O WRC2 tem na ilha francesa um dos capítulos que pode definir o campeão de 2016. Para o piloto da M-Sport Elfyn Evans esta é a última oportunidade de ainda poder sonhar com o ceptro de campeão, pois esgota aqui na Córsega as provas em que pode pontuar, tendo ainda os seus rivais mais duas onde podem ganhar vantagem, sendo que nem Suninen, que é neste momento 2º no campeonato, nem Lappi (3º) participam nesta prova. Evans, que tem apenas dois pontos de vantagem sobre o homem da Skoda, vê-se obrigado a ganhar para ainda poder acreditar que o título pode ser seu. Se algum azar lhe bater à porta, é esperar que tanto Suninen como Lappi não marquem pontos nas duas provas que ainda podem fazer, o que é quase impossível.
O piloto de País de Gales tem portanto de colocar pressão em cima da armada da Skoda e vencer na Córsega.
Para isso terá de destronar a concorrência forte de alguns pilotos da casa como Quentim Gilbert em Citroen Ds3 R5, Julien Maurin em Skoda Fabia R5 ou experiente Jan Kopecky em Skoda Fabia R5, numa espécie de “enviado” pela equipa Checa na tentativa de roubar pontos a Evans na luta pela vitória no rally.
Outra das grandes novidades vai para a estreia do novo Hyundai I20 R5 pilotado por Kevin Abbring, que faz assim a sua primeira aparição com o novo modelo da marca coreana, relançando a equipa na área comercial. A marca pretende mostrar a competitividade da máquina e angariar clientes que possam estar interessados na viatura que respeita as regras de grande parte dos campeonatos nacionais de ralis em todo o mundo. Abre-se aqui mais uma página da história dos modelos R5 cada vez mais na moda e cada vez mais competitivos.
Haverá mais dois modelos I20 R5 em acção, mas ambos não estão inscritos no WRC2. Um será pilotado por Stéphane Sarrazin e o outro pelo italiano Fabio Andolfi.
Lista de inscritos:
#31 | Evans Elfyn | Parry Craig | M-Sport World Rally Team | Ford Fiesta R5 PX16 FJN |
RC2 | WRC 2 | ||||
#32 | Kopecký Jan | Dresler Pavel | Škoda Motorsport | Škoda Fabia R5 | RC2 | WRC 2 | ||||
#33 | Gilbert Quentin | Jamoul Renaud | Quentin Gilbert | Citroën DS3 R5 | RC2 | WRC 2 | ||||
#34 | Loubet Pierre-Louis | Landais Vincent | Pierre-Louis Loubet | Citroën DS3 R5 | RC2 | WRC 2 | ||||
#35 | de Mevius Ghislain | Jalet Johan | Ice Pol Racing Team | Škoda Fabia R5 | RC2 | WRC 2 | ||||
#36 | Bonato Yoann | Boulloud Benjamin | Yoann Bonato | Citroën DS3 R5 | RC2 | WRC 2 | ||||
#38 | Suárez José Antonio | Carrera Cándido | Peugeot Rally Academy | Peugeot 208 T16 DP-613-CH |
RC2 | WRC 2 | ||||
#39 | Giordano Quentin | Roux Thomas | Quentin Giordano | Peugeot 208 T16 | RC2 | WRC 2 | ||||
#40 | Maurin Julien | Ural Olivier | Julien Maurin | Škoda Fabia R5 21 97SE |
RC2 | WRC 2 | ||||
#41 | Ptaszek Hubert | Szczepaniak Maciej | The Ptock | Ford Fiesta R5 D5 PTOCK |
RC2 | WRC 2 | ||||
#42 | Abbring Kevin | Marshall Sebastian | Kevin Abbring | Hyundai i20 R5 ALZ R 55 |
RC2 | WRC 2 |
São as primeiras do WRC2 na Córsega, prova com carácter decisivo para Elfyn Evans, que viu os seus azares a meio da temporada complicarem-lhe a vida e as contas. O título está difícil mas não impossível, mas vencer é crucial. Quem vai estar de fora mas muito atento ao que se vai passando durante os três dias de prova são os dois pilotos da Skoda Suninen e Lappi que têm todo o interesse no desfecho desta prova.
Mais uma luta que promete grande animação e emoção, onde vários cenários poderão estar em cima da mesma. Vermos o que nos trás o rally e quem se fica a rir no final do mesmo.
Carlos Mota