez também apanhou Lorenzo e, pela segunda vez nesta corrida, passou-o na curva 15, e depois não deu hipóteses na reta oposta.

Valentino Rossi atacou Viñales e depois fez uma boa ultrapassagem, por dentro, na curva 5, na oitava volta, chegando assim à liderança.
Viñales ficou pressionado para se manter com Rossi e acabou por cometer um erro na curva 1, falhando o ponto de travagem. Márquez nem hesitou e passou para o 2º lugar.

Márquez parecia ter mais opções com um pneu dianteiro duro e a degradação dos pneus de Rossi (médio na frente e duro na traseira) começou a notar-se. Márquez apanhou Rossi e passou o italiano por dentro, mais uma vez na curva 15. Desta vez, Márquez não voltaria a largar o comando da corrida.

002_93-marquez_gp_6174_0-middle

Mais atrás, Lorenzo tinha passado Viñales e descolado da Suzuki, e chegou-se à traseira de Rossi, que tinha perdido o contacto com a Honda na dianteira. Lorenzo passou Rossi por dentro na curva 5, a cinco voltas do final. O italiano não desistiu, conseguiu manter-se com Lorenzo e tentou surpreender o seu colega de equipa na travagem para a curva 12. Rossi travou tarde demais e saiu brevemente da pista. Lorenzo segurou o 2º lugar, Rossi era 3º mas cedia pontos no campeonato.

Pela quarta vez nesta temporada, Marc Márquez venceu em MotoGP e esta vitória caseira pode ter sido determinante na luta pelo campeonato.

Jorge Lorenzo terminou em 2º e Valentino Rossi não foi além do 3º lugar, e no campeonato fica agora com 52 pontos de atraso quando faltam quatro corridas e 100 pontos para entregar. Será necessário um esforço hercúleo por parte de Rossi, e até de Lorenzo, que está com 68 pontos de atraso, para baterem Márquez.

Maverick Viñales fez mais uma boa corrida, com um 4º lugar, tal como Cal Crutchlow, que terminou em 5º, a ser o melhor piloto das equipas privadas, na frente de Dani Pedrosa (#26), em 6º.
Aleix Espargaró (#41) foi 7º, na frente do seu irmão, Pol Espargaró (#44), em 8º, e as duas Aprilia de Álvaro Bautista (#19) e Stefan Bradl (#6) fecharam os 10 primeiros.

Em Moto2, Sam Lowes (#22) (Kalex) foi o vencedor. Miguel Oliveira (#44) (Kalex) sofreu uma queda nos treinos e fraturou a clavícula. O português já foi operado e não participou nesta corrida.
Na classe de Moto3, Jorge Navarro (#9) (Honda) venceu, mas o 2º lugar de Brad Binder (#41) (KTM) deu-lhe o título nesta classe a quatro provas do fim.

A próxima corrida será em Motegi, para o Grande Prémio do Japão.

 

 

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.