A marca de Stuttgart considera os planos para o novo ano como “a maior iniciativa estratégica de motores da história da Mercedes-Benz”. E têm razão! Depois de apresentarem o novo motor de 4 cilindros diesel este ano, os alemães lançam 4 novos motores que representarão os seus trunfos em relação à concorrência: os 6 cilindros em linha, tanto para diesel como para gasolina, o 4 cilindros a gasolina e o V8 biturbo.
Os V6 modernos têm decepcionado os “geeks” dos motores, já que normalmente sem turbos ou sobrealimentados (supercharged) tendem a perder potência em baixas rotações. Com o novo V8 da Mercedes, tal não acontece, aliás nem em qualquer dos outros 3 motores que vão equipar os carros da marca. Isso vai dever-se ao sistema ISG (Integrated Starter-Alternator). O ISG vai ser responsável por iniciar o motor quando este fica em modo Start-and-Stop, vai produzir 15Kw de potência para iniciar a marcha do veículo e vai actuar como alternador e produzir 12V, para além de recuperar energia durante a travagem (vai ser quase um F1!).
Para além do ISG, o motor M256 (o 6 cilindros em linha a gasolina) terá um novo e inteligente turbo. O sistema eZV (electric auxiliary compressor) fará com que o motor não tenha lag. Traduzido para português, o novo motor 6 cilindros de 3 litros, vai oferecer a mesma performance que um motor de 8 cilindros, mas sendo mais eficiente, para além de nos oferecer mais de 408CV de potência. Este motor equipará os novos modelos Classe S da Mercedes.

Por sua vez, o V8 vai ser um dos mais económicos do mundo, assim apregoa a Mercedes. O 4 litros dos germânicos vai produzir 476CV e vai consumir menos 10% de combustível que o seu antecessor, que “apenas” produz 455CV. Como? É simples, bem nem tanto, já que deve ter dado uma trabalheira aos senhores alemães a construção destes novos motores. Vamos tentar explicar: em rotações baixas o motor pára 4 dos seus 8 cilindros em V e melhora a eficiência dos restantes 4 cilindros, poupando combustível. Tudo isto operado pelo sistema CAMTRONIC, que regula o tempo de cada válvula do motor. Os senhores parecem ter pensado em tudo!
Este trabalho deve-se ao Mercedes-Benz Technology Centre (MTC), localizado em Sindelfingen, que para além de nos trazer o V8 e o 6 cilindros a gasolina, ainda construiu os novos 4 cilindros a diesel e a gasolina. Basicamente os 4 cilindros têm tecnologias idênticas ao outros dois novos motores, com a particularidade de serem um 2 litros com um turbo que mistura os gases do sistema de exaustão (twin-scroll turbocharger), que resulta num alto binário em rotações baixas, tornando o motor bastante eficiente.

Basta-nos esperar por 2017 e pelos novos Classe S… e dinheiro para os comprar! A Mercedes-Benz tenta trazer ao grande público, aquilo que apenas estava disponível aos pilotos de competição da marca, abrindo a montra da sua mais recente tecnologia. Os sistemas de recuperação de energia vão fazer parte da nossa vida a curto prazo.
Pedro Mendes