F1 – GP do Japão: Qualificação

Depois da FP3, onde Rosberg foi novamente o mais rápido da sessão, com alguns tempos surpreendentes ( e provavelmente pouco relevantes), chegou a hora da qualificação no circuito de Suzuka. Os Mercedes pareciam imbativeis em ritmo de qualificação mas Ferrari e Red Bull iriam lutar entre si pelos melhores lugares possiveis, de forma a conseguir ficar perto dos flechas de prata e tentar colocar as estratégias da equipa alemã em cheque amanhã.

 

 

Q1

A primeira parte da qualificação mostrava um Rosberg de faca nos dentes a atacar muito, tanto que teve uma ligeira saída de pista, o que mesmo assim não o impediu de ir parar ao topo da tabela de tempos à frente de Hamilton (de forma surpreendente). O britânico não parecia estar à altura para ameaçar o reinado que Rosberg começou a impôr nos treinos livres. A Red Bull não conseguiu melhor com Verstappen a ser mais rápido que Ricciardo. O Toro Rosso de Kvyat aparecia temporariamente no top5, provando que o chassis da equipa italiana poderia trazer dividendos, enquanto Button marcava um tempo pobre, antecipando uma saída precoce da qualificação. Foi então que os Ferrari marcaram os seus tempos, assumindo as primeiras posições logo nas primeiras voltas, usando no entanto os pneus macios, ao contrário dos Mercedes que usaram os médios. Destaque para o tempo de Hulkenberg (P5) e de Grosjean, que mesmo com travões problemáticos conseguiu um tempo muito bom.

De fora ficavam os Manor e os Sauber como seria de esperar aos quais se juntaram Magnussen que fez muito pior que Palmer (12º) e…Button. Como esperado, o tempo do britânico não foi suficiente e as queixas de falta de estabilidade confirmaram-se. Alonso tem um fundo plano melhorado tal como o motor e provavelmente terá sido isso que também ajudou a diferenciar os dois pilotos.

 

 

Q2

A Q2 começava da mesma forma com Rosberg mandão e Hamilton sem argumentos para responder ao rival pelo campeonato. Na luta Ferrari vs Red Bull notava-se que os carros vermelhos estavam ligeiramente na frente, com Kimi a fazer melhor que Ricciardo e Verstappen (mais uma vez melhor que o colega de equipa). Grosjean continuava a conduzir com o coração e estava a fazer uma excelente sessão de qualificação e ambos os Haas pareciam candidatos à Q3 enquanto Vettel voltava a fazer melhor que Kimi e era forte candidato para o 3º lugar na Q3. Os Williams iam contra a corrente e faziam as voltas apenas quando os outros estavam nas boxes fazendo apenas uma tentativa. Não houve mais alterações na tabela de tempo e os Williams não tiveram ritmo para chegar à Q3.
De fora para a Q3 ficavam os Williams (a estratégia estranha não deu em nada), os Toro Rosso (sem capacidade para mais) Alonso e Palmer. Um péssimo resultado para a McLaren a jogar em casa do seu fornecedor de motores. A grande surpresa e o destaque da Q2 foram mesmo os Haas que conseguiram uma surpreendente passagem à Q3.

 

Q3

A última parte da qualificação começou de forma emocionante  com so Red Bull a marcar os primeiros tempos, sendo destronados  rapidamente pelos Ferrari. A grande surpresa foi Hamilton que desta vez fez melhor que Rosberg assumindo a pole provisória. Verstappen queixava-se de problemas na caixa mas tudo fazia prever um final de Q3 à Hitchcock.
Na segunda ronda de voltas Kimi começou por ir para segundo, enquanto Verstappen não conseguiu melhor que o Ferrari. No entanto a cereja no topo do bolo foi a volta de Rosberg que lhe deu mais uma vez a pole position, conseguindo melhorar a marca do seu colega de equipa. Vettel apenas conseguiu o 4º lugar enquanto Ricciardo carimbou o 6º.  Pérez foi o melhor das equipas do meio da tabela, logo seguido de Grosjean que foi a estrela desta qualificação fazendo um excelente 8º tempo. Seguiram-se Hulkenberg e Gutierrez.

 

Importa referir que as duas últimas vitórias no GP do Japão saíram do 2º lugar do grid, como tal a luta de amanhã pela vitória será fascinante.

Uma última nota para o circuito. A sensação de velocidade que se tem ao ver as imagens em Suzuka não se compara com nenhuma outra pista. É de facto uma pérola este traçado.

 

Amanhã café preparado e alarmes para as 7 da manhã para ver um GP que promete muito.

 

 

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.