MotoGP – Shell Malaysia Motorcycle Grand Prix: Resumo da prova

A penúltima prova do mundial de MotoGP teve lugar no circuito de Sepang, na Malásia.

A chuva apareceu na qualificação e foi Andrea Dovizioso (#4) que impôs o ritmo na sua Ducati, assinando a pole position pela segunda vez nesta temporada. O italiano ficou na frente de Valentino Rossi (#46), que colocou a sua Yamaha no 2º posto, e Jorge Lorenzo (#99) completou a primeira linha. Marc Márquez (#93), o campeão do mundo, ficou na quarta posição, seguido por Cal Crutchlow (#35), que sofreu uma queda na qualificação, e Andrea Iannone (#29) regressou da sua lesão com o sexto melhor tempo na qualificação.

Mais chuva caiu antes da partida, pelo que esta foi atrasada em alguns minutos até que a chuva abrandasse de intensidade, o que acabou por acontecer.

Na partida, Lorenzo fez o melhor arranque e saltou de imediato para a liderança. Márquez veio de 4º para 2º e, em sentido inverso, Dovizioso e Rossi caiam duas posições cada.
A primeira volta foi de loucos, com Márquez a mostrar-se e a passar Lorenzo por fora na curva 5, e ainda conseguiu trazer consigo Dovizioso, que aplicou a mesma manobra. O italiano surpreendeu Márquez na travagem para a curva 7, por dentro, e voltou a assumir a liderança.
Rossi tinha caído para o 4º lugar mas depois fez uma bela manobra na travagem para a curva 9 e passou Lorenzo e Márquez de uma assentada para subir ao 2º lugar, e entre as curvas 13 e 14, Rossi entrou pelo interior de Dovizioso e chegou à liderança, que durou apenas alguns segundos quando a potência da Ducati recolocou Dovizioso na frente. Rossi não desistiu e conseguiu travar mais tarde para a última curva para voltar de novo à liderança da corrida. Do nada, Andrea Iannone aparecia no 3º lugar e chegou ao 2º posto no final de uma primeira volta alucinante!

Iannone colocava agora pressão sobre Rossi e na segunda volta executou uma boa manobra no interior da curva 12 para assumir a liderança.

A corrida estabilizou um pouco com Iannone na frente de Rossi. Dovizioso era 3º, Márquez 4º, Lorenzo era 5º e Cal Crutchlow era 6º e rodava mais rápido do que os líderes.

Rossi não largou Iannone e voltou ao ataque na volta 5, tentando uma ultrapassagem na travagem para a curva 4, e tinha tudo para ter sucesso, mas Iannone ripostou e fez uma espécie de tesoura para manter a posição.
Algumas curvas mais à frente, na curva 9, Rossi voltou a aplicar o mesmo antídoto, por dentro, mas Iannone conseguiu ter boa tração na saída e passou Rossi por fora na curva 10. Mais atrás, Crutchlow, que já tinha passado por Lorenzo, relegava Márquez para o 5º lugar.

A luta entre Iannone e Rossi estava ao rubro. O “Doutor” tentou mais uma vez uma ultrapassagem no início da volta 6, a caminho da curva 1, e desta vez teve sucesso. Iannone não se ficou e acabou por devolver a ultrapassagem na travagem para a curva 15, isto apesar da sua mota estar um pouco instável em travagem.

Quatro voltas depois, Rossi voltou a levar a melhor sobre Iannone na travagem para a curva 9. Uma volta depois, Iannone usou a potência da Ducati para atacar na curva 1, mas saiu um pouco largo e Rossi respondeu imediatamente na curva 2 para voltar à liderança da corrida.
Nessa mesma volta, Crutchlow caiu na curva 2, Iannone distraiu-se e cedeu a posição a Dovizioso e Márquez, que estava a tentar colar-se às Ducati, sofreu um “lowside” na curva 11 e caiu para a gravilha. O espanhol retomou rapidamente a corrida mas acabaria por terminar esta prova na 11ª posição.
Uma volta depois, foi a vez de Iannone também sofrer um lowside, mas na travagem para a curva 9, e o italiano acabou uma boa corrida na gravilha.

Estes acontecimentos deixaram Rossi na frente de Dovizioso, que não quis perder uma oportunidade de chegar à vitória, e essa oportunidade chegou a cinco voltas do fim, quando Rossi travou demasiado tarde para a curva 1 e deixou um enorme espaço aberto no interior da curva para Dovizioso, que imediatamente assumiu uma liderança que não voltaria a largar.
Até ao final, Rossi tentou o seu melhor mas Dovizioso foi capaz de rodar voltas mais rápidas e o piloto da Ducati abriu uma vantagem confortável para o piloto da Yamaha.

Andrea Dovizioso venceu o Grande Prémio da Malásia e tornou-se no nono vencedor diferente nesta temporada a vencer uma corrida. Só faltava mesmo ele vencer uma corrida este ano, e “Dovi” assinou também a sua primeira vitória em MotoGP com a Ducati e a segunda vitória da carreira na classe maior. A sua única vitória tinha sido no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2009 em Donington Park, na altura ainda aos comandos de uma Honda.

Valentino Rossi terminou no 2º lugar e está a caminho de fechar esta temporada no 2º lugar do campeonato, enquanto que Jorge Lorenzo terminou na terceira posição, e desta vez andou muito melhor na chiva do que em corridas anteriores.

Héctor Barberá (#8) veio do 12º para um excelente 4º lugar, com o seu colega de equipa Loris Baz (#76) a acabar no 5º posto. Foi uma boa corrida para a Avintia Racing.
Maverick Viñales (#25) foi 6º, Álvaro Bautista (#19) foi 7º, Jack Miller (#43) terminou em 8º, Pol Espargaró (#44) foi 9º e Danilo Petrucci (#9) fechou os dez primeiros.

Na classe de Moto2, Johann Zarco (#5) (Kalex) fez história e venceu não só a corrida como também assinou pelo segundo ano consecutivo o título de campeão na classe de Moto2. Zarco não irá defender o título no próximo ano porque vai passar para a classe de MotoGP.
Em Moto3, Francesco Bagnaia (#21) (Mahindra) foi o vencedor.

A próxima corrida será no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, e também será a última corrida da temporada de 2016.

 

14915362_1058892327564501_5481960390103655022_n

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.