O piloto francês Sebastien Ogier está a caminhar na direção certa para garantir mais uma vitória nesta temporada no Mundial de Ralis, liderando confortavelmente o rally britânico, terminado este segundo dia de competição com 33s de vantagem sobre Ott Tanak.
O piloto estónio ainda “ousou” arriscar para tirar tempo ao piloto da Volkswagen, vencendo várias especiais ao longo do dia de hoje, no total de quatro troços, chegando ainda, a diminuir para 24s a diferença entre os dois primeiros, mas na passagem por Aberhirnant perdeu mais 7s e voltou a deixar Ogier mais confortável na liderança.
Mais atrás vem Neuville. Segue na 3ª posição, tendo de perto o seu colega de equipa Paddon que não o deve “incomodar”. Não achamos que a equipa queira correr riscos de perder algum dos seus pilotos até final, envolvendo-se em lutas que não interessam, por isso mesmo achamos que em condições normais não haverá aqui mexidas, a mais que algum dos pilotos sofra de algum azar mecânico ou um erro que possa por em causa os seus lugares na geral. Ambos estão separados por 12,6s.
A fechar o top5 vem o piloto da casa K. Meeke de quem se esperava mais nesta prova, mas de fato não tem sido um fim-de-semana fácil para o piloto da Citroen, onde nunca conseguiu imprimir um ritmo que lhe permitisse rodar mais acima na tabela classificativa. Perde já 2:29s para Ogier, o que nos parece francamente exagerado para a sua valia e para o que já mostrou esta temporada.
Em 6º na geral, segue mais um dos pilotos Hyundai, Dani Sordo longe já dos lugares de destaque, tem consolidada a sua posição, onde somente algum fator extra o fará alterar. Coisa que neste rally até pode acontecer com muita facilidade, veremos o que irá dar. Ostberg segue em 7º na geral, sempre longe dos mais rápidos. A vida do piloto norueguês dentro da M-Sport, e mesmo do WRC, não nos parece fácil, os resultados são sempre modestos e o andamento longe do desejado.
Latvala é 8º, estando atrasado desde o dia de ontem, depois de uma quebra do diferencial traseiro que o fez perder muito tempo ao longo dos troços da tarde. Recuperou ainda alguma coisa, mas já não irá a tempo de muito melhor, estando a 7s de Ostberg. Pode ser ainda este um objetivo para o dia de amanhã, subir mais um lugar na geral.
Lefebvre no segundo Citroen é para já o 9º na geral e o segundo melhor entre os pilotos da marca francesa, depois do abandono de Breen que teve hoje uma forte saída de estrada, ainda que sem consequências físicas para piloto e navegador, somente danos a contabilizar no Ds3 WRC que ficou um pouco mal tratado.
A fechar o top 10 temos Eric Camilli, que ascende assim aos lugares pontuáveis, depois de ter terminado o dia de ontem atras dos mais rápidos do WRC2. No WRC2 continua o domínio da marca Skoda com os quatro primeiros pilotos a serem equipados pelo Fabia R5 da marca checa.
Lappi é para já o mais rápido tendo quase um minuto de vantagem sobre Suninen, que se mantiver esta mesma posição, deixa já de fora Elfyn Evans da luta pelo titulo somando pontos suficientes para o ultrapassar na classificação geral. Tidemand é o 3º na categoria, a 1:07 minutos da liderança enquanto Kopecky é o 4º, cedendo já 2:13m ao líder.
Marius Aasen em Ford Fiesta R5 fecha o top 5, sendo o melhor piloto que mão tripula um Skoda Fabia R5, perde já 4:15m para Lappi.
Classificação WRC:
1. | 1 | Ogier Sébastien – Ingrassia Julien Volkswagen Polo R WRC |
M RC1 |
2:43:25.3 | 102.1 | |
2. | 12 | Tänak Ott – Mõlder Raigo Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
2:43:59.1 | +33.8 +33.8 |
101.8 0.12 |
3. | 3 | Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas Hyundai NG i20 WRC |
M RC1 |
2:44:59.8 | +1:34.5 +1:00.7 |
101.1 0.34 |
4. | 20 | Paddon Hayden – Kennard John Hyundai NG i20 WRC |
M RC1 |
2:45:12.4 | +1:47.1 +12.6 |
101.0 0.39 |
5. | 7 | Meeke Kris – Nagle Paul Citroën DS3 WRC |
RC1 | 2:45:54.8 | +2:29.5 +42.4 |
100.6 0.54 |
6. | 4 | Sordo Dani – Martí Marc Hyundai NG i20 WRC |
M RC1 |
2:47:01.3 | +3:36.0 +1:06.5 |
99.9 0.78 |
7. | 5 | Østberg Mads – Fløene Ola Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
2:47:40.3 0:10 |
+4:15.0 +39.0 |
99.6 0.92 |
8. | 2 | Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka Volkswagen Polo R WRC |
M RC1 |
2:47:47.5 | +4:22.2 +7.2 |
99.5 0.94 |
9. | 14 | Lefebvre S. – De Turckheim G. Citroën DS3 WRC |
RC1 | 2:50:18.0 0:10 |
+6:52.7 +2:30.5 |
98.1 1.48 |
10. | 6 | Camilli Eric – Veillas Benjamin Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
2:51:00.9 | +7:35.6 +42.9 |
97.6 1.64 |
Classificação WRC2:
1. | 33 | Lappi Esapekka – Ferm Janne Škoda Fabia R5 |
RC2 | 2:51:43.3 | 97.2 | |
2. | 32 | Suninen Teemu – Markkula Mikko Škoda Fabia R5 |
RC2 | 2:52:38.9 0:10 |
+55.6 +55.6 |
96.8 0.20 |
3. | 35 | Tidemand Pontus – Andersson Jonas Škoda Fabia R5 |
RC2 | 2:52:51.2 | +1:07.9 +12.3 |
96.5 0.24 |
4. | 36 | Kopecký Jan – Dresler Pavel Škoda Fabia R5 |
RC2 | 2:53:57.2 | +2:13.9 +1:06.0 |
95.9 0.48 |
5. | 38 | Aasen Marius – Gulbæk Engan V. Ford Fiesta R5 |
RC2 | 2:55:59.0 | +4:15.7 +2:01.8 |
94.8 0.92 |
O dia fecha assim, com as lideranças aparentemente cimentas nas duas principais categorias a competir no WRC, mas no Rally de Pais de Gales e com o tempo chuvoso e os troços muito escorregadios o mínimo deslize e distração pode ditar um erro que pode ser fatal.
Faltam correr então cinco troços, no total de 52km que decidirão os vencedores e os vencidos de uma das provas mais espetaculares do calendário do WRC.
Voltamos amanhã com as últimas do Wales Rally GB e com todos os destaques do dia e as análises finais.
Até lá..if in doubt flat out!
Carlos Mota