WRC – Oficial: Volkswagen fora do Mundial de Ralis!

 

Ontem a “bomba”, hoje a confirmação!

É oficial! A Volkswagen sairá do mundial de ralis a partir da próxima temporada, portanto o Rally da Austrália será a última aparição daquela que tem sido a grande dominadora dos últimos quatro anos.

A Volkswagen, desde a sua entrada em cena no WRC, “varreu” toda a concorrência de uma forma avassaladora, vencendo 42 dos 51 ralis em participou, quatro títulos de Ogier mais quatro de construtores. Números que demonstram bem a superioridade evidenciada ao longo da sua permanência no WRC.

Quanto ao futuro, a Volkswagen Motorsport abandona o projecto WRC, centrando-se e concentrando todos os focos para o desenvolvimento do Golf GTI TCR para clientes privados, o Beetle GRC no ralicross e a grande novidade será o Volkswagen Polo R5, que terá como fim fornecer a clientes privados, que nascerá em 2017 e irá começar a ser comercializado em 2018, entrando assim também neste mercado que tem sido tão aliciante para as equipas que tem os seus projectos no WRC, tendo assim uma boa base financeira para gerir os seus projetos motorizados.

Em comunicado escrito pela equipa, a Volkswagen Motorosport garantiu ainda a continuidade dos seus 200 empregados que tinham desta forma os seus empregos em risco, mas foi garantido que todos eles continuaram ligados á marca nas três vertentes que tem os projectos em desenvolvimento.

14606307_659338274237519_1896053457151964037_n

“A marca Volkswagen está a sofrer enormes desafios. Com a expansão prevista na electrificação dos nossos modelos de produção em série devemos focar todos os nossos esforços nas tecnologias do futuro. Excedemos em muito os objetivos definidos para o WRC, e agora estamos a realinhar a Volkswagen Motorsport e colocar nas nossas prioridades a tecnologia do futuro. “Ao mesmo tempo, a Volkswagen irá focar-se nos carros-cliente. Tal como o Golf GTI TCR nos circuitos e o Beetle GRC no ralicross, também queremos oferecer um produto de topo aos pilotos de rali e é por isso que iremos desenvolver em 2017 um modelo baseado na nova geração do Polo de acordo com o regulamento R5”.

Esta saída da marca alemã, parece em tudo ter a ver com os casos de emissões de gases, pois e como afirmou o diretor da Volkswagen Motorsport, o futuro será pensado para servir os seus clientes, “abrindo” um pouco mais as suas portas, “A partir daqui, o foco estará nas tecnologias do desporto motorizado e nos nossos clientes, onde nos posicionaremos de uma forma mais aberta e atrativa.”

Quanto aos seus pilotos, Ogier, Latvala e Mikkelsen muito se vai especular a partir de hoje, pois são três “desempregados” de luxo, apetecíveis a qualquer equipa, recordando que a M-Sport ainda não confirmou os seus pilotos para 2017, bem como a entrada da Toyota em cena pode fazer mexer e muito os próximos tempos do WRC.

 

 

Carlos Mota

2 pensamentos sobre “WRC – Oficial: Volkswagen fora do Mundial de Ralis!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.