WEC – Adeus Audi Sport

A marca germânica afirma ser um realinhar da sua estratégia desportiva, para nós e para todos os fãs espalhados pelo Mundo, é uma triste notícia. Não era que tivéssemos ainda dúvidas que acontecesse, mas depois de mais de uma década nos campeonatos de Sportscar, é uma tremenda desilusão o fim marcado para este ano.

Os senhores de Ingolstadt anunciaram hoje, através de um press release que vão apostar na Fórmula E, retirando-se do campeonato do Mundo de resistência no final desta época, incluíndo as 24h de Le Mans. Discursando para mais de 300 empregados da Audi, Rupert Stadler presidente da direcção da empresa, afirmou que a finalidade desta tomada de decisão é manter o foco naquilo que faz a marca competitiva nos próximos anos.

A ideia é apostar nos eléctricos, tanto na cooperação entre a marca e a equipa da Fórmula E, ABT Schaeffler Audi Sport, como no fabrico de carros de estrada movidos a energia eléctrica.

Compreendemos bem que na base desta decisão, está o escândalo que envolveu o grupo VAG (Volkswagen) e que ficou conhecido como “Dieselgate”. Para o grupo é importante cortar custos operacionais, já que os espera vários processos e multas milionários, para além de uma mudança radical na imagem, principalmente na Audi que ficou mais conhecida pelos feitos fantásticos desportivos com motores a diesel.

 

É assim justificado o fim de uma era no desporto motorizado. Para além dos adeptos, quem perde são os pilotos, os engenheiros, os mecânicos, os designers e na nossa opinião, a própria construtora. Especialmente temos pena por Filipe Albuquerque, porque gostávamos de ter visto mais do português a bordo dos carros alemães.

Esta decisão não tem efeitos práticos no DTM, onde a marca se manterá na disputa, mas em relação ao mundial de ralicross ainda não foi tomada nenhuma decisão. Lembramos que Mattias Ekström foi campeão do WRX aos comandos de um Audi S1 EKS RX quattro. Para já mantém-se a ajuda à equipa privada EKS.

Pedro Mendes

2 pensamentos sobre “WEC – Adeus Audi Sport

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.