FP1
O recém campeão do mundo, Marc Márquez foi o piloto mais veloz nos primeiros treinos livres. O espanhol, teve uma entrada muito forte, “ofuscando” bem cedo a concorrência, e logo à terceira volta conseguia uma margem de quase quatro décimas sobre o italiano Valentino Rossi.
Ao longo dos treinos ouve algumas mudanças de líder, o que é normal. Uma das grandes surpresas, foi os bons tempos realizados pelo colombiano Hernandez, que chegou a liderar a sessão ( FP1), mas acabou por ficar com o oitavo melhor tempo.
Perto do fim, nos últimos minutos Marc Márquez, voltou a bater a concorrência, acabando estes FP1 com o melhor registo, à frente do espanhol Maverick Vinales e Scott Redding.
O melhor homem da Ducati foi Andrea Iannone com quarto melhor registo. No seio da Yamaha Valentino Rossi ficou com o quinto melhor registo e Jorge Lorenzo com o décimo. O vencedor do GP da Austrália, Cal CRUTCHLOW registou o décimo melhor tempo.
FP2
Emotividade foi palavra de ordem na segunda sessão de treinos livres, onde Jack Miller foi o piloto mais rápido no circuito da Malásia. Destacamos que no top cinco desta FP2 não houve uma única equipa de fábrica.
Com mudanças constantes durante a segunda sessão de treinos, o britânico Jack Miller levou a melhor sobre os seus adversários. Cal Crutchlow melhorou bastante em relação aos FP1, conseguindo o segundo melhor registo, seguido pelo espanhol Barbera.
Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, pelo menos nestes primeiros treinos, têm realizado tempos “simpáticos”. Relativamente aos FP1 foram piores, ficando com décimo terceiro e décimo sexto registo respectivamente.
As Ducati, tem demonstrado que este circuito é para elas. Depois de Ianonne( que não chegou a ir para a pista) ter sido o quarto mais rápido nos FP1, Dovizioso nos FP2 foi o sétimo mais rápido, e mostrando que é preciso contar com a equipa italiana.
Ricardo Veiga