Uma corrida emocionante e com um final de cortar a respiração. A vitória da Toyota em Fuji foi escrita por senhores de Hollywood e deixou todos na expectativa. O Audi #8 esteve na liderança até a última hora de prova. A vantagem para o Toyota #6 poderia fazer pensar que estava no bolso uma vitória para a Audi mas os homens da marca japonesa jogaram muito bem nas boxes. Enquanto a Audi na última paragem trocou de pneus, a Toyota apenas reabasteceu o seu TS050 Hybrid deixando nas mãos de Kobayashi a tarefa de defender a vantagem ganha sobre a Audi com uma paragem bem mais curta, missão cumprida por parte do piloto que acabou na frente de Duval por apenas 1.43 seg. A fechar o pódio tivemos o Porsche #1.
Mais uma vez a Audi não conseguiu capitalizar uma pole e deixou escapar a vitória. Estávamos habituados a ver estes golpes feitos pela Audi mas este ano as coisas não têm corrido de feição à marca. Ulrich já veio minimizar os boatos da saída da marca do WEC mas estes resultados em nada ajudam à sua causa.
Em LMP2 tivemos uma bandeira portuguesa no pódio. A RGR de Albuquerque conseguiu o 2º lugar logo atrás da G-Drive que venceu na sua categoria, numa luta muito intensa que animou as hostes no Japão. A fechar o pódio tivemos o Alpine #36.
Em GTE-Pro foi um dia em grande para a Ford que dominou por completo o fim de semana vencendo a sua categoria e ocupando as duas primeiras posições, com o Ferrari #51 a completar o top3
Em GTE-Am Lamy sorriu mais uma vez, com o Aston Martin #98 a ficar em primeiro da classe, logo seguido pelo Ferrari #83 de Rui Águas. O Porsche da KCMG fechou o pódio.
Mais uma excelente prestação dos pilotos portugueses conseguindo pódios muito importantes para as suas aspirações.
Classificação final provisória:
O novo encontro fica marcado para daqui por 3 semanas em Shangai
Fábio Mendes